Bom, seguinte gente, é a minha primeira vez no Under e vi que há muitas pessoas experientes no assunto em relação a Provedores de Internet. Vi vários tópicos, vi que há usuários bem sucedidos e gostaria de expor aqui as minhas dúvidas.
Primeiramente tenho uma ideia inicial para começar com o meu provedor de internet. Sou um pouco leigo no assunto. A experiência que tenho na área é que trabalho em um provedor de internet na cidade onde moro há 3 anos. Sei configurar roteadores em geral (AP, Client), instalações de antenas e etc... Porém não tenho prática com MikroTik, mas já penso que no decorrer da minha nova experiência, possa fazer um curso em Mikrotik e com certeza usa-los.
Vamos lá!
Pretendo fazer um provedor de internet via rádio trabalhando apenas em 5.8GHz. Nas torres, usarei NanoStation M5 e nos clientes AirGrid M5 vendendo banda de 2Mb a 4Mb. (Conheço a topografia da cidade e acredito que serão suficientes esses equipamentos da Ubiquiti).
Eis que surge a minha primeira dúvida. Link de internet. Para 200 clientes, quantos Mbs de internet devo contratar? Preço? Dicas?
De inicio, pretendo fazer uma grande LAN. Por Exemplo:
*[LINK]__[ROTEADOR CONTROLANDO BANDA]_[HUB]_[APs em Bridge]* - [CLIENTES].
Vou gerenciar a banda por IP. Por exemplo:
*[ROTEADOR: 192.168.2.1/24]_[HUB]_[APS]* ---- [CLIENTE: 192.168.2.*].
Dicas? Opiniões? Críticas?
Tenho inúmeras dúvidas em relação a esse "mini-projeto", até tenho uma certa vergonha de postar algo assim. Mas acredito que a maioria de vocês não começaram do "alto" e me entenderão.
Sei que se eu fizer isso, por exemplo, contratando uma linha da GVT doméstica e repetir para clientes, funcionará. Não com a qualidade boa, claro. Provavelmente serei denunciado à Anatel, e levaria uma multa e um processo forte.
Outra dúvida. Caso eu contrate um LINK dedicado, porém deixando a minha rede em LAN, todos os clientes passando por apenas um IP Válido, estarei cometendo alguma irregularidade aos olhos das normas da Anatel?
P.S.: O provedor que pretendo abrir não é na mesma cidade onde a empresa que eu trabalho atua. A concorrência onde pretendo atuar é de baixa qualidade, banda e valores absurdamente desproporcionais.
Obrigado galera, espero que tenham entendido a minha breve explicação sobre o que quero elaborar! Qualquer dica, opinião e crítica, serão totalmente bem-vindas e ficarei MUITO satisfeito em ter o prazer de conversar com gente entendedora do assunto.