• BANLOAD: Copa do Mundo Favorece Oportunismo do Trojan

    Na semana passada, o pesquisador sênior de ameaças, Fernando Mercês, escreveu uma postagem no blog da Trend Micro, em cuja publicação ele fala sobre sites fraudulentos, os quais os usuários visitam e compram ingressos para a Copa do Mundo, grande evento que está sendo muito aguardado no Brasil. Na sequência desse fato, Mercês descobriu uma outra ameaça que usou a Copa do Mundo como uma grande oportunidade para a prática de engenharia social, que desta vez, envolve um trojan bancário.

    Falando em trojans bancários, essas pragas são bastante populares na região da América Latina. Considerando a ansiedade e a expectativa das pessoas em relação a Copa, essa ameaça parece bastante oportuna. Nesse contexto, os clientes de um site de venda de ingressos on-line receberam um e-mail que, supostamente, oferecia uma oportunidade para participar de um sorteio, e consequentemente, serem contemplados com ingressos. No entanto, o que mais surpreendeu em relação a este e-mail, foi o fato dele conter informações pessoais, como nome completo, data de nascimento, sexo e endereço, os mesmos dados que os destinatários inseriram ao se registrar para a compra dos ingressos:


    O link anexado no e-mail fraudulento leva o usuário a um download de arquivo, referente a um serviço legítimo de compartilhamento de arquivos chamado Pastelink.me. Os cybercriminosos aproveitaram o vazamento do banco de dados do site para espalhar trojans bancários. O arquivo baixado é detectado como TROJ_BANLOAD.SM5, um trojan bancário em formato CPL. Em face do ocorrido, o site responsável pela venda dos ingressos, publicou uma notificação sobre estas mensagens de spam que foram enviadas, como consta na imagem abaixo:




    Importante ressaltar que essa modalidade de golpe (dentre tantas outras), serve de alerta para que os usuários fiquem mais espertos, principalmente nessa época em que todos convergem suas atenções para a Copa do Mundo, e para o fato de que os cybercriminosos fazem de tudo parar tirar vantagem em cima de grandes acontecimentos como este.


    Saiba Mais:

    [1] Trend Micro Blog - Security Intelligence http://blog.trendmicro.com/trendlabs...ifa-world-cup/
    [2] Trend Micro Blog - Security Intelligence http://blog.trendmicro.com/trendlabs...d-cup-tickets/