Pessoal, bom tarde a todos.
Bom eu sou bem pioneiro em NAS, e venho aqui pedir a ajuda de vocês, porque eu realmente não consegui achar nada em pt-br para me auxiliar no que estou precisando.. essa semana enfrentei um problema muito grande com o servidor de backup aqui da empresa, com um pick de energia o mesmo veio a queimar e me deixou na mão e estou muitíssimo preocupado.. Procurando uma solução encontrei algumas referencias falando muito bem deste FreeNas, então resolvi procurar a aprender o tal do backup com freenas + rsync. Mas não achei nada que ensine a fazer, um passo a passo, um toturial...
Tenho disponível aqui uma máquina com um CPU i3-3220 3.30GHz , 8GB de RAM, 2 HD de 1TB.
Tenho que fazer backup de um Samba configurado em linux.
Gostaria muito que da ajuda de vocês mais uma vez para levantar este servidor.
Mas, por onde eu tenho que começar? A parte das configurações de storage.. eu realmente achei bem confuso, embora a interface seja bem simples.
Gostaria muito que alguém me desse um norte, um tutorial talvez para que eu seguisse.
Não sei o que são os dataset, o zvol.. algumas coisas achei bem confuso.
Não quero que ninguém faça nada pra mim, quero a sua ajuda, quero muito aprender a trabalhar com esse FreeBDS.
Qualquer ajuda já serei muito grato.
att;
Pedro