• Windows 8.1: OneNote com Reconhecimento de Caracteres

    Já tem por volta de quatro meses desde que a aplicação OneNote para Windows recebeu uma atualização significativa. Porém, ontem, a Microsoft adicionou várias novas funcionalidades-chave, sendo a maior delas a capacidade de efetuar um scan nas imagens e procurar por palavras-chave específicas. Essa nova funcionalidade chamada Camera Scan (em tradução livre, Varredura por Câmera) efetua rotações (função rotate) e cortes específicos (função crop) nas fotografias, removendo sombras e melhorando a qualidade visual da imagem onde se faz necessário. Enfim, ele utiliza seu sistema de reconhecimento ótico de caracteres (OCR - Optical Character Recognition) em busca de palavras presentes na imagem, tornando fácil encontrar essas notas de reunião que você tomou no dia anterior.


    OneNote para Windows 8.1. Fonte: Winbeta.

    Adicionalmente falando, a atualização agora já permite que você salve as coisas utilizando a funcionalidade Share Charm. E se você desejar da imagem por completo (e não somente de um item específico presente na foto, como uma receita), você pode usar o Chare Charm em uma aplicação Windows e então selecionar "screenshot" do menu drop-down do app. A título de curiosidade, no modo desktop os screenshots já são uma opção padrão.

    E por último, mas não menos importante, a aplicação possui tanto um modo de tela cheia quanto uma opção chamada "Recent Notes", sendo esta última a que mostra todas as suas notas na ordem em que você as utilizou por último, independente se você as está visualizando via Windows, iOS ou Android. Essa mesma funcionalidade está acompanhada por previews curtos, tornando mais fácil se aproximar do que você precisa.

    Veja alguns videos no YouTube mostrando as funcionalidades do OneNote (abaixo):



    Video 2:



    Video 3:




    Fonte:

    - Engadget: OneNote for Windows 8.1 now uses optical character recognition to search scanned images (em Inglês)