Ver Feed RSS

lemke

Software faz carros "conversarem" entre si e evita acidentes

Avalie este Post de Blog
Um novo sistema de computadores veiculares está sendo testado na Europa e, caso um dia chegue ao mercado, ajudará na prevenção de acidentes. Segundo o site The Inquirer, o sistema australiano Cohda Wireless embute conectividade Wi-Fi nos veículos, que passam a conversar com automóveis próximos, compartilhando informações como localização e velocidade.

Assim, um carro poderia reduzir a velocidade automaticamente e sem intervenção do motorista caso uma colisão parecesse eminente. O sistema ainda poderia identificar outros veículos furando o sinal vermelho e detectar se uma ultrapassagem é segura.

Na primeira versão, explica o site Times Online, o sistema apenas alertará o motorista, mas na versão final deve dar ao veículo autonomia de decisão em determinados casos. A autonomia poderia incluir apertar os cintos e aumentar a pressão nos freios antes de uma colisão, ou até mesmo impedir a visão do acidente através de uma cortina, impedindo o pânico do motorista.

O sistema tem baixo custo, cerca de US$ 100 por veículo, e ainda está sendo experimentado. A BMW também testa tecnologia semelhante graças ao Car 2 Car Communication Consortium, um esforço conjunto de fabricantes que inclui Audi, Fiat, Honda e Renault.

Na semana passada, autoridades inglesas revelaram estar testando a tecnologia Intelligent Speed Adaptation (ISA), que, com ajuda de um sistema GPS, poderá limitar a velocidade de veículos automaticamente dependendo da via em que ele estiver.


Terra - Mundo Geek

Categorias
Não Categorizado

Comentários

  1. Avatar de ilsahec
    Seria ótimo. Acredito que se vier a ser realidade os acidentes diminuirão.
  2. Avatar de vagnerricardo
    quanto a frear os veiculos, ou bloquear a intervenção do usuario, até entendo, agora jogar cortina na cara do motorista pra não deixar em panico? ta doido! se eu tiver dirigindo e cai uma M*****a de cortina na minha cara, ai sim eu vou ficar louco rs
    a ideia é boa, mas teriam que bolar pras motos tambem, até porque 60% dos acidentes envolvem motoqueiros...
  3. Avatar de lemke
    Citação Postado originalmente por vagnerricardo
    quanto a frear os veiculos, ou bloquear a intervenção do usuario, até entendo, agora jogar cortina na cara do motorista pra não deixar em panico? ta doido! se eu tiver dirigindo e cai uma M*****a de cortina na minha cara, ai sim eu vou ficar louco rs
    a ideia é boa, mas teriam que bolar pras motos tambem, até porque 60% dos acidentes envolvem motoqueiros...

    Eu também não concordei com esse negócio de cortina,isso sim ia deixar o motorista em pânico...acho que eu ia ter um troço!

    Para motos também poderiam criar mecanismos assim.

    A segurança realmente ainda é reduzida, o que ocasiona tantos acidentes.
    Atualizado 20-05-2009 em 12:30 por lemke
  4. Avatar de bjaraujo
    É um sistema interessante e deve ser muito bem planejado. Ao meu ver a intervensão do deveria ocorrer caso um sistema confiável detectasse que o motorista está lento, ébrio, sonolento, desmaiou ou dormiu; e por meio desse sistema verificar se é seguro estacionar e enviar um alerta/socorro ao posto/reboque mais próximo por meio de outros carros. Um protocolo/sistema de roteamento inteligente conectado à central/gps/mapa/proxies deverá ser construído.
    Quanto a acidentes caberia à autoridade de trânsito isolar visualmente o acidente (não os motoristas), pois a exposição causa lentidão e outros acidentes do trânsito.
  5. Avatar de stevens144
    o problema é a hora que inventarem um virus pra esse sistema.... rsrs ai sim teremos o CAOS

    kkk

+ Enviar Comentário