Galera é o seguinte qual o valor minimo aceitável em dbm para uma boa conexão com o mikrotik? Me falaram em abaixo de -60!
Outra coisa, existe algum programa para converter dbm para rssi?
Grato
Galera é o seguinte qual o valor minimo aceitável em dbm para uma boa conexão com o mikrotik? Me falaram em abaixo de -60!
Outra coisa, existe algum programa para converter dbm para rssi?
Grato
-60 db é um nível de sinal excelente, aproveita bem o througput da rede
mas níveis na faixa de -70db são bastante aceitveis em conexões do tipo infraestrutura (1AP para muitos Clientes)
na pratica é possível estabelecer conexões satisfatórias até com nível do tipo -80db
Tenho um link de 20km com nível de sinal -82db, plaquinhas ag530 com antenas de 24,5db parabola da zirok, setei o datarates para apenas 6 e 12mb. Estou pingando a 0 ~ 1 ms direto com tranfego ou sem trafego, não testei o throughput total, no entanto trafego nela constantemente 1mega de link sem problemas
*detalhe: rede 5.8ghz
Esta Era Uma Duvida Que Estava Me Corroendo, Valeu Muito. Obrigado
aqui eu fixei um padrao... no MINIMO -65db ... (observe sinal negativo, quanto maior.. pior)
pois e, isso de sinal depende tambem da interferancia que haja, aqui eu nao tenho nada de interferenciaa, mesmo vc´s nao acreditando navega sem perdas a -85 ( limite por aqui) e tem meias, tenho uma repetidora apontada aqui para a cidade ela esta a 23km com uma antena aquario no mikrotik, eu consigo daqui conectar com clientes com 8mts de rg58 antenas aquario e placas ralink a menos -75 nada de perdas.
sei que e dificil de acreditar, mas com visada 100% e sem interferencias daqui eu consigo ate ver o sinal de um amigo a 60km...
acho que o maior problema e poluiçào mesmo, como nao tenho ese problema aqui, da pra fazer coisas inacreditaveis!!
Amigo, desculpe se a pergunta for meio boba, mas pelo que entendi vc setou seu Mk para só aceitar conexões com no máximo -65db, é isso mesmo?
Estou querendo configurar meu Mk para não aceitar conexões ruins, como eu faria isso?
Estou há um tempo procurando já, se vc puder ajudar agradeceria muito!
Abs a todos,
Att
Ricardo
Setar o mikrotik para não aceitar conexões que tenha nível de sinal abaixo de um certo valor em db é relativamente fácil, basta colocar o noise floor thershold com o valor indicado (por exemplo -65) no entanto, as placas que tiverem com sinal pior que isso, ficam tentando se conectar e deixa o sinal pior ainda,
Se vc quer ver o que eu digo faça o teste, testei aki depois de uma discursão no forum. As plaquinhas tenta se conectar, chegam a aparecer na aba registration com sinal -95, mas logo em seguida se desconectam e ficam repetidamente fazendo a mesma coisa.
Acredito que o Alexandre não use opção, ele simplesmente tem o cuidado para que os clientes dele não tenham sinal menor do que o especificado.
Última edição por JHONNE; 29-06-2008 às 10:22.
acho que não tem uma opção não, parece que não funciona que alguns cartões.
*tem certeza que está em -55, não estaria em 55 positivo
dê uma olhada:
https://under-linux.org/forums/mikro...-e-ar5413.html
Certeza amigo,
Estou enviando duas imagens anexas.
Também participo deste outro tópico que vc postou, foi lá mesmo que peguei essa orientação do -55..rs
Dá uma olhada nas imagens.
Valeu amigo!
Desmarque a opção Default authenticate na interface wireless desejada.
Cadastre o Mac dos clientes na aba Access list
Na janela de cadastro de MAC do Access list va na opção Signal Strength Range.
Aqui uso -75..75 ou seja o usuário só pode se conectar se tiver o MAC correto e o Sinal de -75 acima
Obs: Uso a Mikrotik 3.10
Na verdade amigo, as placas ag530 não são ideais para fechar link de longa distância em função da sua baixa potência, no entanto, a qualidade e o ganho das antenas são os fatores mais determinantes.
procure aqui mesmo no forum post sobre um software chamado radiomobile que lhe dara parametros para ganho de antena e potencia de transmissão,
De qualquer forma tenho link de 20km fechado com ag530 em antenas ofset zirok de 30db