Olá amigos,
Estou com um desafio nas costas e como não faço idéia do que fazer, venho pedir-lhes ajuda.
Vejam bem: um amigo vai comprar um ponto de acesso, e vai alugar um link de 128K real da Telemar. Como onde ele mora não tem Velox e a Telemar não pretende disponibilizar este serviço lá pq o nº de usuários seria muito pequeno, meu amigo quer compartilhar esse link (alugando) para uns 10 amigos dele.
O esquema é mais ou menos assim: um computador (servidor) Linux com duas placas de rede, numa está o link da telemar na outra o ponto de acesso que transmitirá o sinal. Os clientes serão máquinas Windows, o vendedor do AP disse que a capacidade dele é de +ou- 10Km, o suficiente para alcançar todos.
Minha dúvida é a seguinte (minha pq meu amigo pediu para ajudá-lo a configurar esse esquema), como posso controlar quem tem acesso a esse link? Uma espécie de autenticação, por exemplo, mas que caso alguém não pague seja bloqueado facilmente no servidor.
Alguém sabe o que tenho q fazer? Como configurar essa máquina Linux?
O problema nem é só controlar o acesso dos usuários, mas também configurar esse sistema, porque não tenho experiência nisso e meu amigo muito menos.
Desde já agradeço a atenção de todos e aguardo respostas.