• Lançamento: Tor Browser 4.0 e Tails 1.2

    O Tor Project acaba de lançar a versão 4.0 de seu popular navegador homônimo que permite aos usuários utilizarem a Internet de forma anônima e privada, além de permitir contornar as tentativas de censura e o monitoramento online implementados por vários países ao redor do mundo.


    Desde o Tor Browser Bundle - agora chamado apenas de Tor Browser - o navegador modificado Mozilla Firefox ESR vem sendo incluído, e agora neste novo lançamento com atualizações de segurança na qual vem incorporado o Firefox 31 ESR. A equipe também desabilitou o SSLv3 nesse lançamento no intuito de proteger seus usuários contra ataques do tipo POODLE.

    Outra importante alteração refere-se a adição de três (03) versões do meek, um transporte do tipo pluggable que utiliza HTTP para o transporte de bytes e o recurso de TLS para obfuscação. De acordo com os desenvolvedores, dois deles- o meek-amazon e o meek-azure - até o momento permitem que os usuários em território Chinês possam contornar o Grande Firewall do país. De acordo com os mesmos "o trasporte meek ainda precisa de regulagem no desempenho antes de [ser capaz de] se igualar aos demais transportes mais convencionais", e eles planejam trabalhar nisso.

    "Esse lançamento também apresenta um atualizador in-browser, e uma estrutura de diretórios bundle completamente reorganizados para tornar essa atualização possível. Isso significa que a simples extração de um Tor browser 4.0 sobre um Tor Browser 3.6.6 não irá funcionar", explicou Mike Perry, Desenvolvedor de Desempenho do Tor e do Tor browser.

    "Por favor, também esteja ciente que a segurança do updater depende do CA específico que emite o certificado HTTPS para www.torproject.org (Digicert), e com isso [o mesmo] precisa ser ativado manualmente através da opção de menu ('?') 'about browser'. Muito em breve, iremos suportar tanto o pinning e a atualização de assinaturas de pacotes do certificado específico para site HTTPS. Até lá nós não recomendamos a utilização do updater caso você deseje uma segurança forte e a verificação manual de assinaturas GPG", acrescentaram os desenvolvedores.

    Tails 1.2

    Também foi lançada uma nova versão do Tails, a versão da distribuição Linux baseada no Debian focalizada em segurança, que tem como intuito preservar a privacidade e o anonimato de seus usuários.

    Saiba Mais:

    - Net-Security: Tor Browser 4.0, Tails 1.2 are out