Postado originalmente por
Nilton Nakao
Não moro em região litorânea, mas a água dos rios e nascentes são em maioria salubres e até impossíveis ao consumo humano. Atualmente enfrentamos com chuvas cada vez mais ácidas claro tóxicas( pintura de carros ou roupas no varal que o diga). Nos ferros eu passo óleo lubrificante( novo) de motor.
No meu mastro de 5 metros, passei há 16 anos( TV, Internet, radio-amador, rádio ondas curtas) e continua em perfeito estado. Por experiência o melhor momento é quando começa a enferrujar, uso também em conectores "N", "UHF", "TNC" em alguns casos "SMA" na rosca, parafusos dos disjuntores, conectores bi-metálicos e terminais de aterramento. Cadeados, fechaduras e dobradiças aceitam muito bem.
Se um lubrificante desse, suporto alta temperatura( 1.000°C ou mais) na câmara de combustão, temperatura de 40°C é fichinha.
Para facilitar o meu serviço, utilizo frascos de adoçantes e acreditem dá para mais de um ano.
Um caso ou outro, preciso passar ou pincelar mais de uma vez ao ano mas normalmente são dois ou três anos. Quando tinha carro e usava lubrificante de primeira linha( SAE 20 - 40) e como não tenho comprei os mais baratos mas de primeira linha ( SAE 20 - 40) e a diferença é boa. Como os motores novos utilizam lubrificantes 15 - 40 ou 15 -50, acredito que seja melhor por que utilizei numa fazenda em uma chave disjuntora exposta ao tempo, em 5 anos nunca trocaram e disse que não aguentaria 6 meses.
Se algum fabricante de antenas ler isso, utilizarão materiais inferiores daqui pra frente. Mas prefiro pagar mais caro e ter um bom material, do que ter que me sujeitar a isso.