Olá a todos.
Me perdoem caso já exista um tópico com esse assunto, sou novato aqui no forum e ainda não encontrei nada exatamente parecido com o problema que tenho.
Eu tenho uma pequena rede Wireless que prove acesso a 15 clientes dos quais dificilmente ultrapassam 6 clientes simultânes.
A alguns dias um raio queimou todo meu equipamento e comprei tudo novamente, ai começou meu tormento.
Meu sinal está intermitente, e em todos os clientes ele oscila entre 40% e 95% e em muitos casos chega a cair muitas vezes seguidas até estabilizar.
Eu utilizo o seguinte equipamento:
- Dois Super Ap's da GTS Network
- Modem Thomson TG 508
- Antena Aquario 15 dbi
- Cabos UTP Furukawa MX conectores Furukawa
Estes equipamentos estão configurados da seguinte forma:
- Modem em bridge (utilizo speedy da telefonica SP) ip fixo em 192.168.1.1
- 1º Super AP configurado como roteador, interface wireles desativada, ip fixo em 192.168.1.2, dhcp ativado com o range no intervalo de 192.168.1.15 a 192.168.1.45
- 2º Super AP em modo bridge recebendo sinal pela porta wan e repassando pela wireles. Todos os outros recursos estão desativados, para evitar processamento desnecessário no AP. Utilizo neste AP criptografia WPA-PSK e uma SSID com 15 Caracteres
- Antena conectada ao 2º AP com um pigtail de excelente qualidade e isolada com muito cuidado com fita de alto-fusão.
Está é exatamente a mesma configuração que eu itilizava antes da queima do equipamento antigo, porem não funciona da mesma maneira e o problema já está me fazendo perder clientes.
Eu já fui substituindo parte a parte para ver se cercava o problema, mas não adianta, ele persiste. Troquei cabos, aps, antenas, pigtails e nada.
A única coisa que foi alterada é a altura da antena, coloquei ela a uns 5 metros mais baixa para facilitar a manutenção, mas todos os clientes que tenho tem visada para o novo ponto.
Se alguém puder me ajudar agradeço muito.