+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile Cálculo para distância entre dois pontos

    Radiohorizonte, calculando a radiovisibilidade
    O globo terrestre eh redondo (naum diga), olhando para o horizonte podemos perceber a curvatura da terra. Existe uma fórmula que mostra a máxima distancia entre um transmissor e um receptor, segundo o tamanho das antenas, a curvatura da terra, o formato da onda emitida pelo rádio, e a refração atmosférica. d = 4,12 * ((raiz quadrada de h1) + (raiz quadrada de h2))...sendo "d" a distância resultante (em km); h1 a altura da primeira torre (em metros) e h2 a altura da segunda torre (também em metros). Por exemplo, quero ligar duas cidade que estão a 25km de distancia uma da outra, tenho duas antenas, uma de 20m de altura e outra de apenas 8m, quero saber se haverá possibilidade de interligar estes dois pontos. d = 4,12 (raiz quadrada h1 + raiz quadrada h2) d = 4,12 ( raiz de 20m + raiz de 8m) d = 4,12 (4,47 + 2,8) d = 4,12 * 7,27. d = 29,95 km, ou seja, teremos radiovisibilidade entre estes dois pontos.

    Fonte : Comunidade Warchalking

  2. #2

    Padrão

    muito bom...

    podia por isso no wiki...

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    muito bom...

    podia por isso no wiki...

    bem q queria...mas naum consiguo autenticar usando meu login do under...e tmb naum consiguo criar uma nova conta no wiki...naum acho o link...teria o link direto pra criar novo user pro wiki ?

    valeu..t+

  4. #4

    Padrão Zona de Fresnel !!!

    (Só para os leigos, que porventuram estejam lendo este post...)

    Não se esqueçam que não basta apenas "ter visada" entre as duas antenas !

    Tem que haver um espaço (relativamente grande, dependendo da distância do enlace) ao redor desta visada - a chamada Zona de Fresnel.

    Qualquer objeto, como edifícios, árvores, montanhas, etc. dentro desta área interfere na propagação de sinal, diminuindo as chances de elace perfeito ou no mínimo, deteriorando proporcionalmente o througputh máximo (taxa de tranferência).

    Portanto, usem qualquer programinha (existe uma infinidade) para calcular esse ângulo, ou seja, a área livre por onde o sinal passará de uma antena a outra, conforme a distância do enlace.

    Mais detalhes: LoS e Zona Fresnel - os segredos de um link de rádio wireless :: INFOMATIK :: Internet Technology

  5. #5

    Padrão

    Baixe o radiomobile ele tem tudo isso e muito mais, da para ter uma idea bastante aproximada do enlace, e te da altura de morros e ate de alguns bosque se forem densos.

  6. #6