• Substituto Livre do Android: FSF na Arrecadação de Fundos para o Projeto Replicant

    O projeto Replicant, criado pela Free Software Foundation (FSF) está trabalhando em uma versão do Android que seja realmente livre, contendo apenas software livre e de código aberto em sua estrutura. Assim sendo, mesmo que a maior parte do sistema operacional móvel do Google fosse de código aberto (o que não é), em cada smartphone Android você ainda sim encontraria software proprietário para permitir o funcionamento de diversos drivers de hardware, firmware para componentes de hardware, aplicações, e assim por diante. No Replicant esses componentes são substituídos por software livre. Os desenvolvedores destacam que, diferente do Android, o Replicant não irá rastrear as atividades dos seus usuários, garantindo assim máxima proteção com relação a sua privacidade.


    A versão corrente do Replicante é a 4.0 rodando em (mais ou menos) 10 diferentes dispositivos, incluindo vários Nexus e alguns smartphones populares como Samsung Galaxy S, S2 e S3, além dos tablets Samsung Galaxy Tab 2 7.0 e 10.1. E como alternativa ao Google Play você encontra o F-Droid, uma app store exclusiva com aplicações para Android que sejam livres.

    Para ampliar a base de hardware suportada, a FSF está financiando uma campanha lançada para o Replicant. A meta é coletar dinheiro suficiente para que os desenvolvedores do Replicant sejam capazes de expandir a portabilidade do projeto para outros smartphones e tablets disponíveis no mercado. O projeto também precisa com urgência de pessoal.

    O próprio Richard Stallman, pioneiro da FSF, reiterou por anos a fio de que o Android não é software livre, mas somente agora a Fundação pode tomar alguma iniciativa direta para tentar corrigir esse problema.


    Fonte:

    - Heise: FSF startet Spendenkampagne für freie Android-Version Replicant (em Alemão)