• SERPRO: Lançará Sistema de Computação em Nuvem do Governo Federal

    De acordo com informações precisas do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a partir de 1º de setembro será lançada a primeira computação em nuvem (cloud computing) do governo federal. O ambiente abrigará, a priori, sistemas para o Programa Cidades Digitais. A tecnologia vai oferecer soluções de educação, atendimento médico hospitalar, gerenciamento e comunicações para cerca de 200 municípios brasileiros.


    O anúncio foi feito pelo diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, durante o Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi). De acordo com informações do Serpro, a computação em nuvem é uma solução na qual recursos de tecnologia da informação, comohardware, software, rede e armazenamento de dados, são fornecidos aos usuários à medida de acordo com a demanda a ser atendida. A tecnologia substitui, por exemplo, os servidores físicos por máquinas virtuais e diminui o tempo de implementação das soluções. Vale ressaltar que anteriormente, havia a necessidade de não menos do que oito dias para entrega dos servidores; com o serviço de computação em nuvem, esse tempo será de apenas cinco minutos.


    Estabilidade do Sistema de Nuvem e Auditoria de Software

    Ainda de acordo com Mazoni, o pacote de serviços inclui sistemas de ouvidoria, gerenciamento de saúde básica com integração ao cartão único de saúde, educação, sistema de gerenciamento escolar e suíte de comunicação. Para o presidente do Serpro, a nuvem brasileira está em um período de estabilidade e plenamente preparada para um acesso três vezes maior do que o previsto. Mazoni disse ainda que o governo brasileiro precisa trabalhar com tipos de software que sejam auditáveis, mas que acima de tudo não tenham compromisso com outros países.


    Brasil, Estados Unidos e Espionagem

    Há uma grande necessidade e interesse em reforçar a soberania nacional. Assim, a nuvem aumentará a segurança com os códigos, que serão abertos e auditáveis, e com isso será possível administrar a solução. Mazoni também falou sobre a informação de que o Brasil teria sido espionado pelos Estados Unidos e a notícia recente de que o Google, empresa multinacional de serviços online e software dos Estados Unidos, reconheceu que é impossível dar garantias de segurança à privacidade dos usuários.


    Tecnologia Avançada e Adequação ao Novo Modelo Computacional

    Mazoni ainda reforçou que há um alívio em referência a tese de existir uma certa paranóia. A declaração da Google é mais apenas o termo de aceite do Gmail, que é o seu serviço de correio eletrônico. Além disso, está escrito que os dados não são confidenciais, e são passíveis de serem repassados ao governo norte-americano. E todos esses fatores só vem reforçar a tese na nuvem.

    Entre os desafios a serem enfrentados com o uso da tecnologia, está a necessidade de arquitetos para construção de sistemas no novo modelo. Há também um outro ponto para permitir uma troca de informações entre nuvens diferentes, evitando a sensação de rompimento entre um ambiente e outro. De acordo com o Serpro, durante os três dias do Consegi, o evento registrou mais de 5.200 inscritos e uma circulação diária de 2.500 pessoas em todas suas atividades.


    Saiba Mais:

    [1] Agência Brasil http://agenciabrasil.ebc.com.br/noti...al-em-setembro