pessoal acabei de instalar o slackware 10.2 porem alguns comandos nao estao funciomando tais como find, make menuconfig e make xconfig, e eu to querendo recompilar o kernel alguem tem alguma dica de como fazer para esses comando funcionarem??
pessoal acabei de instalar o slackware 10.2 porem alguns comandos nao estao funciomando tais como find, make menuconfig e make xconfig, e eu to querendo recompilar o kernel alguem tem alguma dica de como fazer para esses comando funcionarem??
Verifique se o pacote make está instalado !!
mtec :good:
esta tentando rodar eles como usuario root?
mtec como faço para verificar se o pacote make esta instalado e caso nao esteja como faço para instala-lo??/
dei o comando lsmod e ele nao listou o make porem quando dou o comando insmod make ele nao encontra o modulo make alguem pode me ajudar???
* lsmod é usado para listar os modulos carregados.Postado originalmente por minimim
* insmod é usado para inserir um modulo no kernel.
* make é um PROGRAMA e NÂO UM MODULO.
Para ver se o make esta instalado, rode o pkgtool, entre na opção para listar os pacotes instalados e procure pelo make.
Caso nao tenha instalado ele, pode pegar do cd do slackware mesmo.
Ele esta no cd-1 no diretorio slackware/d.
Entre no diretorio e rode
# installpkg make-X.XX-XXX-1.tgz
Onde X é o numero da versao.
skorpyon acabei de instalar o pacote make:
root@FALCAO:/winlinux/slackware/d# installpkg make-3.80-i386-1.tgz
Installing package make-3.80-i386-1 ([required])...
PACKAGE DESCRIPTION:
make: make (GNU make utility to maintain groups of programs)
make:
make: This is the GNU implementation of make, which was written by Richard
make: Stallman and Roland McGrath. The purpose of the make utility is to
make: determine automatically which pieces of a large program need to be
make: recompiled, and issue the commands to recompile them.
make:
make: This is needed to compile just about any major C program, including
make: the Linux kernel.
make:
Executing install script for make-3.80-i386-1...
so q agora quando dou o comando make xconig do o seguinte erro:
root@FALCAO:/winlinux/slackware/d# make xconfig
make: *** No rule to make target `xconfig'. Stop.
sabe me dar uma dica do que pode ser??
Postado originalmente por Skorpyon
Desculpe a demora...
Mas Skorpyon já respondeu em relação ao pacote make.
Seguinte: vc está um tentando executar o make xconfig para que exatamente??? vai recompilar um kernel?
mtec :?
sim estou tentando recompilar o kernel, na verdade sou iniciante e estou querendo aprender algumas coisas.
Então tente:
make menuconfig
Agora vc está tentando executar a partir de um terminal no modo grafico ou modo texto??
mtec :good:
mtec valeu pela ajuda instalei novamente o slackware e tudo funcionou belezinha obrigado pela ajuda. fui
Amigo, na questao do find, se nao me engano vc tem q rodar o comando updatedb para ele criar o banco com a lista dos arquivos da tua maquina...
valeu
O updatedb é usado para atualizar a base de dados do locate/slocate.Postado originalmente por Carretta
O find não usa a base de dados do locate, ele faz a busca direto nos diretorios.