Ver Feed RSS

paulocwb2003

Projeto Apache OpenOffice anuncia o Apache OpenOffice™ 3.4

Avalie este Post de Blog
Muitos aprimoramentos no principal pacote de produtividade de escritório em código aberto multiplataforma, multi-idioma, com mais de 100 milhões de usuários no mundo inteiro; disponível sem custo para download para Windows, Linux e Macintosh.

http://openoffice.org — 8 de Maio 2012 — O Projeto Apache OpenOffice anunciou, hoje, a disponibilidade do Apache OpenOffice 3.4, a primeira versão do OpenOffice sob a governança da Apache Software Foundation.

O Apache OpenOffice é o pacote de produtividade de escritório em código aberto original, projetado para uso profissional e doméstico.

"Com a doação do OpenOffice para a ASF, a fundação e, especialmente, o projeto incubado receberam uma tarefa desafiadora: reenergizar uma comunidade e transformar o OpenOffice de uma base de código com um legado de propriedade intelectual desconhecida em um pacote de software analisado e licenciado pela Licença Apache", disse Jim Jagielski, Presidente da ASF e mentor Apache do projeto OpenOffice. "O lançamento do Apache OpenOffice 3.4 mostra o quão bem-sucedido foi o projeto: atraindo desenvolvedores de mais de 21 filiações corporativas evitando a influência indevida, sentença de morte das verdadeiras comunidades de código aberto; construindo uma base de código sólida e estável, com aperfeiçoamento e melhorias significativas em relação a outras variantes; e, claro, criando uma comunidade de desenvolvedores saudável, vibrante e diversificada."

O Apache OpenOffice é o principal pacote de produtividade de escritório de código aberto, com mais de 100 milhões de usuários no mundo inteiro em 16 idiomas em casas, empresas, governo, pesquisa e em ambientes acadêmicos. O Apache OpenOffice 3.4 está disponível gratuitamente para download. As funcionalidades do OpenOffice 3.4 são:

• processamento de texto, planilhas, gráficos de apresentação, banco de dados, desenho e suporte a aplicações de edição matemática para os ambientes operacionais Windows, Linux (32 bits e 64 bits) e Macintosh
• traduzido para inglês, árabe, checo, alemão, espanhol, francês, galego, húngaro, italiano, japonês, holandês, russo, português do Brasil, chinês simplificado e chinês tradicional
• suporte melhorado ao ODF, incluindo novas opções de criptografia do ODF 1.2 e novas funções de planilha
• melhorias no suporte a tabelas dinâmicas no Calc
• suporte avançado para gráficos vetoriais escaláveis (SVG), incluindo as pontas de linha e transformações de cisalhamento
• melhorias de desempenho e qualidade

A lista completa dos novos recursos, funções e melhorias está disponível nas Notas de Lançamento.

Os usuários do Apache OpenOffice também se beneficiam de um amplo ecossistema de produtos de terceiros, incluindo mais de 2300 modelos e mais de 800 extensões.

Desenvolvimento orientado pela Comunidade, O Modo Apache

Criada pela Star Division na década de 1990 e adquirida pela Sun, a base de código do OpenOffice foi adquirida pela Sun Microsystems em 1999 e, mais tarde, pela Oracle Corporation em 2010, antes de ser submetida à Apache Software Foundation em meados de 2011.

Hoje, o projeto está sendo desenvolvido por um grupo voluntário de desenvolvedores, testadores, tradutores e outros colaboradores trabalhando sob o processo meritocrático da ASF, informalmente conhecido como "O Modo Apache" sendo suportado por centenas de voluntários em Software de Código Aberto ao redor do mundo.

Como um projeto na Incubadora Apache, o Apache OpenOffice é supervisionado por um Comitê de Gestão do Projeto Incubado (Podling Project Management Committee - PPMC) que orienta a sua operação, desenvolvimento comunitário, e lançamentos do produto. O código fonte do Apache OpenOffice bem como downloads, documentação, listas de discussão e recursos relacionados estão disponíveis em http://incubator.apache.org/openofficeorg/

Para o primeiro lançamento oficial Apache do OpenOffice, a equipe de desenvolvedores se adequou, com sucesso, à política definida pelo Comitê de Gestão do Projeto Incubado ao identificar, remover e substituir, com função equivalente, as bibliotecas com licenças incompatíveis com a política de licenciamento da Apache Software Foundation.

Desenvolvimento futuro

Os planos para melhorias futuras ao projeto incluem suporte a mais idiomas, acessibilidade melhorada, melhorias na usabilidade e desempenho, e a adoção de novas funcionalidades e melhorias vindas da contribuição, em breve, do IBM Lotus Symphony.

O Comitê de Gestão do Projeto convida as pessoas a participar. Há diversas áreas onde contribuições são bem-vindas. Confira na página Envolva-se.

"O Apache OpenOffice é o pacote de produtividade para escritório de código aberto líder, com mais de 15 anos de investimento em engenharia. Estamos satisfeitos e entusiasmados ao oferecer o OpenOffice totalmente licenciado sob a licença Apache 2. Esta oferta irá formar a base para o avanço da inovação do OpenOffice aqui na Apache", disse Juergen Schmidt, Gerente de Lançamento do OpenOffice e desenvolvedor veterano do núcleo do produto. "Com a realização deste marco importante, criamos uma comunidade diversa e vibrante, com profundidade e habilidade suficientes para habilmente levar este importante produto ao futuro. Estamos ansiosos para nos graduarmos em breve como um projeto de nível superior na Apache."

