Postado originalmente por
diegodelinda
Olá a todos. Tenho uma rede em 2.4ghz em 'b'. Ou seja, normal, sem mimo, airmax, ou qq outro desses. Na maioria dos clientes uso antena de grade usb. Adotei essa topologia inicialmente devido ao custo, que é um fator que, pra mim, pesa muito. Mas há muito tempo eu venho planejando uma forma de adicionar 5.8 na rede, com o melhor custo/benefício possível. Então, como decidir? Do que eu já pesquisei, percebi que aparentemente a melhor forma seria usar uma solução com a dupla tdma - mimo 2x2. Então, de início, cheguei à conclusão: ubnt! No entanto, com o tempo, e pesquisas, vieram as dúvidas. Acompanhando vários tópicos no fórum, eu tenho percebido que hj em dia não dá mais pra confiar em ubiquiti para montar uma rede 5.8 com alta qualidade. Tenho visto relatos de provedores dizendo terem perdido 200, 300 ou mais equipamentos ubnt em períodos muito curtos de tempo.
Então, o que resta em termos de opção custo benefício? Sei que tem intelbras, com o ipool. O benefício é alto, mas o custo também. Assim a equação não fica legal. Outros falam em usar 5ghz só em 'n'. Mas aí eu fico com a dúvida: se eu usar somente 'n', ou a/n, como dizem (essa parte eu ainda não entendi bem), além de não ter o benefício do tdma, também perco o benefício do mimo 2x2? Tenho mais dúvidas e pontos para discussão, mas no momento é isso: se eu posso pensar em uma solução sem protocolo proprietário, mas que tenha pelo menos o benefício do uso do mimo.