+ Responder ao Tópico



  1. #1
    iknow
    Visitante

    Question squid nao respeita regra :-\

    Ola a todos,

    Estou configurando squid no servidor1, ele nao aceita a regra que eu coloco , sendo que no servidor2 a mesma regra funciona numa boa , a regra eh simples :

    acl IPS_REDE_LOCAL src "/etc/squid/content_rules/IPS_REDE_LOCAL"
    obs.:conteudo do arquivo : 192.168.1.10

    acl IPS_REDE_LOCAL_LIB src "/etc/squid/content_rules/IPS_REDE_LOCAL_LIB"
    obs.:conteudo do arquivo: 192.168.1.20

    acl SITES_RESTRITOS url_regex -i google.com.br

    http_access allow SITES_RESTRITOS !IPS_REDE_LOCAL
    http_access deny SITES_RESTRITOS !IPS_REDE_LOCAL_LIB
    http_access deny all

    Isso, no servidor2, deixa somente o ip 192.168.1.20 navegar no google os outros ips(hosts/maquinas) nao navegam no google.com.br.

    Isso no servidor1 todos os ips(hosts/maquinas) navegam no google .

    A distro eh a mesma e a versao do squid tambem eh a mesma.

    Uma coisa, quando acesso o arquivo de config do squid (/etc/squid/squid.conf) no servidor1 ele informa que o arquivo esta sendo usando e pede para pressionar <enter> para acessar o aquivo, jah no servidor2 nao aparece essa msg.

    Alguem tem ideia do que possa ser ?

    Agradeço a atencao.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por underlinux Ver Post
    Ola a todos,

    Estou configurando squid no servidor1, ele nao aceita a regra que eu coloco , sendo que no servidor2 a mesma regra funciona numa boa , a regra eh simples :

    acl IPS_REDE_LOCAL src "/etc/squid/content_rules/IPS_REDE_LOCAL"
    obs.:conteudo do arquivo : 192.168.1.10

    acl IPS_REDE_LOCAL_LIB src "/etc/squid/content_rules/IPS_REDE_LOCAL_LIB"
    obs.:conteudo do arquivo: 192.168.1.20

    acl SITES_RESTRITOS url_regex -i google.com.br

    http_access allow SITES_RESTRITOS !IPS_REDE_LOCAL
    http_access deny SITES_RESTRITOS !IPS_REDE_LOCAL_LIB
    http_access deny all

    Isso, no servidor2, deixa somente o ip 192.168.1.20 navegar no google os outros ips(hosts/maquinas) nao navegam no google.com.br.

    Isso no servidor1 todos os ips(hosts/maquinas) navegam no google .

    A distro eh a mesma e a versao do squid tambem eh a mesma.

    Uma coisa, quando acesso o arquivo de config do squid (/etc/squid/squid.conf) no servidor1 ele informa que o arquivo esta sendo usando e pede para pressionar <enter> para acessar o aquivo, jah no servidor2 nao aparece essa msg.

    Alguem tem ideia do que possa ser ?

    Agradeço a atencao.
    Uma hipótese sobre o quê pode estar ocorrendo é que o Squid não está lendo o arquivo de configuração que você está editando. Isso geralmente ocorre quando nós compilamos o Squid e colocamos strings de configuração divergentes entre as duas instalações, na hora do "configure".

    Para checar se esse é realmente o problema, digite:

    Código :
    # squid -v

    Em ambos os servidores e veja se ambas as opções de instalação são as mesmas.

    Agora, sobre o caso do arquivo do Squid já aberto, você pode ver quem já está utilizando o arquivo com o comando lsof.

    Ah, só para ter certeza... você reiniciou/deu um HUP no Squid depois de alterar as regras, não?

  3. #3
    iknow
    Visitante

    Question squid nao respeita regra :-\

    Citação Postado originalmente por xstefanox Ver Post
    Uma hipótese sobre o quê pode estar ocorrendo é que o Squid não está lendo o arquivo de configuração que você está editando. Isso geralmente ocorre quando nós compilamos o Squid e colocamos strings de configuração divergentes entre as duas instalações, na hora do "configure".
    Eu nao compilei o squid, ele foi instalado juntamente com a instalacao do sistema operacional.

    Para checar se esse é realmente o problema, digite:

    Código :
    # squid -v

    Em ambos os servidores e veja se ambas as opções de instalação são as mesmas.
    Esta exatamente igual nos dois.

    Agora, sobre o caso do arquivo do Squid já aberto, você pode ver quem já está utilizando o arquivo com o comando lsof.
    #lsoft > lsoft.txt
    #vi lsoft.txt

    /squid.conf
    not found: squid.conf

    Pelo meu conhecimento percebo aqui que ele nao esta sendo usado esta certo isso ???

    Ah, só para ter certeza... você reiniciou/deu um HUP no Squid depois de alterar as regras, não?
    Sim, sempre:

    #service squid reload




    Ate agora nao achei a solucao

    Valeu a atencao.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por underlinux Ver Post
    Eu nao compilei o squid, ele foi instalado juntamente com a instalacao do sistema operacional.



    Esta exatamente igual nos dois.



    #lsoft > lsoft.txt
    #vi lsoft.txt

    /squid.conf
    not found: squid.conf

    Pelo meu conhecimento percebo aqui que ele nao esta sendo usado esta certo isso ???



    Sim, sempre:

    #service squid reload




    Ate agora nao achei a solucao

    Valeu a atencao.
    Não é lsoft, mas sim lsof.

  5. #5
    iknow
    Visitante

    Thumbs up squid nao respeitaVA regra :-)

    Não é lsoft, mas sim lsof.
    O erro de digitacao foi somente no forum.

    Agora eu entendi o que estava fazendo de errado, nao acho bem errado mas tudo bem .

    Vamos lá:

    No IPS_REDE_LOCAL e IPS_REDE_LOCAL_LIB eu inseria o IP para testar, exemplo :

    IPS_REDE_LOCAL
    192.168.0.10

    IPS_REDE_LOCAL_LIB
    192.168.0.20


    Placa de rede o IP: 192.168.0.20

    Testava, via que conseguia acesso a pagina bloqueada e invertia os valores dos arquivos, deixando:

    IPS_REDE_LOCAL
    192.168.0.20

    IPS_REDE_LOCAL_LIB
    192.168.0.10


    #service squid reload
    squid... [OK]

    E corria para o navegador, e ele navegava pelo site bloqueado normalmente. Entao pensei em vez de inverter o ip dos arquivo de configuracao, eu vou alterar o IP da placa, e bingo, funcionou .

    So gostaria de entender , porque nao funciona da maneira que eu fiz...???

    Agrade a atencao do xstefanox, valeu cara !!!

    :wq
    Última edição por iknow; 06-12-2006 às 11:18.