Postado originalmente por
taiendychyvu
Olá, aqui vai um "tutorial" de como enviar aviso de bloqueio de internet para seu cliente via
PPPOE
Para fazer isso vamos usar o Wamp Server, e o mikrotik apenas, (foi configurado e testado no windows, porém no linux é o mesmo processo).
Baixe e configure o Wamp Server (não vou entrar nessa parte da configuração do Wamp, aqui no under ja tem tópicos ensinando como configurar) crie o seu html com a pagina de aviso desejada e salve na pasta
c:/wamp/www/ como o nome
index.html
eu acredito que seu PC esta com o ip fixo, ex: 192.168.101.254 e que a porta do seu wamp é 9050
então para fazer um teste, coloque
192.168.101.254:9050 em seu navegador e veja se vai aparecer a sua página html que você criou.
Agora vá no seu Mikrotik
Cria um pool com a faixa de ip que deseja bloquear. ex
IP pool:
add name=POOL-BLOQUEIO ranges=
10.20.0.0/24
ppp profile
crie um profile com o pool que você configurou
add change-tcp-mss=yes dns-server=192.168.199.1,8.8.8.8 local-address=\
192.168.199.1 name=BLOQUEIO only-one=yes rate-limit=2M
remote-address=\
POOL-BLOQUEIO use-encryption=no use-mpls=no
ip firewall nat
caso você tenha que mascarar sua rede para cada ip separado crie um masquerade para o ip
add action=masquerade chain=srcnat comment=REDE-BLOQUEIO out-interface=\
ether11-LINK src-address=
10.20.0.0/24
ip firewall nat
agora vamos criar um dst-nat para fazer o redirecionamento para a pagina de aviso
add action=
dst-nat chain=
dstnat comment=BLOQUEIO
dst-port=0-65535 protocol=\
tcp
src-address=10.20.0.0/24 to-addresses=192.168.101.254 to-ports=9050
pronto, como podem ver em DST-PORT eu coloquei de 0-65535
para que toda porta que vier do ip 10.20.0.0/24 seja redirecionada para o ip 192.168.101.254 (que é o ip do wamp) para a porta 9050 ou seja. 192.168.101.254:9050
com isso configurado basta pegar o cliente que você deseja bloquear e colocar ele no profile
BLOQUEIO, que o cliente ira sempre ser redirecionado para o aviso.
Possíveis problemas e soluções:
*O wamp server estava sempre dando erro de conexão comigo, na versão mais nova, baixei a penultima versão 2.4 e funcionou normal.
* Eu não conseguia acessar a página html que estava no www, erro de segurança, então fui no httpd.conf e coloquei allow from all
# Require all granted
# onlineoffline tag - don't remove
Order Deny,Allow
Deny from 186.227.221.71
Allow from 127.0.0.1
Allow from ::1
Allow from localhost
Allow from all
</Directory>
*Quando o site é
HTTP ele é redirecionado para o av iso, quando o site é
HTTPS ele da um erro de
ss l, Ainda não consegui resolver esse problema, se alguém souber a solução peço que envie.
OBS. eu não sou um tecnico muito experiente com MK, não conheço muito sobre suas regras e configs, esta configuração acima foi a que eu consegui fazer funcionar comigo, e as informações que contém ai em cima, muitas foram aprendidas aqui mesmo no under através da ajuda de outros usuarios e topicos. Estou apenas repassando o que eu aprendi, para que possa servir de ajuda para outra pessoa.
Obrigado ao pessoal do under por ter me ajudado.
Valeu.
Taiendy Chyvu.