Para mais informações

Mais informações sobre o produto Apache OpenOffice podem ser encontradas no nosso portal em www.openoffice.org. Informações sobre o projeto Apache OpenOffice, incluindo informações sobre como ser voluntário no projeto, podem ser encontradas no portal do projeto.

Para receber anúncios oficiais relacionados ao OpenOffice, envie um e-mail para ooo-...@incubator.apache.org. Você também pode nos seguir no Facebook, Twitter, Identi.ca e Google+.

Sobre A Apache Software Foundation (ASF)

As tecnologias Apache são usadas por mais de metade da Internet, petabytes de dados, teraflops de operações, bilhões de objetos, e melhora as vidas de incontáveis usuários e desenvolvedores. Fundada em 1999 para orientar, desenvolver e incubar inovações de código aberto no "Modo Apache", a ASF supervisiona mais de 150 projetos liderados por uma comunidade de voluntários de mais de 400 membros individuais e 3.500 publicadores através de seis continentes. Para mais informações, visite http://www.apache.org/

"Apache", "OpenOffice Apache" e "OpenOffice.org" são marcas registradas da The Apache Software Foundation. Todas as outras marcas e marcas comerciais são propriedade dos seus respectivos proprietários.

Testemunhos

Comunidade

"O OpenOffice.org foi uma revolução em seu tempo como ferramenta de escritório e o seu papel ao lançar o padrão Open Document Format (ODF). Estamos muito animados em ver o sucesso do OpenOffice na Apache, reconhecida por sua forte reputação no desenvolvimento de excelentes projetos. Este marco evidencia que o 'Modo Apache', que respeita a meritocracia das pessoas que contribuem tempo e talento para benefício de seus projetos é o ingrediente chave que faz o Apache OpenOffice ideal para todos. "

— Claudio Filho, membro do Comitê de Gestão do Projeto Apache OpenOffice e da comunidade OpenOffice brasileira

"O Apache OpenOffice 3.4 é uma progressão digna do OpenOffice.org. Muitas melhorias que foram iniciadas no OpenOffice.org foram concluídas e também acrescentamos muitos recursos novos, todos com a alta qualidade com que nossos usuários estão acostumados. Use o Apache OpenOffice 3.4 para suas necessidades de negócio, pessoais ou educacionais, e recompense o trabalho dos voluntários que tornaram isso possível. Os colaboradores de língua alemã continuarão a apoiá-lo e ouvirão as suas perguntas, pedidos e sugestões. Juntos continuaremos a moldar o futuro do OpenOffice na Apache. "

— Regina Henschel, membro do Comitê de Gestão do Projeto e da comunidade OpenOffice de língua alemã.

"O OpenOffice e sua comunidade grande e diversificada agora tem um novo lar na Apache. Mais de 40 voluntários da comunidade italiana ajudaram com traduções e controle de qualidade para se certificar de que o Apache OpenOffice 3.4 está a altura do que os usuários esperam da marca OpenOffice. A nova licença permite que as contribuições para o OpenOffice possam ser livremente reutilizadas em outros projetos, e eu estou contando com a colaboração cruzada de outros projetos no melhor interesse dos usuários. "

— Andrea Pescetti, membro do Comitê de Gestão do Projeto e da comunidade OpenOffice italiana

"O Apache OpenOffice 3.4 é um marco importante para nossa comunidade OpenOffice em Taiwan, porque é o primeiro lançamento do qual nossa comunidade participa verdadeiramente, tanto na sua tradução como no seu desenvolvimento. Eu sinceramente o convido para baixar e experimentar o nosso trabalho. Ele lhe trará a melhor experiência."

— Yang Shih-Ching, membro do Comitê de Gestão do Projeto e da comunidade OpenOffice taiwanesa

Corporativo

"Estes são tempos excitantes! O SourceForge tem sido um parceiro confiável para a comunidade de código aberto por mais de uma década e estamos orgulhosos de estar trabalhando com a Apache Software Foundation. O lançamento do Apache OpenOffice 3.4 alcança um marco significativo para o produto e a comunidade. Nossas equipes estão felizes de estar contribuindo e esperamos que o progresso continue. Parabéns! "

— Jeff Drobick, CEO Geeknet Media

"A IBM tem o prazer de contribuir com o projeto Apache OpenOffice, licenciado sob a Licença Apache v2. Este projeto representa uma oportunidade única de inovar e criar documentos de produtividade de escritório que atendam as necessidades dos negócios sociais. Estamos ansiosos para completar a contribuição do código fonte do Symphony para o Apache OpenOffice em um futuro próximo. "

— Kevin Cavanaugh, vice-presidente de Soluções de Colaboração da IBM

"O PSC Group, LLC incluíu o Lotus Symphony e o OpenOffice nas soluções para nossos clientes por muitos anos. Com a mudança para a Apache Software Foundation, a PSC assinou um Acordo de Colaborador Corporativo e muitos dos nossos consultores decidiram se tornar contribuidores individuais. Nós esperamos contribuir para a próxima versão proposta como Apache OpenOffice 4. "

— John Head, Director, Colaboração Empresarial, PSC Group, LLC

"Estamos trabalhando no projeto OpenOffice Apache, porque nosso objetivo é trazer valor, de forma consistente, para os usuários. O projeto trará aumento da produtividade enquanto trabalhamos na extensão da geração de relatórios e colaboração com documentos dentro do SugarCRM. Quando os usuários são mais produtivos, eles podem se concentrar na tarefa mais importante, que é entregar uma experiência de cliente estelar. "

— Clint Oram, diretor de tecnologia e co-fundador do SugarCRM
Categorias
Noticias