Postado originalmente por
GuiHF
Opa galera,
Estou pensando em montar um provedor.. Estou com algumas duvidas em equipamentos e gostaria da dica de vocês que são mais experientes ;D
Pensei em uma central e uma repetidora..
Na central ficaria um link da Embratel ou Telefonica (Qual vocês me recomendam?)
Os equipamentos pensei assim:
Central:
- RB433AH
- Antena OMNI OIW-24150V 2,4Ghz 15dBi (Homologada)
- Antena OMNI 5,8Ghz 12dBi (Esqueci o modelo, mas homologada tambem)
- Antena Direcional Parabólica Zirok WLL905 5.8Ghz 30,5dBi (Para o link ponto-a-ponto)
- 3 Cartões EMP8602 - ENGENIUS
- Cabo LMR400 com conector N da Kodama
Pretendo atingir um raio de 2km max, a antena vai estar localizada em cima de um predio e com visada para a repetidora que pretendo colocar no topo de outro predio que esta a 4km +-
Repetidora:
- RB600A
- Antena Direcional Parabólica Zirok WLL905 5.8Ghz 30,5dBi (Para o link ponto-a-ponto)
- Antena OMNI 5,8Ghz 12dBi
- Antena OMNI OIW-24150V 2,4Ghz 15dBi (Homologada)
- 3 Cartões EMP8602 - ENGENIUS
Pensei na repetidora utilizar antenas setoriais, mas gostaria de setoriais 5,8Ghz 120º e não encontrei..
Minha intenção é ter uma quantidade maior de clientes corporativos ou apartamentos e nesse caso utilizaria a frequencia 5,8Ghz.. Fiquei e ainda estou em duvida de como fazer para distribuir nos apartamentos internet..
Pensei em algo como: Apartamento:
- RB433
- Antena Direcional Parabólica Zirok WLL605 5.8Ghz 27dBi
- Cartão R52H (Creio eu, que os clientes não precisam utilizar equipamento homologado pela anatel.. Correto?)
- Cabo UTP Furukawa Cat. 5e ou Cat. 6
- Swith (Pensei em um a cada 3 andares (Pensando no tamanho do conduite do apartamento), mas fiquei em duvida se posso adquirir um de uma marca +- como Encore..)
Acho que a melhor configuração a fazer é configurar o sistema do RB como bridge e verificar a conexão utilizando MAC Address (via RADIUS), oque me dizem?
E clientes residenciais e kit simples 2.4Ghz, utilizando uma antena de grade e um Zinwel G220, ou então uma Placa PCI ou USB descendo com cabo RG59.. Algo do tipo..
Pensei em montar um "servidor", novo, para utilizar Linux com Free RADIUS e MySQL instalados..
Utilizar nobreaks senoidais com baterias externas e caixas herméticas da Steck..
Outra.. Lí num topico do forum que era necessario o log e este log teria que ficar registrado por 3 anos, correto? No radius consigo fazer isso.. Mas vou precisar de um IP Valido para cada cliente.. Eaí, como que fica? hehehe
Sei que escrevi um livro acima, gostaria de dicas e principalmente saber se estou no caminho certo..
Valeu galera, agradeço quem puder ajudar ;D