Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    alexandersn
    Visitante

    Smile Sugestão sobre configuração de hardware de MK.

    Boa noite senhores,

    Gostaria da ouvir a sugestões sobre a configuração de hardware que estou montado para ser um AP rodando MK.

    EQUIPAMENTO: Intel Pentium 233 MMX, 512 MB RAM PC100, HD 3 GB.

    SISTEMA OPERACIONAL: Mikrotik 4 Level - Versão: 2.9.39.

    BACKBONE: Dlink DWL-G520 e Antena Parábola 21 dBi 45 cm WLL-45.

    ACCESS POINT 01: Adaptador PCMCIA Ricoh, Cartão PCMCIA Cartão Senao 200 mW EXT2 (2 saídas) e Antena Omni 15 dBi 360° Ideal.

    ACCESS POINT 02: Adaptador PCMCIA Ricoh, Cartão PCMCIA Cartão Senao 200 mW EXT2 (2 saídas), 02 Antena Setorial 9,0 dBi - 120° - Polar. Vertica e Divisor de potência (2 saídas).

    Cenário: seria conseguir com esta configuração atender aproximadamente 200 clientes conectados simultaneamente e interligar dois prédios a uma distância de 100m.

    Isto é viável???? Alguma sugestão ou ajuste???

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandersn Ver Post
    Boa noite senhores,

    Gostaria da ouvir a sugestões sobre a configuração de hardware que estou montado para ser um AP rodando MK.

    EQUIPAMENTO: Intel Pentium 233 MMX, 512 MB RAM PC100, HD 3 GB.

    SISTEMA OPERACIONAL: Mikrotik 4 Level - Versão: 2.9.39.

    BACKBONE: Dlink DWL-G520 e Antena Parábola 21 dBi 45 cm WLL-45.

    ACCESS POINT 01: Adaptador PCMCIA Ricoh, Cartão PCMCIA Cartão Senao 200 mW EXT2 (2 saídas) e Antena Omni 15 dBi 360° Ideal.

    ACCESS POINT 02: Adaptador PCMCIA Ricoh, Cartão PCMCIA Cartão Senao 200 mW EXT2 (2 saídas), 02 Antena Setorial 9,0 dBi - 120° - Polar. Vertica e Divisor de potência (2 saídas).

    Cenário: seria conseguir com esta configuração atender aproximadamente 200 clientes conectados simultaneamente e interligar dois prédios a uma distância de 100m.

    Isto é viável???? Alguma sugestão ou ajuste???

    Vamos por partes:

    De memória acho que tá legal. Só achei meio fraco o processamento. O HD sem proxy dá e sobre. Se rodar um proxy este HD não funfa.

    Level 4?? Porque não o 6 que é completo e caso necessite de algum recurso o level 4 pode deixar a desejar.

    Acho q para o backbone está legal.

    Sobre os cartões SENAO 2511 EXT2. Aguentam em média 90 a 120 clientes simultaneos, dependendo do "senário". Ele possue 2 saidas a qual apenas UMA funciona. Para ser mais preciso a saída da esquerda (bunda do cartão virado para sua barriga). A outra saida apenas transmite. A antena onmi e setorial??? Seria melhor (no meu ponto de vista), colocar 3 setoriais de 120º com 3 cartões. Até +- 300 clientes sem gerar nem receber muita interferencia. Sobre conectar a 2 prédios, com estes cartões e antenas (onmi e setorial), dá tranquilamente.

    Se faltar alguma coisa, fala ae!!

  3. #3
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandersn Ver Post
    Boa noite senhores,

    Gostaria da ouvir a sugestões sobre a configuração de hardware que estou montado para ser um AP rodando MK.

    EQUIPAMENTO: Intel Pentium 233 MMX, 512 MB RAM PC100, HD 3 GB.

    SISTEMA OPERACIONAL: Mikrotik 4 Level - Versão: 2.9.39.

    BACKBONE: Dlink DWL-G520 e Antena Parábola 21 dBi 45 cm WLL-45.

