Postado originalmente por
TsouzaR
Olá.
Eu estou (ou estava) quase comprando uma SXT Lite5 para usar aqui como cliente, mas vi um post do @
rubem em outro tópico sobre CPEs com ângulo muito aberto não serem ideais em alguns locais por causa de reflexo. Bem, a SXT Lite5 tem 25º de abertura e acho que o local aqui se enquadra no grupo dos que não são ideais.
A torre que provavelmente vou usar quando migrar para 5GHz está em um ponto mais alto que aqui e entre 1km e 2km de distância. Tem visada até ela e a cidade no caminho está em um nível bem mais abaixo (aqui é o meio de um morro, está mais alto que a cidade quase toda). Porém aqui próximo, ainda no morro e na direção da torre tem dois prédios (um de cada lado da esquina) e o telhado das outras casas que são um pouco mais baixos por ser a decida do morro. Há ainda árvores bem altas de uma escola na mesma esquina. Se eu conseguisse acessar o LinkCalc da Intelbras (não me sugiram o AirLink, não iria instalar plugin do G. Earth por causa disso nem se tivesse para Linux) eu mostraria por ele, mas tudo que é dela está fora do ar (site, fórum, linkcalc, etc, etc.), e não é só aqui, segundo o isup.me.
Bem, pelos 25º de abertura da SXT, imagino que vai ficar terrível se usar uma aqui. Além disso, a SXT é presa por um laço metálico, não dá para regular ela verticalmente sem usar um NanoBracket (eu só iria querer se fosse o 2.0, que não achei no Brasil). Acho que vai ter reflexo das paredes dos prédios, das árvores, dos telhados e tudo mais, ou ao menos alguns desses.
Então estou pensando em usar Groove 52HPn (L3) + antena direcional 5GHz e preciso de sugestões para a antena.
Quero uma antena com o menor ângulo de abertura possível, no mínimo 20dBi, que seja de qualidade e não custe tão caro. Achei uma da Computech, de 22dBi por R$119 (
http://www.wavelan.com.br/produto/de...e-5-GHz-22-dBi) mas estou achando que ela deve ser um lixo (opiniões?). Tem uma da Hyperlink (HG5421G) de 21dBi, bem semelhante a essa Computech, por R$290 na NR Store. Pelo preço maior mesmo com menos dBi, e a marca, imagino que a qualidade dessa seja muito superior, mas por esse preço aí não dá pra mim, já que vou ter que descolar uns R$200 para a Groove sem contar os cabos Ethernet, pigtail, conectores e etc.
Então, alguém me sugere alguma antena boa mesmo, dentro das condições que listei acima, e que não custe mais de R$150? O que dizem dessa da Computech que citei?
Até mais.