Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Problema com interferencia

    Galera estou com um problema no meu mikrotik.

    Seguinte, por volta das 19:30 comeca a ficar lento, desconfio de interferencia, mas alterando os canais o problema persiste.

    Alguem já passou por problema igual?

    As placas que eu uso são D-Link AG 530.

    Outro problema que eu também constatei, tentei trocar as placas por cartão senao long range, nessa maquina eu consigo instalar a placa pci, mas o cartao ele nao reconhece em outras maquinas testei e instala normalmente.

    Por favor me ajudem.

    Abraço

  2. #2

    Padrão

    quantos clientes tem em cada cartão ?

  3. #3

  4. #4

    Padrão

    é masi provável que seja sobre carga nos cartões. Este é o horário de pico. Pode ser também cartões deconfigurados, ae quando entra no horário de pico, fica ruim. Posta ae as configurações dos cartões...


    PS: Qual o nível de sinal destes assinantes??? Tem muito acima de -80? Há variação do sinal deles (sinais ficam variando)? Qual modo de operação vc trabalha com estes cartões?
    Última edição por catvbrasil; 23-01-2007 às 19:35.

  5. #5

    Padrão

    Duas coisas : pode ser configuração e pode ser sobrecarga.
    Não sei se vc já percebeu,mas a dias vem circulando por aqui post com esses mesmos problemas. Mas posta ae as configurações pra gente dar uma olhada !

  6. #6

    Padrão

    As configs vo pegar certinho e vou postar....

    Sinal a gente trabalha com velocidade 11 Mb, e os db, procuramos trabalhar entre -50 e -75, q eh um niver d bom pra otimo. Tbm observamos se algum cliente nao atingir 11 Mb durante um periodo longo no dia, imediatamente encaminhamos um tecnico para averiguar o q acontece para poder resolver.

    Hj tivemos o mesmo problema novamente por volta das 19 horas, sobrecarga nao acredito ser pois nosso horario d pico da inicio as 14 horas e segue ateh meia noite, qdo eram 10 horas estava normal novamente.

    As placas soh trabalham com 2.4 b.

    Amanha postarei as configs corretas

  7. #7

    Padrão Configuração

    Galera dei um export na configuração dos cartoes, e estou postando aqui, espero que me ajudem.

    segue as configurações:

    # jan/24/2007 08:39:21 by RouterOS 2.9.39
    # software id = 1JLV-C00
    #
    / interface wireless
    set water name="water" mtu=1500 mac-address=xx:xx:xx:xx:xx:xx arp=enabled disable-running-check=no radio-name="water" mode=ap-bridge \
    ssid="water" area="" frequency-mode=manual-txpower country=no_country_set antenna-gain=0 frequency=2437 band=2.4ghz-b scan-list=default \
    rate-set=default supported-rates-b=1Mbps,2Mbps,5.5Mbps,11Mbps supported-rates-a/g=6Mbps,9Mbps,12Mbps,18Mbps,24Mbps,36Mbps,48Mbps,54Mbps \
    basic-rates-b=1Mbps basic-rates-a/g=6Mbps max-station-count=2007 ack-timeout=60 tx-power-mode=default noise-floor-threshold=default \
    periodic-calibration=default periodic-calibration-interval=60 burst-time=disabled dfs-mode=none antenna-mode=ant-a wds-mode=disabled \
    wds-default-bridge=none wds-default-cost=100 wds-cost-range=50-150 wds-ignore-ssid=no update-stats-interval=disabled \
    default-authentication=no default-forwarding=no default-ap-tx-limit=0 default-client-tx-limit=0 proprietary-extensions=pre-2.9.25 \
    hide-ssid=no security-profile=default disconnect-timeout=3s on-fail-retry-time=100ms preamble-mode=long compression=no \
    allow-sharedkey=no comment="" disabled=no
    set box name="box" mtu=1500 mac-address=xx:xx:xx:xx:xx:xx arp=enabled disable-running-check=no radio-name="box" mode=ap-bridge ssid="box" \
    area="" frequency-mode=manual-txpower country=no_country_set antenna-gain=0 frequency=2462 band=2.4ghz-b scan-list=default \
    rate-set=default supported-rates-b=1Mbps,2Mbps,5.5Mbps,11Mbps supported-rates-a/g=6Mbps,9Mbps,12Mbps,18Mbps,24Mbps,36Mbps,48Mbps,54Mbps \
    basic-rates-b=1Mbps basic-rates-a/g=6Mbps max-station-count=2007 ack-timeout=41 tx-power-mode=default noise-floor-threshold=default \
    periodic-calibration=default periodic-calibration-interval=60 burst-time=disabled dfs-mode=none antenna-mode=ant-a wds-mode=disabled \
    wds-default-bridge=none wds-default-cost=100 wds-cost-range=50-150 wds-ignore-ssid=no update-stats-interval=disabled \
    default-authentication=no default-forwarding=no default-ap-tx-limit=0 default-client-tx-limit=0 proprietary-extensions=pre-2.9.25 \
    hide-ssid=no security-profile=default disconnect-timeout=3s on-fail-retry-time=100ms preamble-mode=long compression=no \
    allow-sharedkey=no comment="" disabled=no
    set tower name="tower" mtu=1500 mac-address=xx:xx:xx:xx:xx:xx arp=enabled disable-running-check=no radio-name="tower" mode=ap-bridge \
    ssid="tower" area="" frequency-mode=manual-txpower country=no_country_set antenna-gain=0 frequency=2462 band=2.4ghz-b scan-list=default \
    rate-set=default supported-rates-b=1Mbps,2Mbps,5.5Mbps,11Mbps supported-rates-a/g=6Mbps,9Mbps,12Mbps,18Mbps,24Mbps,36Mbps,48Mbps,54Mbps \
    basic-rates-b=1Mbps basic-rates-a/g=6Mbps max-station-count=2007 ack-timeout=41 tx-power-mode=default noise-floor-threshold=default \
    periodic-calibration=default periodic-calibration-interval=60 burst-time=disabled dfs-mode=none antenna-mode=ant-a wds-mode=disabled \
    wds-default-bridge=none wds-default-cost=100 wds-cost-range=50-150 wds-ignore-ssid=no update-stats-interval=disabled \
    default-authentication=no default-forwarding=no default-ap-tx-limit=0 default-client-tx-limit=0 proprietary-extensions=pre-2.9.25 \
    hide-ssid=no security-profile=default disconnect-timeout=3s on-fail-retry-time=100ms preamble-mode=long compression=no \
    allow-sharedkey=no comment="" disabled=no
    / interface wireless nstreme
    set water enable-nstreme=no enable-polling=yes framer-policy=none framer-limit=3200
    set box enable-nstreme=no enable-polling=yes framer-policy=none framer-limit=3200
    set tower enable-nstreme=no enable-polling=yes framer-policy=none framer-limit=3200
    / interface wireless manual-tx-power-table
    set water manual-tx-powers=1Mbps:17,2Mbps:17,5.5Mbps:17,11Mbps:17,6Mbps:17,9Mbps:17,12Mbps:17,18Mbps:17,24Mbps:17,36Mbps:17,48Mbps:17,54Mbps:\
    17
    set box manual-tx-powers=1Mbps:17,2Mbps:17,5.5Mbps:17,11Mbps:17,6Mbps:17,9Mbps:17,12Mbps:17,18Mbps:17,24Mbps:17,36Mbps:17,48Mbps:17,54Mbps:17\

