Postado originalmente por
fastsignal
Muito obrigado pelos elogios, sobre o para raios ele esta meio baixo mesmo, mas acho que funcionara blz, o local la é de dificil acesso , e é area particular uma empresa de confeccoes, e tem segurança armado 24horas, neguinho entra la e leva chumbo
, por isso os equipamentos estao sob nenhuma proteção.
bom ,a curiosidade maior foi a do custo né? bom por incrivel que pareça nao foi algo "astronômico" não.
vejam só:
2 placas solares 45w + 1 controlador de carga e descarga 10Ah = R$ 1.500+frete.
1 bateria caminhão 170ah 1a linha = R$ 450,00
1 bateria carro 70ah 1a linha = R$ 250,00
1 ap2000 c/ 2 cartoes gold= R$ 1,300
2 edimax 7209apg (ptp) = R$ 300,00
2 hyperlink 14dbi = R$ 800,00
A torre, comprei os FERRO a kg, e moldei ela em um serralheiro amigo meu, nao veio nada pronto, custo aproximado = R$ 500,00 7 metros pintada e galvanizada.
2 cavaletes para os painéis = R$ 170,00 cada, galvanizados e com chapa grossa.
chumbar a base com concreto e uso de parafusos especiais = R$ 100,00
cabeameto + mangueira amarela de proteção = R$ 70,00
conversor caseiro 5v para 12 (para o ap2000) = R$ 70,00 um amigo que fez, 5,00volts cravados no multímetro, o cara é o "hacker" da eletrônica. ficou otimo, convertendo apenas a voltagem que preciso ao contrário dos inversores que desperdiçam muito calor acumulado pelas placas.
Acho que minha estrutura se resumi a isso, fora isso tem o servidor, mas isso vai do gosto e bolso de cada um.
total aprox.: = R$ 5,700 reais+-.
Mais a paciência e gasolina para correr sozinho atras de todo o material = R$ XXX.
Acho barato, tendo estrutura para atender 250 ou mais clientes, com autonomia média de 5 à 6 dias 24hs/dia, sem conta de luz na base para pagar, e diminuindo drasticamente os "blackouts" e o risco de torrar os equipamentos pelo uso da energia solar 12v e nao 220v/110v.
Agora é so trabalhar qualquer novidade postarei para voces.
qualquer duvida estou aqui para ajudar meu msn:
[email protected]
abraços.