+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Dois link's e duas redes no mesmo mikrotik ?

    Olá pessoal, atualmente tenho dois servidores mikrotik com uma adsl de 8 mega em cada 1 deles, quero passar tudo para apenas 1 servidor, não quero load balance, quero apenas ligar as duas adsl e fazer duas redes, uma para cada adsl, alguem pode me ajudar a fazer isso de forma simples e rápida ? eu estava pensando em usar o mikrotik para discar a adsl(modem bridge) ou será melhor usar o modem em modo router ? aguardo sugestões.
    Última edição por GIGANET; 06-06-2007 às 14:24.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GIGANET Ver Post
    Olá pessoal, atualmente tenho dois servidores mikrotik com uma adsl de 8 mega em cada 1 deles, quero passar tudo para apenas 1 servidor, não quero load balance, quero apenas ligar as duas adsl e fazer duas redes, uma para cada adsl, alguem pode me ajudar a fazer isso de forma simples e rápida ? eu estava pensando em usar o mikrotik para discar a adsl(modem bridge) ou será melhor usar o modem em modo router ? aguardo sugestões.
    amigo é so colocar no seu servidor duas placas de rede isso continua deixando suas rredes independentes....é so colocar ip's diferenes nelas

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tomega Ver Post
    amigo é so colocar no seu servidor duas placas de rede isso continua deixando suas rredes independentes....é so colocar ip's diferenes nelas
    JÁ TENTEI ISSO E NÃO DEU CERTO, PARECE QUE FALTA ALGUMA COISA....

  4. #4
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    vc pode usar 2 placas de rede e setar classes ip diferentes para cada, na wireless vc pode criar um virtual ap, não esqueça de adicionar o gatway de cada classe.

  5. #5

    Padrão

    ola pessoal, td bem??
    alguem poderia me ajudar uma duvida:

    tenho 2 modem 1 com ip 192.168.0.1e o outro 192.168.1.1
    e tenho 2 redes de clientes: 10.10.0.x e 10.10.1.x
    queria que a rede 10.10.0.x utilizasse o link 192.168.0.1
    e que a redes 10.10.1.x fosse pela 192.168.1.1

    como faço isso??

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por hideout Ver Post
    ola pessoal, td bem??
    alguem poderia me ajudar uma duvida:

    tenho 2 modem 1 com ip 192.168.0.1e o outro 192.168.1.1
    e tenho 2 redes de clientes: 10.10.0.x e 10.10.1.x
    queria que a rede 10.10.0.x utilizasse o link 192.168.0.1
    e que a redes 10.10.1.x fosse pela 192.168.1.1

    como faço isso??
    Simplérrimo... Vá em IP>ROUTER

    Adicione uma nova rota, a qual o destination será a primeira rede interna (10.0.0.0) e o gateway será o ip 192.168.0.1

    Adicione uma nova rota e agora defina a outra rede em destination (10.10.0.0) e o gateway como 192.168.1.1

    Pronto!! Um simples esquema de loadbalance por rotas estáticas...

  7. #7

    Padrão

    Olá, só realsando a duvida do amigo q abriu o tópico, qual seria a forma melhor de trabalhar o modem no Mikrotik? Bridge ou router?......

  8. #8

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por faieppi Ver Post
    Olá, só realsando a duvida do amigo q abriu o tópico, qual seria a forma melhor de trabalhar o modem no Mikrotik? Bridge ou router?......
    Sem dúvida em BRIDGE...

  10. #10

    Padrão

    Bridge, quando não precisar fazer Load Balance, mas se vc quiser fazer o LoadBalance por pacotes ou por conexões (que são os únicos que eu considero como balanceamento), vai ter q deixar em modo router...

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Simplérrimo... Vá em IP>ROUTER

    Adicione uma nova rota, a qual o destination será a primeira rede interna (10.0.0.0) e o gateway será o ip 192.168.0.1

    Adicione uma nova rota e agora defina a outra rede em destination (10.10.0.0) e o gateway como 192.168.1.1

    Pronto!! Um simples esquema de loadbalance por rotas estáticas...
    Quer dizer que com essas configuraçoes so funcionam como bridge? os meus estao como router!

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por _AGM_ Ver Post
    Bridge, quando não precisar fazer Load Balance, mas se vc quiser fazer o LoadBalance por pacotes ou por conexões (que são os únicos que eu considero como balanceamento), vai ter q deixar em modo router...
    Obrigado pela dica amigo, só mais uma coisa, no caso eu uso o modem da minha rede aqui gerando IP's na faixa de 192.168.200.1 a 192.168.200.100, para fazer o load balance eu preciso adicionar o segundo modem roteado gerando q faixa de IP? Ex: 192.168.200.101 a 192.168.200.200? Qual seria a melhor opção? Por favor, me dê um exemplo de DHCP para os dois modens gerar, o gateway em cada um e o IP para acessar cada modem, agradeço amigo...

  13. #13

    Thumbs up

    preciso urgente colocar um outro link adsl no meu mk
    ja uso a faixa de ip 192.168.0.1 no adsl 192.168.1.1
    o outro adsl tem como ip 192.168.0.1 como devo proceder dentro do mk

    obrigado muito grato eu ficarei

  14. #14

    Padrão

    pablitovte,
    seguindo as instruções acima e procurando mais um pouco aqui no forum, vai encontrar material excelente pra fazer seu loadbalance ae. Agora faça por rotas estáticas, é o unico que funciona 100%. Exemplo : link01 como default, link2,p2p(portas altas), sites internacionais, etc....
    Melhor solução: deixa um modem sendo autenticado pelo mk e o roteado pra esses serviços de portas altas, etc.... funciona redondim ....
    Falow

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rps67 Ver Post
    pablitovte,
    seguindo as instruções acima e procurando mais um pouco aqui no forum, vai encontrar material excelente pra fazer seu loadbalance ae. Agora faça por rotas estáticas, é o unico que funciona 100%. Exemplo : link01 como default, link2,p2p(portas altas), sites internacionais, etc....
    Melhor solução: deixa um modem sendo autenticado pelo mk e o roteado pra esses serviços de portas altas, etc.... funciona redondim ....
    Falow
    Olá amigo, tenho dois links adsl de 1mb cada, eu posso fazer com q o MK direcione todos os meus clientes para navegação por um link e direcionar todo o resto, download, p2p, etc e etc para o outro link? Agradeço se alguém puder me ajudar como fazer isso...

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por faieppi Ver Post
    Olá amigo, tenho dois links adsl de 1mb cada, eu posso fazer com q o MK direcione todos os meus clientes para navegação por um link e direcionar todo o resto, download, p2p, etc e etc para o outro link? Agradeço se alguém puder me ajudar como fazer isso...
    Sim tem como... É mais chato pois tem que realizar a marcação dos pacotes no mangle e logo criar rotas para cada serviço. Aqui no forum tem algumas regras de marcação dos pacotes prontos... Qualquer coisa estamos ae!!

  17. #17

    Padrão

    catv, to com um probleminha de conflito entre o mikrotik e a placa mae intel dp965lp, inicializa e depois dis q o disco nao foi encontrado... podes me ajudar, essa placa e pra um processador core 2 quad...

  18. #18

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Sim tem como... É mais chato pois tem que realizar a marcação dos pacotes no mangle e logo criar rotas para cada serviço. Aqui no forum tem algumas regras de marcação dos pacotes prontos... Qualquer coisa estamos ae!!
    amigo catv se poder postar ai diretim pra gent ficarei grato sou novato no MK obrigado