Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik's desconectando do nada e sem razão

    galera,

    eu tenho 6 MK aqui na minha rede, um conecta com o outro via 5.8
    e to com um problema igual o da imagem, do nada um ou outro desconecta durante o dia, mas conecta logo em seguida, isso acontece de madrugada tambem.
    os pings estao muito bons e o throughput entre 10 e 14 nos enlaces...

    queria saber por qual motivo isso acontece, se eh normal e tals..
    por falta de uso nao é porque eu to usando e do nada para, e tambem tenho só 10 clientes por enquanto, entao congestionamento tambem nao é!

    uso tudo em bridge com wds!

    vai a imagem ae, por favor me ajudem poruqe ta estranho isso!


    Obrigado!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.JPG
Visualizações:	250
Tamanho: 	121,3 KB
ID:      	640  

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    De acordo com o wiki do MT Internacional seria um número de frames, acima do permitido.

    Wireless Debug Logs - MikroTik Wiki

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    De acordo com o wiki do MT Internacional seria um número de frames, acima do permitido.

    Wireless Debug Logs - MikroTik Wiki
    tipo, nao manjo muito dessas paradas mais teoricas de wireless, e o que seria frames?
    e o que eu teria que configurar, testar ou mudar pra parar isso??


    Obrigado mesmo sergio!

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thenet Ver Post
    tipo, nao manjo muito dessas paradas mais teoricas de wireless, e o que seria frames?
    e o que eu teria que configurar, testar ou mudar pra parar isso??


    Obrigado mesmo sergio!
    Qual é a placa utilizada nos elances entre as torres?? Como elas operam na rede??

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Qual é a placa utilizada nos elances entre as torres?? Como elas operam na rede??
    to usando tudo d-link ag530 todos com mesma versão!
    só as antenas são diferentes... no enlace entre a base e a torre principal tem 1 hyperlynk de 27dbi e na torre uma de 24dbi...pras outras torres sao 24dbi e zirok parabolica!

    a rede eh tudo em bridge com wds...

    se alguem puder, entra no meu MK principal, da pra ver as configs da placa, todas outras estão configuradas igualzinhas:

    201.91.130.102
    user: teste
    senha: teste


    Obrigado a todos

  6. #6

    Padrão Frequência...

    Já tenou uma frequência mais alta? Tipo 5765 ou 5805?

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por terencerocha Ver Post
    Já tenou uma frequência mais alta? Tipo 5765 ou 5805?
    nao, isso ainda nao testei..

    vc acha que pode mudar alguma coisa significativa?

    Obrigado cara!

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thenet Ver Post
    to usando tudo d-link ag530 todos com mesma versão!
    só as antenas são diferentes... no enlace entre a base e a torre principal tem 1 hyperlynk de 27dbi e na torre uma de 24dbi...pras outras torres sao 24dbi e zirok parabolica!

    a rede eh tudo em bridge com wds...

    se alguem puder, entra no meu MK principal, da pra ver as configs da placa, todas outras estão configuradas igualzinhas:

    201.91.130.102
    user: teste
    senha: teste


    Obrigado a todos
    As AG-510, 520 e 530 possuem um "xingui-lingue" nelas que faz de tempo em tempo desconectar;;;;; Resolva facilmente na placa problemática mudando o campo "calibration interval" para 00:30:00, na aba "adavanced".... Mais um porém, escolha sempre canais nos PTP com 5.8, como abaixo lhe passo...

    CANAIS EM 5.8

    5180 = CANAL 1
    5200 = CANAL 2
    5220 = CANAL 3
    5240 = CANAL 4
    5260 = CANAL 5
    5280 = CANAL 6
    5300 = CANAL 7
    5320 = CANAL 8
    5745 = CANAL 9
    5765 = CANAL 10
    5785 = CANAL 11
    5805 = CANAL 12
    5825 = CANAL 13

    Posta os resultados.....

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    As AG-510, 520 e 530 possuem um "xingui-lingue" nelas que faz de tempo em tempo desconectar;;;;; Resolva facilmente na placa problemática mudando o campo "calibration interval" para 00:30:00, na aba "adavanced".... Mais um porém, escolha sempre canais nos PTP com 5.8, como abaixo lhe passo...

