Postado originalmente por
elsamuray
olá robertosreis,
sou do interior de Rondonia, e sou meio como vc, nao possuo provedor, mas ja trabalhei em alguns, e ja tive um "gato net" hj nao mecho mais com isso, parei a uns 4 anos pelomenos.
bem, hoje sou bombeiro militar, e a 1 ano abri uma pequena empresa de midia indoor ou sinalização digital (digital signage),
e cara, realmente é foda estas questões que vc levantou, vou compartilhar com vove algumas coisas que ja consegui realizar aqui, e espero que compartilhemos conhecimeto pois tenho interesse em um sistema integrado barato ou gratuito:
1º a parte dos videos, bem, é dificiu, eu mesmo tenho produzido os meus, ou pago pra um amigo meu fazer, bem eu faço filmagens ou tiro fotos e faço as ediçoes utilizando o Adobe Premiere, recomendo tambem o After Efects muito bom, para efeitos como aqueles do video que vc postou recomendo o after efects, ou algum programa para fazer animações em Flash, recentemente descobri que pode-se fazer animaçoes/transiçoes ediçoes etc. com o Microsoft Powerpoint 2010 em diante, e depois de pronto vc vai em salvar como e exporta como arquivo de video .wmv , se vc manjar de powerpoint consegue fazer alguma coisa bacana! infelizmente estes sao os programas mais usados, com um custo alto! tem outros programas, mas o custo é igualmente alto! disso ai nao tem como correr, talvez pagar pra algum aprendiz fazer os videos, algo como 50 reais por vinheta produzida.
2º a parte das tv´s, pesquisei e sofri muito com pendrive direto na tv, com DVD etc,,,, hoje eu estou usando assim: TV´s da marca LG, Philips, ou SAMSUNG, e um aparelho pequeno para rodar os videos ligado via HDMI nas tv´s, uso pendrive ou cartoes de memoria neste aparelho, porque estas marcas? R: por que ao ligalas na tomada elas já ligam direto no ultimo canal de quando foram desligadas, a maioria das outras marcas nao faz isso, isso é importante pois faço a ligação eletrica assim: ligo a TV e o player de video na tomada, esta tomada eu coloco um disjuntor tipo de lampada mesmo (normalmente ele aguenta 10A de corrente, a TV e o player nao chega a 4A), e o dono do restaurante lanchonete etc, só chega de manha e liga o disjuntor da TV e nao precisa fazer mais nada e o video ja começa a rodar(depois te passo os detalhes pra colocar os videos no pendrive), e anoite desliga e pronto! tem 2 locais que utilizo um Timer, ele liga e desliga os equipamentos no horario programado, logo nao precisa ninguem mecher pra ligar, é ótimo!, o unico inconveniente é ter que trocar os pendrives a cada 2 semanas, faço isso pois coloco video-cassetadas, videos de esportes radicais etc. para chamar atenção do publico.
3º pelo que o povo cobra Brasil a fora da pra ganhar muito dinheiro! mas em grnades cidades onde os cara cobra cerca de 100, 200 reais por anuncio em cada local, tipo para anunciar na lotérica se cobra 100 reais por anunciante!!!
aqui minha cidade tem menos de 50mil habitantes (contando zona rural e 1 distrito), e o povo nao quer pagar caro, hoje estou com 11 TV´s instaladas, pretendo colocar um total de 15 até daqui 60 dias, bem, cobro 200 reais para anunciar em todas as 11 tv´s e quando colocar +4 (total 15) continuará este valor, talvez eu aumente para os novos clientes, mas daqui 1ano 1ano e meio eu vou aumentar uns 50 reais, já estou com 16 clientes pagantes (tenho mais uns 10 na permuta) tá dando pra tirar um dinheiro razoavel, e todo mes entra pelomenos 1 ou 2 anunciantes sem precisar eu ir atraz, trabalho sozinho, entao é complicado fazr video, cobrança, ir atraz de anunciantes, etc etc.... acredito que da pra vc cobrar de 100 a 150 por mes pra anunciar em todos os pontos que vc tiver, isso considerando de 05 a 09 tv´s instaladas, mais que isso é melhor cobrar mais, eu mesmo nao cobro pra fazer o video, mas deixo claro que nao é tao profissional, e que só pode mudar a cada 90 dias, se ele pagar pra outro fazer pode mudar quando quiser! só me passa com 1 semana de antecedencia.
