• Red Hat: Linguagem de Programação Ceylon 1.0.0

    Quer aprender mais uma linguagem de programação? A Red Hat - a empresa por trás da distribuição Linux empresarial Red Hat Enterprise Linux (RHEL) - acaba de lançar a versão 1.0.0 da Ceylon, uma linguagem de programação criada do zero, considerada moderna e de estruturação modular com modo de tipagem estática voltada para máquinas virtuais Java e JavaScript. Dentre as funcionalidades, destacamos uma ênfase em clareza de leitura de código e uma bias forte na omissão ou eliminação de construções potencialmente perigosas.


    A linguagem de programação Ceylon também foi construída com um sistema de tipo extremamente poderoso, através da combinação de subtipo e polimorfismo paramétrico com variância na declaração local, incluindo união de primeira classe e tipos de intercessão, além do uso de tipos principais para inferência de tipo local e tipagem dependente do fluxo. A versão 1.0.0 da Ceylon também vem embarcada com um tratamento único de função e tipos de tuplas, permitindo abstrações extremamente poderosas. Outra novidade são as construções de primeira-classe para a definição de módulos e dependências entre módulos, uma sintaxe bastante flexível incluindo compreensões e suporte para a expressão de estruturas do tipo árvore, além de vir embarcada com tipos genéricos totalmente reificados, tanto na máquina virtual com JVM quanto com JavaScript, e a presença de um meta-modelo de tipagem segura.

    Para maiores informações sobre a linguagem de programação Ceylon criada pela Red Hat, acesse a lista de funcionalidades e a introdução rápida em seu site oficial.

    Fonte:

    - Slashdot: Red Hat Releases Ceylon Language 1.0.0 (em Inglês)