Como faço para instalar um programa no linux ja baixei o programa com extensao tar.gz abro o arquivo mas nao vejo como instalar o programa o que faço?
Obrigado.
Como faço para instalar um programa no linux ja baixei o programa com extensao tar.gz abro o arquivo mas nao vejo como instalar o programa o que faço?
Obrigado.
geralmente é:
$ ./configure
$ make
# make install
mas sempre que puder olhe o README ou INSTALL pra melhores especificações...
[]'s
cara como é para fazer eu digitei o comando e o endereço do arquivo na frente?
se for isso ele deu a mensagem dizendo sem regra para processar o alvo.
O que faço o programa que estou tentando instalar é o xine-lib baixei no superdownloads.
Se poder me ajudar agradeço.
Pedrocon,
Dependendo da distro que tu estás usando não é necessário instalar o aplicativo desta maneira. Especialmente o xibe-lib que é bastante conhecido.A grande maioria das distros vêm com gerenciador de pacotes. No Fedora é o yum, no Suse é o yast até o Arch tem o pacman.
Procure a documentação do gerenciador de pacotes de sua distro e faça uso dele.
Sim mas como te falei estou iniciando é uso o kurumin e gostaria de instalar nao so para usar o programa mas sim para ter experiencia. Ok.
Se alguem me poder dizer o que fazer agradeço.
primeiro descompacta o arquivo : tar xvfz "nome do arquivo"
depois como disse nosso amigo flamehazard :
$ ./configure
$ make
# make install
só lembrando que esses comandos
são executados dentro da pasta onde foram descompactados os arquivos...$ ./configure
$ make
# make install
$ - indica que o comando pode ser executado como usuario normal
# - indica que o comando só pode ser executado pelo super-usuário(na maioria dos casos root)
[]'s
Æ!!
Apenas uma correçãozinha:
tar -zxvf "nome do arquivo"
Não sei se a ordem dos tratores alteram o viaduto, mas eu postei mesmo por causa do Hífen...
Há braços
ai amigo, vc testou sem o " - " ?Postado originalmente por PotH
? :-D
Æ!!Postado originalmente por mbyte
cara...
Em outros comandos eu sei que dava errado sem o hífen....Por isso eu postei...mas nesse eu nem testei...
Mas c da certo, então beleza...^^
Há braços
Acredito que você vai aprender e compreender melhor com esse artigo escrito por Bruno Torres que está no seu blog.Postado originalmente por Pedrocon
"Como compilar programas a partir do código fonte" Link: http://brunotorres.net/2004/04/16/compilar-programas
Espero ter lhe ajudado!
no man do tar fala sobre o hifen
e se eu estiver correto não é necessário, e ordem dos tratores altera o viaduto sim....
mas em determinados casos para manter compatibilidade com outras coisas obscuras
sei q tem problema se trocar o z de lugar e o x talvez........
mas nesse caso acho q não dá problema
em todo caso isso eh muito bem explicado no man tar e info tar
descobri essas merdas qnd precisei usar o tar num HP-UX para fazer backup em fita DAT, nunca paguei tanto pau.....