Ver Feed RSS

root@blog:/# chmod o+r *

Benchmarks: Ubuntu, Fedora, OpenSolaris e FreeBSD

Avaliação: 2 votos, 4,50 média.
Pessoal, acabei de ler uma notícia sobre o Benchmark realizado entre o Ubuntu, Fedora, OpenSolaris e FreeBSD. E resolvi ressaltar alguns pontos e fazer alguns comentários.


Ubuntu x OpenSolaris x FreeBSD

Os testes utilizaram a versão instável de 64 bits mais recente de cada um dos sistemas (com exceção do Ubuntu, cuja versão foi a 8.10 final) e se basearam no próprio pacote de benchmarks de código aberto desenvolvido pela equipe do Phoronix (e em rápida evolução), o Phoronix Test Suite.
Resumindo o resultado da primeira bateria de testes:

  1. O artigo declarou o Ubuntu 8.10 como sendo vencedor.
  2. Placar final (dos 18 testes realizados): O Ubuntu venceu em oito testes; O OpenSolaris venceu em sete testes; O FreeBSD venceu em três testes.
  3. O sistema da Sun (OpenSolaris) se destacou em testes que envolviam o desempenho do Java e de sistema de arquivos devido ao poderoso ZFS.

Ubuntu x Fedora
Os testes foram feitos entre o Ubuntu 8.10 e o recente Fedora 10, distribuição comunitária da Red Hat. Foram usadas as versões de 32 e 64 bits de ambos os sistemas, e os testes empregados foram os mesmos do benchmark anterior, com o Phoronix Test Suite.

Agora a parte interessante:

O resultado dessa comparação, no entanto, não foi conclusivo: as distribuições Linux são praticamente iguais com respeito ao desempenho nos testes. A explicação para isso é simples, já que ambas utilizam a versão 2.6.27 do kernel (2.6.27.5, no caso do Fedora), GCC 4.3.2, X Server 1.5 (.2 no Ubuntu e .3 no Fedora) e Gnome 2.24.
Quando começei a ler essa parte do artigo fiquei até apreensivo, não por medo do Ubuntu vencer ou ganhar mas pelo fato de ambos serem Linux e eu não ser a favor da típica discurção de qual distro é melhor.

Fiquei muito satisfeito pelo resultado por provar que, em quesito de desempenho, distro é uma mera escolha pessoal e que, qualquer que seja sua escolha, você terá um sistema estável e de bom desempenho!

Será que vão fazer um teste desse entre o Windows e o Linux?! Seria, no minimo, divertido ver as comparações de desempenho entre o Vista a o Fedora 10 ou o Ubuntu 8.10!!

Acho que vou procurar se existe algo semelhante já realizado....

Atualizado 11-01-2010 em 09:59 por Magnun

Categorias
Linux

Comentários


+ Enviar Comentário