nao da pra colocar muito mais que uns 40 anunciantes, pois coloco 30segundos cada anuncio, e mais que 40 anunciantes os anuncios quase nao aparecem, mas ainda dá pra colocar no limite uns 50.
e mesmo cobrando barato (150,00) com 15 anunciantes já da pra ter algum lucro, aqui onde tenho as tv´s instaladas faço a maioria a base de troca, onde tenho a tv instalada eu faço anuncio da lanchonete do cara nos outros lugares que tenho tv´s, claro que nao coloco propaganda de uma lanchonete dentro de outra lanchonete concorrente kkkkkkkk, já em outros eu pago aluguel, mesmo valor de 1 anuncio, 150,00, só 1 lugar que é de um amigao meu ele só me cobra a energia gasta.
bem, a parte de interligar com um servidor é a mais foda! vc ja deve ter visto que a maioria das soluçoes é pag mensalmente, apartir de 60 reais, chegando a 150 reais mensal POR LOCAL INSTALADO!!! acho um absurdo! e o amarzenamento é online em um servidor remoto na nuvem, e 90% deles utilizam players um mini computador, ou um netbook, a desvantagem é o preço: apartir de 800 reais, sem contar que tem HD que pode queimar, tem memoria e outros treco encaixado que pode dar problemas, cooler qeu pode travar, windows que pode bugar e porai vai, tem soluçoes com android, mas nao sao 100% confiaveis, mas sao muito boas, e com players com cerca de 300 reais (até por menos que isso), eu nao cheguei a testar nenhuma destas soluções, apenas uma gratuita que tem ai eu testei no meu note e no meu tablet android, achei satisfatório o desempenho, mas como te falei, pc, e player android pode dar prego.
tem 1 player robusto e de confiança neste quesito da Progic (epresa nacional) vc pode comprar o player por 750 reais +o- e pagar 69 por mes pra usar o software, ou alugar o player já com mensalidade do software apartir de 115,00 (os 2, player e mensalidade do software)
tem outra solução da Gertec (grasileira tbm), cerca de 750 reais o player (diferença do da progic que este nao tem HDMI e parece ser um pouquinho inferior) mas é robusto, sem partes móveis e parece muito duravel, este da Gertec faz somente gerenciamento local, ou seja, só via rede local, nao faz pela internet, logo nao precisa pagar mensalidade!!! eu liguei pra eles mes passado e me falaram que vao lançar um outro modelo mais atual, com processador melhor, saida HDMI, e com as mesmas coisas, como gerenciamento local etc, e com preço semelhante.
os 2 sao bons pois ja ligeui e conversei com eles e me informaram que se eu usa-los como uso aqui os meus nao tem problema, posso ligar e desligar a energia que ele volta reproduzindo os videos de onde parou, estou no aguardo deste da Gertec para decidir se vou fazer tudo online ou vou deixar como está.
a tem softwares opensource tambem, mas só funcionam em mini-pc e netbook, vou ver aqui meus arquivos, depois eu te falo quais que conheço.
espero ter ajudado já em algo, aqui no forum tem o Ismael e mais 1 ou 2 que tbm trabalham com isso ai, meio que engatinhando como agente. segue abaixo +o- os custos que tive com cada local instalado, e se precisar lhe passo o modelo do player que utilizo certim e tambem um vendedor do Mercado livre que vende dele barato e por Mercado pago, abraços....
tipo de TV que tenho na rede:
50" plasma (300w consumo) = cerca de 1800 a 2000 reais cada
40" LED (100W +o- consumo) cerca de 1500 cada
46" LED (150W no maximo de consumo) de 1500 (rado de achar) até 2200 cada
40" LCD (160w consumo) 1500 cada
player:
ultimo lote paguei 180,00 + frete por sedex
os primeiros paguei 230 + frete
já comprei um modelo similar só que muito mais barato (140+o-) só que esquenta d+ e fica travando depois de umas 4 horas direto.
suporte de parede da tv:
30 a 50 reais, fora alguns que tive que fazer sob encomenda, como com braço articulado pro cara guardar a tv denoite, outro local que a tv fica pelo lado de fora ai tive de fazer uma caixa de ferro e assim vai.....
ai coloca, fios, abraçadeira de nylon, pendrives, cartoes de memoria, tomadas, fita isolante kkkkk .....
entra ai na minha fanpage no facebook e da uma olhada, tem fotos de alguns locais instalados, curte lá ela!
vou postar mais fotos e uns exemplos de videos que utilizo pra vc dar uma olhada depois.
http://www.facebook.com/smartmediasinalizacaodigital
.