Como faço para que um usuário ao logar no Samba (pelo win98) seja criada uma pasta como seu nome e que somente ele tenha acesso?
Valeu
Como faço para que um usuário ao logar no Samba (pelo win98) seja criada uma pasta como seu nome e que somente ele tenha acesso?
Valeu
se vc configurou o samba a pasta é criada automaticamente, logo após vc digitar o smbuseradd hfhfhf:hfhfhf ... para mapear basta incluir no netlogon um arquivo .bat com o mesmo nome do usuário e dentro dele criar os mapeamentos com o net logon
Quando eu logo e vou no ambiente de rede, no servidor linux, lá aparece apasta, porém eu não tenho permissão para acessá-la. Onde se encontra essa pasta no linux? dentro do /home não aparece.
verifique no seu arquivo smb.conf onde está por default para criar as pastas ...
qualquer dúvida posta a seção global do teu smb.conf aqui que nós te auxiliamos.
Verifique o caminho do Logon Script no seu smb.conf após isso crie uma bat com a seguinte linha..
net use h: /HOME
será mapeado automaticamente a letra H para a pasta home do usuário.
falow..
Olá Birinix.
Estava lendo essa informação referente ao .bat e gostaria de saber de faz alguma diferença cria uma bat como netlogon.bat ou o nome do usuário.bat.
A propósito a configuração do arquivo tbm influência.
Ex:
@ECHO OFF
net time \\servidor /set /yes
net use K: \\servidor\pasta
Veja bem amigo instalei o Red Hat Enterpreise AS
Tive alguns probleminhas com uma versão anterior, mas essa versão é bem melhor.
Porém o q acontece agora é q não consigo rodar o script logon, consequentemente não mapeia a unidade de rede.
Por favor porderia me ajudar?
Grato
o arquivo .bat deve ser o nome do usuário criado no samba ... ficando nomeUserSamba.bat
quando não conseguir mapear vc vai precisar verificar as permissões de quem pode acessar estas pastas .. se estiver tudo certo quando o teu user logar o mapeamento vai ser feito ...
Olá aguizo,
Primeiro
Bem então eu estava fazendo de maneira errada, porque estava colocando netlogon.bat.
Segundo
Esse exemplo q citei acima está correto?
Referente as permissões eu coloquei assim:
[stuff]
path = /home/stuff
writeable = yes
browseable = yes
write list = @grupoondeousuariopertence
valid user = usuario
force user = 0777
force group = @servicos
read only = No
create mask = 0664
force create mode = 0664
directory mask = 0775
Creio que se o usuario estiver no grupo que foi informa na pasta compartilhada, então dará certo?
Obrigado amigo pela atenção
Caro bau, faz diferença sim, depende da sua situação:
1 - Se você quer um script diferente para cada usuário, você deve colocar no smb.conf a linha correspondente à U%.bat (isso vai fazer com que o samba rode a bat com o nome do usuário.
2 - Se você está querendo um script global, você pode criar uma bat com qualquer nome, desde que você especifique o nome do arquivo no smb.conf
Obs. O caminho onde o samba vai procurar a bat deve ser especificado também e deverá estar compartilhado também. Não basta apenas dizer onde e como esse arquivo está.
Abaixo está um exemplo de compartilhamento do netlogon, onde eu criei uma bat global chamada script.bat, localizada em /home/samba/netlogon
[netlogon]
comment = Network Logon Service
path = /home/samba/netlogon
guest ok = yes
writable = yes
share modes = no
Falow.
Pode parecer estranho o que eu vou dizer, mas crie a .bat no windows de preferência no edit.
Ps. Uso RedHat 9.
Olá Birinix.
Como eu posso copiar um arquivo criado no Win para o Linux?
Criei o arquivo bat no linux com o nome do usuario.
Ex.
bau.bat
@ECHO OFF
net time \\servidor /set /yes
net use k: \\servidor\pasta
Agora está informando que:
Nome do compartilhamento não encontrado. Verifique se está correto.
Obrigado pela atenção amigo
vc cria um arquivo qualquer .. no notepad e depois grava como bau.bat .. copia pro linux e dá permissão 777 nele ..
Cara sem querer abusar vc pode ser mais detalhista?
Como copiar para o Linux?
Onde e como dou a permissão 777?
Mais uma vez grato amigo
Cara referente o erro que apresentou:
Nome do compartilhamento não encontrado. Verifique se está correto.
aqui está meu script.
[global]
workgroup = FODOES
server string = Samba Server
hosts allow = 192.168. 127.
max log size = 0
security = user
encrypt passwords = yes
smb passwd file = /etc/samba/smbpasswd
unix password sync = no
socket options = TCP_NODELAY SO_RCVBUF=8192 SO_SNDBUF=8192
interfaces = eth0 192.168.100.140/24
local master = yes
os level = 100
domain master = yes
preferred master = yes
domain logons = yes
logon script = %U.bat
wins support = yes
dns proxy = no
[baguios]
comment = Baguios Info10
path = /mnt/baguios
browseable = yes
writable = yes
write list = @info10
create mode = 0777
force create mode = 0777
directory mask = 077
create mask = 0777
force directory mode = 0777
directory mode = 0777
[netlogon]
comment = Network Logon Service
path = /mnt/netlogon
writable = yes
share modes = no
browseable = yes
writeable = yes
create mode = 0777
create mask = 0777
directory mask = 0777
force group = 0777
Obrigado.
pelo que entendi apenas os users que estiverem no grupo info10 terão acesso a pasta baguios ... logo verifique se os users para quem vc quer rodar o netlogon estejam casdastrados neste grupo ... vc já está criando o teu netlogon com permissões 0777 em /mnt, daí vc pode copiar o arquivo .bat para dentro deste diretório netlogon ... acredito que se vc digitar em pesquisa o endereço ip ou nome deste servidor ele irá aparecer e vc poderá fazer a cópia sem se preocupar com comandos de telnet .. senão basta baixar o wsftp que também é bem útil ...
Caro amigo estou prestes a solucionar o problema.
Ele já executa o scritp, porém ainda não monta o mapeamento.
Por favor da uma ajudinha.... não querendo abusar.
o meu scritp está em /mnt/netlogon
está assim:
@ECHO OFF
net time \\info10 /set /yes
net use M: \\info10\baguios
O q está acontecendo ?
P q não mapeia a unidade?
Grato caro colega
amigo ... vc deve usar o nome do servidor e não este info10 ... o info10 é o grupo e não o diretório .. muda isso e testa de novo ...
Nesse caso o Info10 é grupo e tbm nome do servidor.
Será q isso influência ?
Nesse caso o Info10 é grupo e tbm nome do servidor.
Será q isso influência ?