• Xen 4.3 com Suporte para Servidor ARM

    O projeto Xen recentemente fez seu primeiro lançamento como um projeto colaborativo junto a Linux Foundation. O Xen 4.3 inclui um preview de tecnologia para o suporte de hardware de servidor ARM, melhorias no desempenho no código fonte do hypervisor, além de atualizações de segurança para sua coleção de ferramentas, incluindo outro preview de tecnologia, desta vez para a integração com Open vSwitch, uma ferramenta de troca de redes movido a software. Os desenvolvedores do Xen disseram que estão trabalhando junto ao projeto uptream QEMU para tornar mais fácil para as distribuições Linus empacotarem o Xen e disponibilizarem em seus repositórios. Por sinal, essa colaboração também habilita o suporte para o pass-through via PCI entre ambas as aplicações.


    Trabalhando junto de sua comunidade de contribuidores, os desenvolvedores do Xen validaram seu porte para ARM nas plataformas ARMv7 e ARMv8. Para mover o suporte a servidores ARM do estágio de technology preview para o production-ready, o projeto está trabalhando em conjunto com o Linaro Enterprise Working Group e vários fabricantes de hardware, incluindo a Calxeda. Dentre os recursos avançados de segurança no Xen 4.3 destacamos a inclusão de melhorias para a solução de virtualização do vTPM (virtual Trusted Platform Module) que permite os sistemas operacionais convidados a ter acesso a sua própria emulação de software TPM e permite que o mesmo acesse apenas as chaves que são compartilhadas pelo domínio de gerenciamento do sistema vTPM. O framework de segurança XSM e o modelo de segurança FLASK foram estendidos no Xen para abranger APIs sem privilégios assim como as que possuem os mesmos.

    O código fonte do Xen 4.3 está sob a licença GPLv2. Para maiores informações sobre as novas funcionalidades nessa versão, veja a Feature List do Xen 4.3 no respectivo wiki do projeto.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Xen 4.3 releases today with ARM server support (em Inglês)