Olá!
Já há algum tempo alguns clientes meus tem reclamado que de tempos em tempos o icone da rede fica com exclamação amarela e logo depois retorna ao normal. Eu testei um monte de coisa e não encontrei a causa disso, mas recentemente notei que o que tá acontecendo de fato é uma rápida desassociação do radio do cliente do AP Bullet M2 ou nem acontece uma desassociação completa, mas apenas para de responder a comunicação ou algo assim.
Esse AP está segurando alguns poucos clientes antigos que ainda usam radinhos antigos, Realtek 8186 e algumas CPE's mais novas com 8196C. Esse AP tem 18 clientes, com média de 15 online, mas olhando o tempo de conexão na imagem que postarei pra vocês, se vê que apesar do AP estar com 3 dias sem reboot, tem varios clientes na faixa dos 34 minutos conectados, mas na pratica muitos nem desligam a antena e no lado deles tao com por exemplo, 60 dias ligado... é como omo se todos tivessem sido desconectados no mesmo tempo e reconectado. Eu cheguei a pensar em incompatibilidade dos Realtek com o Bullet M2, mas tem cliente ai com 8196C q não desassocia (apesar do tempo na imagem esta abaixo do AP, pq eu reinicei o radio do cliente remotamente...), mas tb tem outros com mesma CPE com esse chipset q ta na "leva" dos que ficam desassociando, entao não sei o que acontece.
Sobre firmware do AP, ja testei tudo, desde o modificado 5.3.3ajcorrea, até o 5.5.6, cada um com "paus" diferentes. A versão 5.5.x funciona bem por um tempo, mas depois o TX/RX dos clientes fica louco, as vezes travados em valores baixos e coisas do tipo ou nao rende boa velocidade. Tentei recentemente essa ai 5.3.6 e melhorou a estabilidade do TX/RX, nao sei se foi alguma coicidência maldita, mas melhorou, só q o problema de desassociação do cliente continua.
Já tentei usar modo G apenas, tb nao resolve, ta em modo B pq no G ou misto tive muita oscilação de TX/RX e radios antigos que só fica o TX bom, mas o sinal de RX um lixo e paus dos mais estranhos. O modo B ta travado no radio dos clientes, pq o Bullet M2 nao deixa fazer isso...
Já tentei utilizar um Bullet 2 HP, legacy, mas tive problemas piores!
A antena que esse Bullet M2 ta ligado é uma Omni da marca EMCTest, polarização horizontal.
Enfim, alguém ja viu esse tipo de comportamento?