Ver Feed RSS

Notícias Sobre TI e Linux

Lançada a Versão 1.0 do CAINE Linux

Avalie este Post de Blog
O desenvolvedor Nanni Bassetti anunciou o lançamento da versão 1.0 da distribuição Linux LiveCD, Computer Aided Investigative Environment - CAINE. O CAINE e o NetBookCAINE (NBCAINE) proporcionam um ambiente digital forense completo, organizado para se integrar a ferramentas de software existentes, na forma de módulos de software, e para fornecer uma interface gráfica de usuário (GUI) simples.


O CAINE é baseado no Ubuntu Linux versão 8.04 LTS (a terceira versão do Ubuntu com Long Time Support oferecido pela Canonical), e inclui as versões 3.0.14 do navegador Firefox e 2009.1.1 do NTFS-3G. Além de uma série de novas ferramentas e correções, a versão 1.0 do CAINE inclui uma nova opção de boot em modo texto, um frontend GtkHash para execução do hash de arquivos, e novos recursos de re-roteamento.

O projeto CAINE foi criado por Giancarlo Giustini como sua tese de graduação pelo Departamento de Engenharia da Informação, da Universidade de Modena e Reggio, Itália. Agora, o CAINE é um projeto de forense digital do CRIS (Interdepartment Center for Research on Security), atualmente sendo apoiado pela própria Universidade.

Maiores detalhes sobre o lançamento podem ser encontrados na página principal do projeto. O CAINE e o NBCAINE, versões 1.0, estão disponíveis para download no site do projeto. O CAINE possui uma documentação voltada para usuários interessados em criar um CAINE LiveUSB. O projeto está sob a Licença GNU versão 2.


Saiba Mais:


[1] Heise Online: http://www.h-online.com/security/new...ed-847687.html
[2] Nanni Bassetti: http://www.nannibassetti.com/
[3] Ubuntu 8.04 LTS 3: http://releases.ubuntu.com/hardy/
[4] Projeto NTFS-3G: http://www.ntfs-3g.org/
[5] Projeto GtkHash: http://gtkhash.sourceforge.net/
[6] O Projeto CAINE: http://www.caine-live.net/page4/page4.html
[7] Página principal do CAINE: http://www.caine-live.net/
[8] Download do CAINE: http://www.caine-live.net/page5/page5.html
[9] Documentação para a criação de um CAINE LiveUSB: http://www.caine-live.net/page13/page13.html
[10] Universidade de Modena e Reggio: http://www.ing.unimo.it/index-e.asp
[11] CRIS: http://www.cris.unimore.it/cris/
[12] Versão 2 da GPL: http://www.gnu.org/licenses/gpl-2.0.html


Links Relacionados:

[1] Canonical Libera Download do Ubuntu 9.10
[2] Ubuntu 9.10 Karmic Koala Netbook Remix - Primeiras Impressõeshttp://www.qtl.co.il/img/copy.pnghttp://www.google.com/favicon.icohttp://www.babylon.com/favicon.ico

Atualizado 04-11-2009 em 06:08 por tuxdahora (Legenda da Imagem.)

Categorias
Noticias

Comentários


+ Enviar Comentário