    CANAIS EM 5.8

    5180 = CANAL 1
    5200 = CANAL 2
    5220 = CANAL 3
    5240 = CANAL 4
    5260 = CANAL 5
    5280 = CANAL 6
    5300 = CANAL 7
    5320 = CANAL 8
    5745 = CANAL 9
    5765 = CANAL 10
    5785 = CANAL 11
    5805 = CANAL 12
    5825 = CANAL 13

    Posta os resultados.....

    o grande e velho catv de volta e detonando nas dicas e soluções, obrigado mesmo cara, ja fiz todas mudanças e hoje vou ver se melhora de vez isso!

    e só 2 duvidas:
    nas ag520 (todos meus mk tem ela) o Periodic Calibration fica em Default, assim o Calibration interval fica desativado, deixo assim ou ponho ele em Enable e mudo tambem para 00:30:00 ??

    e qual o problema, a nao ser de rendimento, ping, trhoughput que há em escolher outras frequencias, sem ser as dos canais?
    pois tive rendimento hiper mega ótimos com outras frequencias em alguns pop, uma delas é a 5550..e mudei uma pro canal 13 e pra minha surpresa, nao conectaram, tenho que ir la agora mudar na raça hehe

    abração e obrigado novamente!

  10. #10
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thenet Ver Post
    to usando tudo d-link ag530 todos com mesma versão!
    só as antenas são diferentes... no enlace entre a base e a torre principal tem 1 hyperlynk de 27dbi e na torre uma de 24dbi...pras outras torres sao 24dbi e zirok parabolica!

    a rede eh tudo em bridge com wds...

    se alguem puder, entra no meu MK principal, da pra ver as configs da placa, todas outras estão configuradas igualzinhas:

    201.91.130.102
    user: teste
    senha: teste


    Obrigado a todos
    Opa... qual a distância do enlace desse seu MK até o próximo? Pq tava olhando, o signal dele tava em -81, o que eu acho q seria fraco...

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Opa... qual a distância do enlace desse seu MK até o próximo? Pq tava olhando, o signal dele tava em -81, o que eu acho q seria fraco...
    é eu tambem estranhei..num da nem 3 km!
    o throughput de envio apenas é de mais de 12mb, nao preciso de mais, mas qanto ais melhor...vo realinhar as antenas e testar outras frequencias pra ver se melhora!

  12. #12
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thenet Ver Post
    é eu tambem estranhei..num da nem 3 km!
    o throughput de envio apenas é de mais de 12mb, nao preciso de mais, mas qanto ais melhor...vo realinhar as antenas e testar outras frequencias pra ver se melhora!
    Tem que ver a sensibilidade que é essas placas, de repente neste meio tempo q cai, pode ser que diminua ainda mais o sinal e caia o enlace.

    Meu ponto a ponto aqui, com Dlink AG530, estava em -81 a -79 o enlace... de vez em quando também caía, mas muito raramente... Depois q atualizei o MK pra versão pra 2.9.27 original, ficou em -75 ou menos ainda às vezes, mesmo sem mexer nas antenas... boa notícia né?

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Tem que ver a sensibilidade que é essas placas, de repente neste meio tempo q cai, pode ser que diminua ainda mais o sinal e caia o enlace.

    Meu ponto a ponto aqui, com Dlink AG530, estava em -81 a -79 o enlace... de vez em quando também caía, mas muito raramente... Depois q atualizei o MK pra versão pra 2.9.27 original, ficou em -75 ou menos ainda às vezes, mesmo sem mexer nas antenas... boa notícia né?
    pow, ótima noticia hehehe
    problema eh a verba pra por o original hehe!

    vou dar uma alinhada la e ver no que da neh! ja mudando pra frequencia ficou abaixo de -80 jah, agora kero chega a menos de -75..

    e tem alguma outra config na placa que é legal mecher pra ver se melhora?


    Obrigado!

  14. #14
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thenet Ver Post
    pow, ótima noticia hehehe
    problema eh a verba pra por o original hehe!

    vou dar uma alinhada la e ver no que da neh! ja mudando pra frequencia ficou abaixo de -80 jah, agora kero chega a menos de -75..

    e tem alguma outra config na placa que é legal mecher pra ver se melhora?


    Obrigado!
    Pq a potência tá em 22 dbm? Que antenas vc usar? pq 3 km, não precisaria tudo isso não... com os 17 dbm da placa (é uma dlink?) já chegaria... às vezes potência demais acaba só atrapalhando... vc pode tentar mexer no ACK tbém, mas depois de deixar muito bem alinhado as antenas hehehe

