Postado originalmente por
vanci27
Gente é o seguinte, estou pensando na possibilidade quando as condições melhorarem mandar internet pro interior, vou mandar o link da cidade pra serra e da serra pra cidadezinha, uma cidade bem pequena que com 4 ou 5 ruas também pequenas acaba a cidade. Enfim andei olhando e observei que la o povo ainda usa aquelas antenas grade, mesmo que sejam de 5.8 mas ainda grade, então estava pensando o que seria melhor fazer.
Colocar nanostation nos clientes ou sair cabeando os postes?
Bem tem clientes que não querem comprar a antena, la por exemplo a empresa que instala cobra algo em torno de R$ 100,00 pela instalação mas se o cliente cancelar eles pegam a antena de volta, estava pensando cobrar os mesmo R$ 100,00 ou até R$ 80,00 pela instalação porém, ao invés de usar antena eu iria passar os cabos pelos postes de iluminação.
A questão é? Vale a pena? que tipo de cabo eu iria usar nos postes seriam os mesmo cabos de par trançado sendo para uso externo ou coaxial? Sendo que os par trançado eu iria usar um roteador ou mesmo switch em cada 100 ou 200 metros.