+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Muitas Conexões no Mikrotik!!!

    Pessoal,

    Tenho aqui um Mikrotik fazendo apenas LoadBalance em 8 Links... Até uns dias atrás estava tudo muito bem, mas, com o aumento do número de clientes e, consequentemente, de conexões simultâneas, tenho notado uma demora muito grande até o Mikrotik definir por qual link determinada conexão irá seguir...

    Alguém aeh usa um Mikrotik prá fazer LoadBalance numa rede com mais de 500 clientes, entre domésticos e corporativos? O Mikrotik tem alguma limitação quanto a isso???

    A Máquina é um Athlon XP 2GHz com 128 de RAM (a memória fica sempre com 109 Mb livres, a CPU nunca passa de 5% de uso e o disco praticamente está vazio)...

    Qualquer dica será bem-vinda, pois estou quebrando a cabeça já a alguns dias...

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por _AGM_ Ver Post
    Pessoal,

    Tenho aqui um Mikrotik fazendo apenas LoadBalance em 8 Links... Até uns dias atrás estava tudo muito bem, mas, com o aumento do número de clientes e, consequentemente, de conexões simultâneas, tenho notado uma demora muito grande até o Mikrotik definir por qual link determinada conexão irá seguir...

    Alguém aeh usa um Mikrotik prá fazer LoadBalance numa rede com mais de 500 clientes, entre domésticos e corporativos? O Mikrotik tem alguma limitação quanto a isso???

    A Máquina é um Athlon XP 2GHz com 128 de RAM (a memória fica sempre com 109 Mb livres, a CPU nunca passa de 5% de uso e o disco praticamente está vazio)...

    Qualquer dica será bem-vinda, pois estou quebrando a cabeça já a alguns dias...

    Porque nao divide esses clientes em 2 MK com loadbalance de 4links em cada? talvez ajude... se tiver alguma oura solucao, eu nao sei te informar...

  3. #3

    Padrão

    Olha só. Seu problema é falta de controle de conexão. ADSL apartir de 50 conexões fica uma bosta!!!!! Lá no manual passo a passo tem como fazer tal regra. Se mesmo assim não conseguir, add pra gente resolver esta parada!!!

    Mais um porém... coloca pelo menos mais 128mb de ram...

  4. #4

    Padrão

    tb concordo com a afirmaçao acima... ja q com tantos clientes e um lucro ate bacana, custa nada colocar um pouco mais de Memoria ram ... ira trabalhar bem mais confortavelmente

  5. #5

    Padrão

    Mas memória fica com 109 Mb Livres, dos 128 Mb... Não entendo pq precisar colocar mais memória... Eu estou achando que o problema mesmo é que os ADSL aqui pioraram muito nesses últimos dias, pq todo mundo q tem ADSL tá reclamando...

    Tanto que estou pensando em abandonar essas porcarias e trabalhar somente com link full.. Dá uma dierença e tanto, no desempenho e no custo também, hehehhe...

  6. #6

    Post

    tenho um link Full de 2megas e to querendo colocar 2 ADSL pra ajudar dar uma equilibrada e montar meu load balance.

    Que licença devo adquirir do mikrotik pra essa finalidade? obrigado e boa sorte.

  7. #7

    Padrão

    A de nível 4 já resolve... Ou senão, qualquer uma das crackeadas aeh... Mas vale à pena gastar US$ 45,00 prá ter as atualizações;....

  8. #8

  9. #9

    Padrão

    aqui eu tive muitos problemas com adsl ....este tipo de servico que usava e provisorio e trabalhei com um custo menor alavancando mais clientes..
    Apos tantos problemas de lentidao perca de pacotes etc.. tentei colocar via cabo tbem e nao resolveu .. tava com 3 mega a cabo e so problemas ... mudei a pouco tento pra um link de fibra de uma operadora CTBC telecon show de bola.. resolveu tudo e so com 2 mega supriu minha necessidade ..
    Vale a dica ... adsl e provisorio .

  10. #10

    Question Zek

    Citação Postado originalmente por fernandolv Ver Post
    aqui eu tive muitos problemas com adsl ....este tipo de servico que usava e provisorio e trabalhei com um custo menor alavancando mais clientes..
    Apos tantos problemas de lentidao perca de pacotes etc.. tentei colocar via cabo tbem e nao resolveu .. tava com 3 mega a cabo e so problemas ... mudei a pouco tento pra um link de fibra de uma operadora CTBC telecon show de bola.. resolveu tudo e so com 2 mega supriu minha necessidade ..
    Vale a dica ... adsl e provisorio .

    kra vc tem qtos clientes. com esses 2 Mb? tem ideia qtos ficam conectados na hora de pico ?

  11. #11

    Padrão

    o segredo e o seguinte meu caro... e fatorar bem o seu link .. links adsl ou a cabo nao tem banda garantida nenhuma ,, ja uma operadora garante o link e ainda obtem um bom desempenho mesmo ainda no gargalo ... esse link de 2 mega fatorando bem os clientes 230 clientes direto .. e claro .. colocando um webproxy cache ai economiza bem valew

  12. #12

    Padrão

    realmente adsl ultimamente tem piorado muito. Tenho vários clientes usando load balance com uma média de 4 links adsl e em estados diferentes, todos reclamaram da lentidão, mas agora voltou ao normal. Respondendo ao _AGM_: seu script tá muito bom, nada relacionado ao mk ( acredito ).Adsl mesmo .... limite de conexões ....

  13. #13

    Padrão

    Valew, pelas respostas, moçada... Mas antes de apelar para mais alguns megas de Link Full, vou tentar com 2 ADSL Empresariais... Segundo os atendentes da BrasilTelecom, os residenciais são apenas para 1 micro, enquanto que os empresariais dá para tranquilamente 20 micros (Simultaneamente)... Descosiderando o perfil dos usuários, quantos clientes no total vcs acham que posso ter num link para 20 clientes simultaneos???

  14. #14

    Padrão

    Provavelmente o que vai aumentar ae são os números de conexões simultâneas.... Faça o controle e terá o desempenho "semelhante" a um fullzinho destes por ae.... ao menos consiguirá colocar muito mais clientes nestes links adsl, aplicando as regras....