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Pq a potência tá em 22 dbm? Que antenas vc usar? pq 3 km, não precisaria tudo isso não... com os 17 dbm da placa (é uma dlink?) já chegaria... às vezes potência demais acaba só atrapalhando... vc pode tentar mexer no ACK tbém, mas depois de deixar muito bem alinhado as antenas hehehe
    entao, isso eh pra suprir os mais de 10metros de cabo rgc q tive q por na base...se eu diminuo, o throughput diminui =\

    ainda vou alinhar as antenas, nao deu tempo de subir hehehe
    valewww

    no ack, se eu deixar no dynamic é pior? porque nao ta alto esse valor

    valewww

  16. #16
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thenet Ver Post
    entao, isso eh pra suprir os mais de 10metros de cabo rgc q tive q por na base...se eu diminuo, o throughput diminui =\

    ainda vou alinhar as antenas, nao deu tempo de subir hehehe
    valewww

    no ack, se eu deixar no dynamic é pior? porque nao ta alto esse valor

    valewww
    Não é q seja pior, é q ele vai mudando... e como aí é ponto a ponto, se o alinhamento, cabos, etc estiver tudo perfeito, seria bom deixar um valor exato. Mas nesse caso tem que considerar também q um valor incorreto neste campo, irá piorar a situação

  17. #17

    Padrão

    Galera, agora, nesse exato momento, estava enfrentando problemas num pop aqui, identico o que eu postei!
    estava usando a frequencia 5300 (canal 7) e ja tinha mudado o calibration interval pa ra 00:30:00 e ficou mais de 10 minutos desconectando e conectando com aquele mesmo problema da imagem que postei!
    e eu olhie, e o signal esta em -82, isso pode ser o problema?
    sendo q em uma das torres tem mais de 10metros de cabo e to jogando potencia maior, fiz isso usando o teste de throughput, o q due maior, eu deixei!

    agora to ficando de cabelo em pé com isso!

    Se alguem souber de outra coisa pra ajudar, por favor!

  18. #18
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thenet Ver Post
    Galera, agora, nesse exato momento, estava enfrentando problemas num pop aqui, identico o que eu postei!
    estava usando a frequencia 5300 (canal 7) e ja tinha mudado o calibration interval pa ra 00:30:00 e ficou mais de 10 minutos desconectando e conectando com aquele mesmo problema da imagem que postei!
    e eu olhie, e o signal esta em -82, isso pode ser o problema?
    sendo q em uma das torres tem mais de 10metros de cabo e to jogando potencia maior, fiz isso usando o teste de throughput, o q due maior, eu deixei!

    agora to ficando de cabelo em pé com isso!

    Se alguem souber de outra coisa pra ajudar, por favor!
    Dae amigão!

    Faz tempo q vc instalou esses MK? Desde o começo foi assim? E por último, não tem como diminuir esses 10 metros aí? São 6 db de perda nesses 10 metros... Aí vc tem q aumentar a potência da placa pra compensar, mas aumenta junto o aquecimento, o ruído, diminui o tempo de vida útil, etc... Aqui eu uso até 10 metros de rgc, mas em clientes somente e com antenas de 24 dbi... Vai por mim, 10 metros é muita coisa! Qualquer um vai te dizer isto...

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Dae amigão!

    Faz tempo q vc instalou esses MK? Desde o começo foi assim? E por último, não tem como diminuir esses 10 metros aí? São 6 db de perda nesses 10 metros... Aí vc tem q aumentar a potência da placa pra compensar, mas aumenta junto o aquecimento, o ruído, diminui o tempo de vida útil, etc... Aqui eu uso até 10 metros de rgc, mas em clientes somente e com antenas de 24 dbi... Vai por mim, 10 metros é muita coisa! Qualquer um vai te dizer isto...
    pior que eu sei cara...na base nao tem como diminuir, é em predio, é um rolo dos caramba!
    agora no outro pop q conecta da torre principal, se eu diminuir, tem umas arvores na frente da torre (acredite se quiser) que atrapalham a visada!

    e acabou de acontecer dinovo! sei la, nao tem como mexer em algo que mesmo que perca muito pacote, ela nao desconecte? pq nao quero que desconecte!

    e eu nao instalei eles a muito tempo, tão rodando faz uns 2 meses no maximo!

    valew ae

  20. #20

    Padrão

    Amigos, mais uma vez peço ajuda pelo mesmo problema!

    as desconexões rapidas e chatas melhoraram! mas to tendo problema com um pop cujo sinal ta de -80 a -88! e hoje ele comeuçou e envia aquela mensagem:

    data from unknown device <MAC>, sent deauth [(XXX events suppressed, YYY deauths suppressed)]

    mas constantemente, a cada 2 segundos vem uma mensagem dessa e o pop desconectado! aih fui la e ele tava com pau, reiniciei ele..agora de noite deu a mesma coisa do nada! mexi em tudo que é possivel!
    mas o engraçado é que eu colocando o mac no ALIGN, ele acha o mac, diz o sinale tudo, mas nao conecta, fica soh mandando essa mensagem!

    Por favor, me deem uma luz urgentemente, porque esse pop eh um dos mais importantes da rede!

    fico no agurado!

    Obrigado a todos!