Amigos, tem alguma maneira do meu software financeiro feito em delphi alterar / cadastrar banda e mac dos clientes no mikrotik?
Amigos, tem alguma maneira do meu software financeiro feito em delphi alterar / cadastrar banda e mac dos clientes no mikrotik?
existe sim..
usando SSH ou TELNET !!
bom... como se faz isso? quais sao os comandos a serem enviados, como eu faço pra ler uma resposta....
ai vc tem q criar os comandos/funcoes para fazer isso.. conectar... executar.. pegar o retorno.. etc etc
me um exemplo do que vc gostaria de fazer, ai eu monto a receita de bolo! rsrs
vamos la
preciso cadastrar simple queue
comentario: nome do cliente
upload : xxxx do banco de dados
download: xxx do bando de dados
outra:
arp:
comentario: nome do cliente
ip := banco de dados
mac := bando de dados
quero tb localizar um ip ou mac, ou um detalhe do simple queue para que eu passa alterar uma velocidade ou bloquear um cliente, desativando o ip dele no arp...
Vamos lá!
Primeiro adicione o componente IdTelnet1 da paleta Indy Clients Configure o IdTelnet1 da seguinte forma:
Host: ip do seu mikrotik
Port: porta de acesso ao serviço telnet do seu mikrotik
Agora no evento oncreate do form principal:
IdTelnet1.Connect();
pronto vc já esta conectado no mikrotik, agora a primeira coisa a fazer é autenticar é claro:
para enviar comandos pelo telnet:
IdTelnet1.WriteLn('usuario');
IdTelnet1.WriteLn('senha');
apos vc ter autenticado é so enviar os comandos padrao do mikrotik use o mesmo codigos acima:
IdTelnet1.WriteLn('comando a ser executado dentro do mikrotik');
IdTelnet1.WriteLn('comando a ser executado no caso se for o primeiro digite o nome do usuario');
se era isso que vc queria esta ai!
abraços
Otimooooooooooooooooo!
e como eu faço para ler?
quero filtar o fulado no controle mac, e apagado.....
vc quis dizer excluir o cliente do controle de mac, bloquea-lo?
entao para facilitar a sua vida eu criei pra vc uma procedure para habilitar e desabilitar os ARP.
procedure TForm1.ARP(Comentario: string; Habilitado: Boolean);
begin
if Habilitado then
IdTelnet1.WriteLn('/ip arp'+#123+' enable [find comment='+Comentario+']'+#125)
else
IdTelnet1.WriteLn('/ip arp'+#123+' disable [find comment='+Comentario+']'+#125);
end;
ai vc usa da seguinte forma:
se vc quer desabilitar um cliente na tabela arp vc adiciona o seguinte codigo no botao:
ARP('COMENTARIO NO ARP QUE VC QUEIRA ALTERAR', False);
se vc quer Habilitar um cliente na tabela arp vc adiciona o seguinte codigo no botao:
ARP('COMENTARIO NO ARP QUE VC QUEIRA ALTERAR', True);
Para vc ver o retorno do telnet use o evento OnDataAvailabe do IdTelnet1
Qualquer coisa estamos ai!
eu preciso de uma funcao q eu execute q me mostre por exemplo os clientes conectados ou exibir a tabela arp
consegui isso na net pra reornar o resultado de cada coisa eh feito
coloca um memo no form
e no DataAvailable do idTelnet coloca
procedure TForm1.IdTelnet1DataAvailable(Sender: TIdTelnet;
const Buffer: String);
const
CR = #13;
LF = #10;
var
Start, Stop : Integer;
begin
if Memo.Lines.Count = 0 then
Memo.Lines.Add('');
Start := 1;
Stop := Pos(CR, Buffer);
if Stop = 0 then
Stop := Length(Buffer) + 1;
while Start <= Length(Buffer) do begin
Memo.Lines.Strings[Memo.Lines.Count - 1]:=Memo.Lines.Strings[Memo.Lines.Count - 1]+Copy(Buffer, Start, Stop - Start);
if Buffer[Stop] = CR then begin
Memo.Lines.Add('');
{$IFNDEF Linux}
SendMessage(Memo.Handle, WM_KEYDOWN, VK_UP, 1);
{$ENDIF}
end;
Start := Stop + 1;
if Start > Length(Buffer) then
Break;
if Buffer[Start] = LF then
Start := Start + 1;
Stop := Start;
while (Buffer[Stop] <> CR) and (Stop <= Length(Buffer)) do
Stop := Stop + 1;
end;
//end;
end;
por exemplo de dar um ping uol.com.br
ira retorna os ms dos pings
mas precisaria de mais informacao de como exibir os resultados
Última edição por gzanatta00; 22-01-2008 às 13:52.
companheiros,
to fazendo uns testes aqui c Delphi, mto bom,
porém nao to conseguindo editar nome de usuários, senhas, etc,
qual a sintaxe correta la no mikrotik pra edição?
tipo:
/ppp sec edit fulano password 1234567
esta sintaxe dá erro, ja tentei com aspas , com igual e continua dando erro,
alguem me dá uma luz?
agradeço
Robson
[email protected]
me ajuda ae, to com esse mesmo problema, eu defini meu servidor em pppoe, ta tudo certim, so falta a integracao com delphi, cadastrar, localizar, desativar, excluir, alterar senha..
vc tem que saber os comandos do mikrotik.. como entrar em um diretório, habilitar/desabilitar um registro, adicionar um registro, aplicar configurações e editar registros gravados...
Cara, particularmente eu acho que as pessoas estão aki no fórum para compartilhar informações... como te solicitei uma ajuda uns dias atrás pelo msn e vc me ignorou.. mas logo após me pediu ajuda novamente sobre o mikrotik....acho que devemos ser mai humildes, pois assim todos aprendemos...
naum te ignorei naum..
eu acho q roupa suja se lava em casa... se falei algo q te ofendeu desculpe...mas as informações q eu pude te passar eu passei tanto pelo msn quanto pelo skype....
já postei várias coisas que ajudaram os membros do fórum... exstem muitos sangue-sulgas aki.. o pessoal se torna menbro.. pega as informações aprende coisas novas, mas não repassa....por isso q eu postei aquele comentário...entaum façamos o seguinte... quando vc tiver novidades sobre o programa de gerenciamento Delphi + Mikrotik, posta aki pro pessoal... acho que pelas ajudas q te deram eles merecem compartilhar essa ferramenta...vlw