Pessoal, tenho clientes com mais de 1 pc em sua rede interna, trabalho com os rádios em bridge para melhorar a performance, quero por um login por pc mas que todos compartilhem a mesma velocidade, é possível fazer isso no hotspot?
Pessoal, tenho clientes com mais de 1 pc em sua rede interna, trabalho com os rádios em bridge para melhorar a performance, quero por um login por pc mas que todos compartilhem a mesma velocidade, é possível fazer isso no hotspot?
ola marcelo,
pra compartilhar a mesma velocidade vc poderia fazer no simple queue, e colocar os variso ips na mesma regra, dividindo assim a velocidade entres eles.
Uma outra maneira ja que seu cliente usa mais de um pc na rede ele deve esta com radio como cliente neste caso vc seta o ip no radio fazendo com que o radio repasse dhcp dele mesmo para o cliente ai vc seta IP no leases
e no IB Bindings fazendo com que o mesmo nao passe na sua pagina de autenticação do hotspot fica muito bom nao vai te dar problemas ...
É simples,
Crie uma rede com o número de computadores(i.e, rede/8) e depois limite esta rede. Em release do dhcp, você endereça os ip para os clientes que está querendo deixar nesta.
Estou passando pelo mesmo problema e resolvi usando a queue simple digitando os ip`s da máquina e setando a velocidade que é compartilhada para os dois ip`s.
Mas na verdade eu queria fazer de uma forma diferente usando o próprio login do hotspot para compartilhar a velocidade em dois computadores.
Ex.: o login "paulo" tem velocidade de 256kbs. O Paulo tem dois computadores e apenas um login, ele digita o login ele nos dois computadores e os mesmo passam a compartilhar de 256kbs.
Alguém tem alguma dica de como devo proceder para fazer esse compartilhamento.
João Silva
MSN: [email protected]
Marcelo boa noite;
Cara é simples va em IP Hotspo server
na sua interface, addresses per mac: gealmente é 2, mude pra quanto vc quer usar ou
Crie um plano em user profile, plano compartilho em "shared users" com quantos user vc quer que compartilhe a banda e mude essa pessoa para esse plano...
Outro ex;
Conexão residencial a anatel exige 10% de GRT de banda ou seja se um clientes contrata 256k significa que velocidade dele pode cair até 26k que to dentro da lei...
Então crio em profile user / Shared users um plano de 256k dividido pra 10 users.. isso em horário de pico quando o 10 conectares ele vão trabalhar dentro da grt exigido por lei em horário normal talvez só se der azar de ter o 10 conectados...
Aqui usamos isso só nos Downloadeiros de plantão!!!
Shturbo,
faça o teste, e observe os profiles do simple queue criados dinamicamente quando o cliente loga é criado uma para cada ip, realmente não acontece o compartilhamente e sim o acesso em separado.
Fiz testes aki com hotspot, soh pra esclarecer criei um profile com shared users 5 e limite de 128k loguei três vezes em cada coloquei pra baixar um arquivo e todos o fizeram com a banda total.
concordo com o amigo jhonne ,,, ja fiz os teste e constatei a mesma coisa.... a banda nao é compartilhada e sim o numero de logins com o mesmo user e senha
Sim isso acontece mais em Server " addresses Per mac"
Estou falando em Profile users "Shared users" essa opção e para compartilhar banda... quem vc seta em um plano compartilhado com outras pessoal com essa opção ele vai compartilhar a banda e ainda mais quando o link estiver baixo...
Vejão são 2 opções totalmente diferentes..
Se vc cria um plano de banda e deixa so 01 isso vc sigunifica que vc ta tentando dar 100% de grt de banda pra cada usuario...
Não shturbo, estamos falando é de "shared users" mesmo no "user profile"!!!
faça o teste e você verá.
observe que são criados em simple queue, dois queue dinamicos um para cada ip, assim que o cliente loga, e a velocidade não é compartilhada, cada um tem o limite especificado.
Amigo, faça o teste, às vezes a gente confunde mesmo, esses dias eu mesmo afirmei aqui no forum que "o mikrotik não tem um servidor radius" o que é totalmente falso, mas eu não sabia que o usermanager tem um servidor radius, estava equivocado.
Última edição por JHONNE; 29-07-2008 às 21:59.
Sim agora entedi oq vc ta falando mais vc não entendeu o que eu expliquei..
Logico que ele vai cria no queue a velocidade do plano que vc crio porem quando os usuario que vc colocou naquele plano forem logando ele irá dividir a conta com os demais... caso vc não cria plano compartilhado e como se vc desse 100% de grt pra seus usuarios...
la no queue vai ficar sem o limite do cara mais compartilhado com o numero de pessoal que vc citou no plano...
Ex se vc quer dar 10% grt de banda para cliente residencial como adsl, pego o plano e compartilhe pra 10 , 50% pra 2, 100% pra 1
Sacou.... agora espero ter esclarecido.. blz
Última edição por Shturbo Internet; 30-07-2008 às 08:39.
Não shturbo quem não entendeu foi vc, como eu disse criei um profile com shared users 3 e os e o usuario logado três vezes com o mesmo nome em 3 maquinas, cada um baixava ao mesmo tempo no limite de velocidade, ou seja, não há compartilhamento de banda e sim compartilhamento de login.
Ta bem shturbo,
vou postar uma imagem, quem entende não vai ter mais dúvidas
concordo com jhonne, utilizo hotspot a 1 ano mais ou menos, no comeco minha grande duvida foi essa
vou tentar ser o mais claro nesse assunto
Shared users: numero de usuario permitidos para o mesmo login, se for 3, entao 3 usuarios podem usar este mesmo login simultaneamente
adress per mac: numero de mac repetidos (opcao independete de shared users) se for 2, 2 usuarios podem usufruir com o mesmo mac do servico de autenticacao do hostpot (somente 2 macs iguais poderam se autenticar) se ouver um 3 mesmo com senha diferente ele nao aceitara a requisicao de autenticacao,
conclusao!
pra fazer sistema de garantia de banda, tiver que optar por cadastrar os clientes na adress list exemplo Controle de banda A
na proporcao de 5 por 1, 5 clientes por banda, logo 5 ip no controle banda A
ai marco os pacotes no magle por adress list
depois crio um regra na queue tree maxlimit 256K automaticamente a queue treee fara esse trabalho
espero ter contribuido de alguma forma