    set tower manual-tx-powers=1Mbps:17,2Mbps:17,5.5Mbps:17,11Mbps:17,6Mbps:17,9Mbps:17,12Mbps:17,18Mbps:17,24Mbps:17,36Mbps:17,48Mbps:17,54Mbps:\
    17
    / interface wireless security-profiles
    set default name="default" mode=none authentication-types="" unicast-ciphers="" group-ciphers="" wpa-pre-shared-key="" \
    wpa2-pre-shared-key="" eap-methods=passthrough tls-mode=no-certificates tls-certificate=none static-algo-0=none static-key-0="" \
    static-algo-1=none static-key-1="" static-algo-2=none static-key-2="" static-algo-3=none static-key-3="" static-transmit-key=key-0 \
    static-sta-private-algo=none static-sta-private-key="" radius-mac-authentication=no group-key-update=5m
    / interface wireless align
    set frame-size=300 active-mode=yes receive-all=no audio-monitor=00:00:00:00:00:00 filter-mac=00:00:00:00:00:00 ssid-all=no \
    frames-per-second=25 audio-min=-100 audio-max=-20
    / interface wireless access-list
    ***


    ***
    / interface wireless snooper
    set multiple-channels=yes channel-time=200ms receive-errors=no
    / interface wireless sniffer
    set multiple-channels=no channel-time=200ms only-headers=no receive-errors=no memory-limit=10 file-name="" file-limit=10 \
    streaming-enabled=no streaming-server=0.0.0.0 streaming-max-rate=0

  8. #8

    Padrão

    Galera eu consegui resolver o problema.

    Troque os cartoes que estavam no server, tirei os D-Link AG 530 e coloquei cartao senao com chipset prism... pelos testes que estamos fazendo aqui, nao tive mais o problema, eu recomendo o uso desses cartoes e descartem os
    D-Link, só dor de cabeça

  9. #9

    Padrão

    ola amigo blz . aonde vc encontro estes cartao ? esse cartao e o cb3 ?

  10. #10

    Padrão

    Acho que condenar os AG530, seria muito presipitado, poderia ser configuracoes que por default sao diferentes nos cartoes prism e atheros.

  11. #11

    Padrão

    olá amigo...usamos ag 530 aqui em 5.8 e nunca tivemos problema algum...temos alguns problemas com g 510..mas ae em 2.4..

    como disse o amigo acima acho q é cedo descartar a dlink..

    mas blz....qq coisa poste ae..

    t+ e bom trabalho..

  12. #12

    Padrão

    ola pessoal .. to presisando de cartao senao ..alguem sabe aonde encontra ?