    ACCESS POINT 01: Adaptador PCMCIA Ricoh, Cartão PCMCIA Cartão Senao 200 mW EXT2 (2 saídas) e Antena Omni 15 dBi 360° Ideal.

    ACCESS POINT 02: Adaptador PCMCIA Ricoh, Cartão PCMCIA Cartão Senao 200 mW EXT2 (2 saídas), 02 Antena Setorial 9,0 dBi - 120° - Polar. Vertica e Divisor de potência (2 saídas).

    Cenário: seria conseguir com esta configuração atender aproximadamente 200 clientes conectados simultaneamente e interligar dois prédios a uma distância de 100m.

    Isto é viável???? Alguma sugestão ou ajuste???
    Bom ja respondi sua MP né?

  4. #4

    Padrão

    para roteamento ta blz, não precisa desta memoria toda.. 64MB roda na boa, agora se for fazer cache aumente o processador e o hd.

  5. #5
    alexandersn
    Visitante

    Padrão Diferença!!!

    Senhores,
    Então não há vantagem em adiquirir um cartão SENAO com duas saídas, qual a diferença de custo e técnico para o cartão SENAO com uma saída.

    Outra coisa, comprei um placa wireless DWL-G510 v.c1, não reconheceu!!! ou será q fiz algo errado???

    Quais as antenas q devo usar? Homologada (Omni, Setorial e Direcional)?

  6. #6

    Padrão

    Cara. Basicamente pode considerar este modelo da SENAO com apenas 1 saída, já que a outra basicamente é de "enfeite" (ainda não encontrei utilizada em uma saide que apenas transmite). O ideal é utilizar 1 cartão com uma antena. Vou até contra a opinião de alguns daqui. O que você pode fazer para baratear o seu sistema (se realmente for necessário) é utilizar um divisor de antena 50 ohms, para conector "N". Tem gente aqui que fala muito mal, condena e etc. Utilizei um para testes e supriu minhas necessidades. Realizei um teste com e sem o divisor e não houve nenhuma diferença do sinal (no meu caso até melhorou, pois ao invés de uma antena, ficaram 2 captando os sinais). Sobre as antenas, no meu ver, você poderia utilizar antenas setoriais (homologa = hiperlink = cara) na sua torre principal. Se você for colocar um hotspot (em um condomínio, praça, etc), recomendo trabalhar com uma onmi naquele local. Basicamente isto resolveria seu caso.


    PS; Os cartões SENAO 2511 EXT2 são ótimos. Caso a grana esteja curta, utilize 2 antenas para cada cartão (empregando o divisor de 1X2); Seria uma solução, ao menos provisória.

  7. #7
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandersn Ver Post
    Senhores,
    Então não há vantagem em adiquirir um cartão SENAO com duas saídas, qual a diferença de custo e técnico para o cartão SENAO com uma saída.

    Outra coisa, comprei um placa wireless DWL-G510 v.c1, não reconheceu!!! ou será q fiz algo errado???

    Quais as antenas q devo usar? Homologada (Omni, Setorial e Direcional)?
    Essa dlink g510 v c1 tem chipset texas que o mikrotik não da suporte, usa a versão b1.

  8. #8

    Padrão

    Level 4 deve ser porque você comprou a licença e nela deve ter tudo o que você precisa pra rodar seu provedor..
    Porque em termos de grana level 4 e level 6 tem imensa diferença..
    Só acho disperdício comprar uma licença pra por num Hd pequeno como o seu.. se um dia pensar em aumentar e fazer um bom cache, vai ter que comprar outra licença.. Apesar da level 4 não ser tão cara.. Na faixa de R$ 100,00..

    Até..

