A mais ou menos 2 anos venho pesquisando e me informando sobre produtos, mercado, soluções, etc e agora aguardo apenas o anuncio de como será (e se será) feito o plano nacional de banda larga que em minha humilde opinião será uma explosão de concorrência e acesso no Brasil. Partindo dessa premissa eu e alguns amigos estamos querendo começar alguns testes entre nós mesmos para depois, entrar arrebentando. Moramos em uma região em que o serviço prestado é um lixo e a concorrência é baixíssima. Porém, se igualar aos que já existem está fora de cogitação. Os preços de banda por aqui são altíssimos e como disse, o serviço deixa muiiiito a desejar.
Partindo daí e da nossa própria necessidade de banda, qualidade (e de muiita gente que conhecemos em nosso circulo) decidimos desde então abrir um provedor. Porém, estamos esbarrando em uma questão importante e que dificilmente alguém nos ajuda.
Qual equipamento usar.
Queremos montar um negócio que cresça junto com a gente sem que amanhã ou depois tenhamos que fazer um mega investimento, trocar todo mundo ou trabalhar com várias infras, soluções e marcas diferentes. Queremos e precisamos de um negocio centralizado. Já lemos muito sobre SkyPilot, Motorola Canopy, Ubiquiti, C3... e assim vai....
Temos 2 locais para respectivamente 1 torre em cada que são muito bem posicionados na cidade. São pontos altos com grande concentração de usuários tanto empresariais quanto residenciais e para nossa sorte, sem o alcance da banda larga (speedy). Gostaríamos também de oferecer planos desde os mais básicos (350k) até 1/2mb’s.
O que precisamos é de qualidade, controle, gerenciamento, confiança no produto e que possamos crescer a rede cada vez mais tanto em termos de banda quanto em termos de usuário. O que e qual equipamentos são necessários para que possamos montar um mini provedor entre nós mesmos simulando controle de usuários, banda, antenas e etc? Como se eu fosse começar hoje e apenas expandir os clientes amanha?
Mimo, WiMax, Mesh......?
O que vocês poderiam me indicar e se poderiam?
Grande abraço a todos!