• Hardware Hacks: Fogo, Alarmes, Placas Touchscreen e NFC rings

    O Hardware Hacks é uma seção do Heise Online que coleta histórias sobre o enorme leque de usos do código aberto nesta que é uma área em larga expansão: open hardware. Aqu você encontra projetos interessantes, a re-orientação de dispositivos, além da criação de uma nova geração de sistemas profundamente abertos. Nesta edição: um NFC Ring programável, uma placa de desenvolvimento para touchscreen, um projeto Pi para a criação de um alarme, e um Pi com poder de fogo real.


    Wireless Rings: A equipe de desenvolvimento do Heise Online testou um protótipo do NFC Ring e pode relatar que a ideia possui um monte de potencial. Com dois chips NFC, um fica sendo o "privado" (ou interno), o outro "público" (ou externo). Vale ressaltar que o ring reprogramável é configurado via aplicação Android. Esse é um projeto divertido que deverá iniciar seu Kickstarter no dia 20 de Julho deste ano de 2013.

    Touch touchy: Quer desenvolver aplicações para seu próprio sistema baseado em toques (touchscreen)? A LinuxGizmos.com informa que o Witech Embedded OK210-A custa US$ 199 e vem com um processador Samsung S5PV210 de 1GHz, 512MB de RAM, 1GB de Flash, dois slots de expansão, Ethernet, HDMI, cinco portas USB e uma faixa para comunicação wireless. Projetado para terminais multimídia, IVI e outros eletrônicos de consumo, o OK210-A baseado em Linux ou Android poderia ajudar a reduzir o tempode desenvolvimento para alguns projetos.

    Alarme: Deseja construir um sistema de alarme residencial configurável? Então o projeto PrivateEyePi pode ser o que você procura. Tudo o que você precisa é de conhecimento de eletrônica de baixa voltagem, um Pi básico e certa experiência com Linux para poder construir o sistema, que se conecta aos contato das portas e sensores de movimento para o Pi, e lhe dê a habilidade de controlar o sistema através de um telefone móvel ou computador remoto... ou apenas receber atualizações do sistema de alarme via e-mail.

    Pi ao Natural: Talvez você deseje voltar a natureza com seu Raspberry Pi. Recentemente a AdaFruit mostrou como utilizar um BioLiteStove, sendo possível alimentar um Pi e tela utilizando apenas fogo. Esta é penas uma das vantagens de placas como o Raspberry Pi.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Hardware Hacks: Fire, alarms, touchable boards and NFC rings (em Inglês)