Olha, sobre o problema ser da m598x acho que não, é, eu já iniciei cartões pcmcia com adaptadores pci e Isa em sistemas desses sem problemas. Mas normalmente por incrível que pareça, é mais tranquilo instalar um adaptador isa-pcmcia do que um pci-pcmcia nessas máquinas (no pci, tem que fazer uma modificação em um arquivo de configuração do cardmgr).
Eu já usei esses cartões orinoco (silver, bronze, gold) em k6-2 450, pentium-mmx 233, pentium 200, pentium 100, 486-dx4-100, 486-dx2-66. E funcionou muito bem. Memória, antes de uma limitação de banda que eu implantei, dava 16Mb tranquilo; agora eu tou tendo que por pelo menos 24Mb de RAM nas maquininhas.
Se você usa um adaptador isa-pcmcia, ele tem um set de 3 jumpers, fecha um deles, liga a máquina, e testa; até testar com os três. Eu sei que adaptador isa-pcmcia, eu só consegui usar com um dos jumpers fechados (o do meio, se não me engano).
Se você está usando é um pci-pcmcia, é melhor dar uma olhada em /etc/rc.d/rc.pcmcia (script que inicia o PCMCIA no slackware, por exemplo), e adicionar irq_mode=0 na linha que seta o 'PCIC_OPTS':
PCIC_OPTS="irq_mode=0 irq_list=0"
Se for usar placa ISA->PCMCIA, verifique que esse irq_mode=0 esteja ausente!..
Agora, já se você está conseguindo carregar o adaptador pcmcia e o problema está no cartão sem IRQ/Porta; o negócio é /etc/pcmcia/config.opts, as primeiras linhas dão as listas de portas e IRQs que vão usar (essas portas são portas de memória ou I/O, ou algo assim, não tem nada a ver com TCP/IP, e elas são em hexadecimal começando por 0x).
O arquivo já é cheio de comentário que explica mais ou menos como ele funciona... No mais é: include port <endereço de porta>,<endereço2 de porta>
e exclude irq <numero> (prá não deixar o cartão tentar entrar em alguma irq).
Prá ver como está a situação de portas e irqs usadas, é só dar uma olhada nos arquivos /proc/ioports e /proc/interrupts. Mas geralmente essa opção vem o.k.
Prá liberar IRQ também, é bom desabilitar aquelas coisas onboard da Bios. Por exemplo, uma controladora secundária pode liberar a irq 14, se não me engano; desabilitar o 'assign IRQ for PCI VGA' também libera uma irq se for desmarcado. Tome cuidado também quando você usar a irq 9. Ela é 'compartilhada' com a irq 2. Apesar de eu nunca ter visto dar problemas, mas é bom ficar de olho, talvez ela seja a possível causa de uma dor-de-cabeça.
Acho que isso são as coisas mais comuns prá resolver conflitada de IRQ e tal. E mais: talvez sua placa-mãe tenha aquele lance de IRQs pci/isa em 'auto'. Só de você marcar 'manual' (na BIOS), ele mostra prá você a lista das irqs, e se são só prá ISA ou se podem ser prá ISA ou PCI.
Espero que ajude!..