  13. #13

  14. #14

    Padrão

    Não desmerecendo a D-Link, tem alguns produtos fantasticos dela, inclusive na minha casa utilizo um AP D-Link 2000 pra fazer rede interna, tava perdido aqui no provedor e já tah fufando belezinha em casa, mas qdo se trata de fazer utilização outdor com D-Link só estou tomando prejuizo, inclusive postei as configs no forum, estou aguardando alguem dar alguma sugestão sobre elas, se alguem puder me ajudar agradeço, ainda tenho pontos com a AG-530 trabalhando em 2.4.

    A respeito do amigo que está querendo os cartões, de uma procurada nas lojas Informática & Cia e Wireless Connect, acho que eles devem ter lá os cartões.

    Abraço galera

  15. #15

    Padrão

    Buenas
    Talvez o seu problema seja semelhante ao nosso (postado em outro tópico).
    Observamos que em horários aleatórios do dia ficava muito ruim a conexão.
    Descobrimos que um cliente que está muito distante, ao conectar na AP, fazia automaticamente o ACK Timeout subir (deixamos configurado para dynamic).

    Mesmo tentando fixar o ACK em vários valores diferentes, quando esse usuario conectava ficava péssimo. Tínhamos outro (um hotel) distante que também afetava muito quando conectava. Mudamos eles para outra AP.

    Faça o seguinte teste: quando estiver ruim a conexão, bloqueie os que tem sinal piores (faz isso no AccessList do Wireless no MT).
    Eles não irão conectar na AP. Faça os testes novamente e vai liberando um por um dos clientes, fazendo testes (de ping fizemos aqui) até descobrir se algum desses seus clientes está afetando sua rede.

  16. #16

    Padrão

    Galera pra quem ainda procura os cartoes Senao vcs podem encontrar na Rossat Informatica, ROSSAT // Distribuidor Wireless, o modelo eh NL-2511CD PLUS EXT2.

  17. #17

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por mfeltrin Ver Post
    Galera eu consegui resolver o problema.

    Troque os cartoes que estavam no server, tirei os D-Link AG 530 e coloquei cartao senao com chipset prism... pelos testes que estamos fazendo aqui, nao tive mais o problema, eu recomendo o uso desses cartoes e descartem os
    D-Link, só dor de cabeça
    Exato. Era esse mesmo o problema, a um ano atraz comprei meu primeiro cartão para tentar fazer um linuxap e foi o dwlag530 e o mesmo foi uma negação ate pensei que n adiantaria em nada montar maquina.... etc dai compei o senao sl2511 e é uma maravilha em 2.4ghz uso hoje em todas as minhas torres senao sl2511, na minha opinião no mt esta sendo o melhor cartão em 2.4ghz. Mas n é de desmerecer o dwlag530 pq o mesmo em 5.8ghz são excelentes uso tmb eles para interligar meu POP e funciona uma maravilha da um trafego real de 30MB de dados sem perca de pacotes.

    Abraços.

  18. #18

    Talking

    qt a Ag 530 trabalhando em 2.4 Ghz nem tenho o que dizer pois nao a uso... uso ela somente em 5.8 Ghz para fechamento de ptp... e nunca obtive problema...
    Para 2.4 uso Cartao Senao Prism ou a propria D-link do q uso a AG 520 e funciona q e uma beleza, mais temos que aumentar a taxa Tx Power para 20 e o ganho de antena para 23... nao e aconselhavel aumentar o Tx Power acima de 20 dBm.. pois isso pode causar um travamento do cartao...
    fora isso... td funcionando normalmente.

  19. #19
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por raus Ver Post
    qt a Ag 530 trabalhando em 2.4 Ghz nem tenho o que dizer pois nao a uso... uso ela somente em 5.8 Ghz para fechamento de ptp... e nunca obtive problema...
    Para 2.4 uso Cartao Senao Prism ou a propria D-link do q uso a AG 520 e funciona q e uma beleza, mais temos que aumentar a taxa Tx Power para 20 e o ganho de antena para 23... nao e aconselhavel aumentar o Tx Power acima de 20 dBm.. pois isso pode causar um travamento do cartao...
    fora isso... td funcionando normalmente.
    Pra vc ter idéia meus MK são todos com placas dlink g510 em 23 dbm em tx power, tem uma q ta a 3 meses de up time! só não ta mas pq reiniciei pra instalar o pacote do hotspot.
    Aqui Mikrotik é : a relógio, num para nunca!!!!

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Pra vc ter idéia meus MK são todos com placas dlink g510 em 23 dbm em tx power, tem uma q ta a 3 meses de up time! só não ta mas pq reiniciei pra instalar o pacote do hotspot.
    Aqui Mikrotik é : a relógio, num para nunca!!!!
    aqui tb sem problema.. nunk coloquei a placa a mais de 23 dbm por pesquisas q andei fazendo... e tb nem posso falar nd da Ag 51o pois nunca trabalhei com ela... mais bom ficar sabendo... valew ae