Postado originalmente por
jjoyce
Olá senhores, e eventuais senhoras,
Há mais ou menos 2 meses postei um tópico com dúvidas sobre mikrotik e viabilidade para implementar uma solução. Pois bem, a solução foi posta em prática e gostaria de dividir algumas impressões, já agradecendo a ajuda dada pelos colegas Sergio, catvbrasil, xandemartini e w4rh4ck3r.
Substituí um AP-1000 que estava ligado em um aplificador e em um dos cartões possuia um divisor para duas antenas. Substitui toda parafernalha por um box com MK ( PIV 3Ghz, 512Mb de ram e um cartao CF de 1 Gb) e 4 placas dwl-g520. Sem amplificadores, usamos 4 antenas direcionais hyperlink de 24 dbi.
Como substituimos a torre que operava em pleno funcionamento e aumentamos o numero de ssids em 2, demorou um tempo ate reconectar todo mundo, balancear a carga entre as placas, etc.... Foi um pequeno pesadelo, que durou 3 dias.
Hoje, depois de 1 mes de operação, posso relatar o seguinte:
A qualidade do sinal melhorou bastante, mas não chega mais em pontos distantes da torre (pontos que eram atendidos de forma sofrível com a solução com amplificadores, mas eram atendidos). Como antes possuíamos apenas 2 cartões, e pulamos para 4, a interferência foi um problema... A primeira antena está bem distante do espectro de ação das outras 3, ficou com o canal 1. Na sequência, as outras antenas, ficaram com os canais 11,6,1... As três últimas antenas estão se complementando no ângulo de cobertura, onde o espectro de uma termina, começa a da outra.
Na primeira placa, a situação está estável e com uma saída de dados constante, chegando até 1 Mbps nos horários de pico. A segunda placa possui o maior número de clientes conectados (50 no total) e é a que apresenta maior instabilidade. Os valores de timeout de pacotes ACK em alguns clientes chega a 408, as trocas de valores dos rates é constante e diversos clientes (apesar do nível de sinal, ex: -55 Dbm) não passam de 2Mbps.
Em alguns casos, a latência caiu de 50 ms com pacotes de 1024 (solução antiga - AP1000) para 2 ms (Mikrotik). Mas no geral, as conexões da grande maioria pioraram. Existem momentos de latências baixas e saída de dados excelentes, mas na grande maioria das vezes a latência oscila muito, saindo de 2 ms para 300ms na sequência de icmp.
Já tentei reconectar os clientes com ACK altos, e mesmo nas outras antenas o ACK permanece alto.
O único porém que encontrei foi esse, instabilidade nos clientes. Minha intenção era utilizar um equipamento para grande número de conexões, em cenários diversos. Acredito, piamente, que a solução que apresentei para minha empresa não foi a melhor, pois aparelhos da proxim, ou cisco, mostram-se mais estáveis nesses ambientes heterogêneos. Os cartões atheros mostram-se com uma sensibilidade imensa, com sinal claro e níveis de SNR excelentes, mas infelizmente nos casos com muito poluição ele não se comporta legal.
Claro, essas são MINHAS impressões. Nada garante que tenha feito um mal planejamento e por isso tenho notado tais problemas.
Alguém já passou por situação semelhante??? Alguma dica, macete para tentar amenizar a situação???