  9. #9

    Padrão Senao

    Kra gostei do Cartao senao, a questao das 2 saidas, pra mim quebra um galho legal, ja que tenho 2 paineis da tsm orizontais de 14 dbm, gracas as 2 saidas nao precisei de divisor de potencia, e assim usava ap2000 com orinoco gold, kra quando coloquei o mk, em alguns casos o sinal chegou a triplicar, e a questao da placa dwl510 c1, como disse o colega realmente o mk nao reconhece pega uma dwl510 b1, funciona em 5.8 e em 2.4 pra fazer p2p é joia

  10. #10

    Padrão

    Caro Aldo.mau

    Só lembrando q o cartao senao tem 2 saidas para antena, Tx e Rx, mas para usar em antena vc só vai poder ultilizar 1....

  11. #11
    alexandersn
    Visitante

    Padrão Como assim!!!

    Citação Postado originalmente por Nazzi Ver Post
    Level 4 deve ser porque você comprou a licença e nela deve ter tudo o que você precisa pra rodar seu provedor..
    Porque em termos de grana level 4 e level 6 tem imensa diferença..
    Só acho disperdício comprar uma licença pra por num Hd pequeno como o seu.. se um dia pensar em aumentar e fazer um bom cache, vai ter que comprar outra licença.. Apesar da level 4 não ser tão cara.. Na faixa de R$ 100,00..

    Até..
    Não compreendi!!! a diferença do Level 4 e 6 com referência ao Cache? Outra coisa, cache de 02GB para 200 cliente é pouco???

  12. #12

    Padrão

    sim é pouco...
    HD de 40Gb no minimo...e processador acima de 750mhz....


    flws...

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandersn Ver Post
    Não compreendi!!! a diferença do Level 4 e 6 com referência ao Cache? Outra coisa, cache de 02GB para 200 cliente é pouco???
    Isso.. A licença pega o número de série do hd.. Se usar um hd pequeno e um dia for aumentar, vai ter que jogar a licença fora.. ou continuar sem fazer cache..

    Pq 2 GB de cache é muito pouco.. ainda mais pra 200 clientes.. A não ser que você tenha um link sobrando.. Ai num faz muito caso.. Mas caso você queira economizar no link, no mínimo uns 40 Gb de cache serão necessários...

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Nazzi Ver Post
    Isso.. A licença pega o número de série do hd.. Se usar um hd pequeno e um dia for aumentar, vai ter que jogar a licença fora.. ou continuar sem fazer cache..

    Pq 2 GB de cache é muito pouco.. ainda mais pra 200 clientes.. A não ser que você tenha um link sobrando.. Ai num faz muito caso.. Mas caso você queira economizar no link, no mínimo uns 40 Gb de cache serão necessários...
    Mas 40 Gb de cache não acaba deixando o sistema muito lento, uma vez que o cache está muito grande e o Mikrotik demoraria demais para "encontrar" os arquivos no próprio cache??

  15. #15

    Padrão

    O ideal para o cache não ficar muito grande e consequentemente lento, seria viável aplicar um script com um agendamento no MK, limpando o cache de tempos em tempos. Para quem quiser, o script:

    SCRIPT PARA PARAR O PROXY

    /ip web-proxy set enabled=no

    SCRIPT PARA LIMPAR O PROXY

    /ip web-proxy clear-cache

    SCRIPT PARA REINICIAR O PROXY

    /ip web-proxy set enabled=yes

    Vá em shendule e defina de quanto em quanto tempo ele irá limpar o proxy. A ordem dos script é:

    PARAR PROXY => LIMPAR PROXY => RECRIAR O PROXY.

    David MArcony

  16. #16
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Aldo.mau Ver Post
    e a questao da placa dwl510 c1, como disse o colega realmente o mk nao reconhece pega uma dwl510 b1, funciona em 5.8 e em 2.4 pra fazer p2p é joia
    Axo q o colega se equivocou, a Dlink q funciona em 5.8 é a AG530.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    O ideal para o cache não ficar muito grande e consequentemente lento, seria viável aplicar um script com um agendamento no MK, limpando o cache de tempos em tempos. Para quem quiser, o script:

    SCRIPT PARA PARAR O PROXY

    /ip web-proxy set enabled=no

    SCRIPT PARA LIMPAR O PROXY

    /ip web-proxy clear-cache

    SCRIPT PARA REINICIAR O PROXY

    /ip web-proxy set enabled=yes

    Vá em shendule e defina de quanto em quanto tempo ele irá limpar o proxy. A ordem dos script é:

    PARAR PROXY => LIMPAR PROXY => RECRIAR O PROXY.

