Galera sempre vejo aqui topicos sobre Radius, mais ainda nao sei o que eh e como funciona e como pode me ajudar na administracao Wireless, alguem aqui usa pode me falar como funciona?
Grato
Galera sempre vejo aqui topicos sobre Radius, mais ainda nao sei o que eh e como funciona e como pode me ajudar na administracao Wireless, alguem aqui usa pode me falar como funciona?
Grato
O uso do radius em si naum ajudaria muita coisa.
O que vc pode fazer em implementar um pppoe + radius ou um hotspot com radius.
Facilita muito a vida do adm pois simplesmente se cadastra o nome de usuario e a senha.
nao preisa ficar cadastrando mac+ip e criando subredes o tempo todo.
No caso do pppoe+radius o funcionamento eh o seguinte.
O pppoe eh fica rodando na interface de saida pros seus clientes e fica "escutando" os pedidos de conexao. Assim que recebe um pedido encaminha pro radius, que verifica se o nome de usuario e senha estao cadastrados. Apos isso, retorna um pacote pro cliente com o ip, a velocidade contratada e libera a navegaçao.
que maquina precisa para usar pppoe em uns 300 clientes?Postado originalmente por achiodi
usa um sempron 2.4 com 512 de memoria que ja roda mto bem.
O radius não é nd mais do que um serviço de autenticação!
ele pode ser usado para quase tudo o que tenha de ser autenticado, até mesmo um simples login em uma maquina linux, pode ser congigurado para autenticar num servidor radius externo..
um servico de autenticacao que se bem usado controla a banda do cliente e faz accounting!
o que eu gostaria de saber era se tem como o cadastro de macs do ap2000 poderia ficar no linux para nao precisar ficar reiniciando o ap toda vez que cadastrar um novo mac.Postado originalmente por achiodi
blz..