- Dúvida em enlace
+ Responder ao Tópico
-
Dúvida em enlace
Olá pessoal tenho uma dúvida, queremos montar uma estrutura para trazer link para nossa cidade, ao todo serão 200Km, porém no meio dessa rede há clientes interessados, o que é preciso fazer para além de transportar o link atender esse pessoal no meio? Já pensamos em colocar switchs, porém quero que esse clientes se autentiquem no meu servidor, que fica no fim da rede.. Vou exemplificar..
LINK ----------------- clientes interessados ---------------------------------------------- (WAN) SERVIDOR ---- Rede local (Clientes)
Pensei em colocar um Switch plugar na wan do servidor e em seguida plugar um cabo de rede local no mesmo Switch, porém tenho preocupação de fechar loop.
Alguém poderia dar uma dica?
-
Re: Dúvida em enlace
Não entendo bem sobre o assunto, mas acho que o jeito é você fazer o retorno do servidor, vai ter de colocar outros aparelhos sem contar que corre o risco de perder a banda.
-
Como vai ligar esses clientes interessados? via radio? se for assim , utiliza VLANs em cada AP. É o mais facil .
-
@patrickmm
Se for distribuir via Wireless seria bacana você estudar a viabilidade de colocar equipamentos controlando a ponta nessas localidades e caso o numero de clientes a atender for razoável até mesmo colocar um proxy local para diminuir o trafego em cima do enlace.
-
Pois e pessoal, mais como faço para ter autenticaçao em cada cliente?? Somente a VLAN no radio que ficará em Bridge resolve???
Valeww pela dica Dimas e Nilton
Emilidani será por radio mesmo, penso em uma Airgrid em Bridge
-
Vai depender muito do quanto está pensando em gastar.
Pelo que entendi você gostaria que todas as solicitações fossem enviadas a matriz, o ideal seria o enlace para o link ter apenas essa finalidade e se montar um segundo enlace para atender essas localidades.
Quanto a autenticação você pode usar MK com PPPOE nas pontas para melhorar o controle evitando assim o trafego desnecessário.
Última edição por Dimas; 17-08-2015 às 16:25.
Razão: Erro de digitação e concordância
-
Então Dimas, e que são bem poucos mesmo, mais a prioridade seria para o pessoal que ira emprestar o terreno, pensei então em colocar o link "puro" sem receber autenticação da matriz e fazer um controle de banda no próprio radio, acha que daria certo?
-
No meu caso, quando precisei eu montei nesses locais onde havia a passagem de link uma pequena repetidora para atender alguns poucos clientes próximo e disponibilizava um acesso gratuito parar o proprietário do terreno que eu estava utilizando.
Você pode fazer isso utilizando RB nas torres, interligando o enlace e disponibilizando o acesso local.
-
No caso a autenticação vinha da matriz ou você utilizou digamos que um segundo servidor no meio do enlace ?
-
Você pode fazer a autenticação na matriz mais neste caso você terá dados indevidos trafegando pela sua rede até chegar ao servidor lá na matriz.
Consumindo banda e processamento sem necessidade.
O ideal seria Vlan e autenticar na ponta, evitando assim o trafego de dados desnecessários na sua rede.
-
Entendido, já sei como proceder! Muito obrigado Dimas
-
temos algo parecido aki em nosso provedor com seu caso.. nos usamos um tunel Eoip do concentrador ,passando pelo roteador pelo bgp e outros rb, fechando na rb q sai para o clientes em um de nossos enlace do link.nunka deu probrema
-
Pesquisei sobre Eoip como nosso amigo welitom falou e Vlan, no nosso caso por enquanto VLAN ficará mais fácil!
Obrigado a todos pelas dicas !