    David MArcony
    Acha mesmo que fica lento?? Eu já acho que quanto maior o cache, menos coisas da net tem que baixar...
    Só faço cache de arquivos grandes..
    E outro.. ele faz cache em memória também.. Diferente dos squids da vida..
    Sei não.. Me explica sua opinião..
    Última edição por Nazzi; 14-01-2007 às 12:09.

  18. #18

    Lightbulb

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    O ideal para o cache não ficar muito grande e consequentemente lento, seria viável aplicar um script com um agendamento no MK, limpando o cache de tempos em tempos. Para quem quiser, o script:

    SCRIPT PARA PARAR O PROXY

    /ip web-proxy set enabled=no

    SCRIPT PARA LIMPAR O PROXY

    /ip web-proxy clear-cache

    SCRIPT PARA REINICIAR O PROXY

    /ip web-proxy set enabled=yes

    Vá em shendule e defina de quanto em quanto tempo ele irá limpar o proxy. A ordem dos script é:

    PARAR PROXY => LIMPAR PROXY => RECRIAR O PROXY.

    David MArcony
    Brother,
    Acho que há uma divergência de idéias quanto ao cache, seguinte, primeiro o pessoal sugere que o cache deva ser grade para poder guardar muitas informaçãoes, tipo 30gb de cache. Dai quando chegar por volta de 20gb por exemplo, a coisa (mk) começa a demorar para encontrar os objetos em cache etc e tal... e eu coloco um script para ficar limpando o cache por exemplo, uma vez por semana. Minha idéia.
    Não seria mais viável então setar uns 10gb de cache, e deixar que o próprio (squid/mk), vá limpando de acordo com o uso, pq sabemos que quando o cache enche ele vai eliminando os objetos antigos e guardando os novos.
    Posso ter falado besteira mais esse é minha opinião.

  19. #19

    Padrão

    Olá,
    Gente eu tinha pensando nisso mais fui conferir antes de falar, no site internacional do mikrotik em seu manual, tem-se a informação de que o web-proxy armazena em cache os objetos e que esses são considerados novos por um período de 72h, a não ser que o seu cabeçalho venha especificando um período maior.
    No meu pouco entendimento então a grande maioria das coisas que armazenamos em cache tem seu tempo de vida útil de apenas 3 dias. Caso alguem queria conferir olha aqui o fragmento do texto:

    "Expire time of cache entries can be different for each HTML page (specified in headers). But, if there is no such header, the entry will be considered fresh for not more than 72 hours." http://www.mikrotik.com/testdocs/ros...p/webproxy.php

  20. #20
    alexandersn
    Visitante

    Padrão Opa!!! Amarrada ao Serial do HD!?

    Citação Postado originalmente por Nazzi Ver Post
    Isso.. A licença pega o número de série do hd.. Se usar um hd pequeno e um dia for aumentar, vai ter que jogar a licença fora.. ou continuar sem fazer cache..

    Pq 2 GB de cache é muito pouco.. ainda mais pra 200 clientes.. A não ser que você tenha um link sobrando.. Ai num faz muito caso.. Mas caso você queira economizar no link, no mínimo uns 40 Gb de cache serão necessários...
    Que isso... então ser meu HD for para o saco adeus minha licença? como é isto!? isto já ocorreu com alguém? como resolver isto quando ocorre?

    Na verdade estarei cascatinhado o MK atrás de um SQUID, sendo assim, o MK estará solicitando ao SQUID as páginas e este SQUID tem 20GH de espaço em disco para Cache. Entre o SQUID e o MK tenho um backbone de 54Mbps e o cache do MK estarei trocando o disco e ficará com 07GB para cache. Qual a opinião dos amigos??? tá legal assim?

    Outra coisa, qual seria o link bom para 250 clientes??? 512kbps é pouco?