+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Controle de Banda (Queues)

    olá pessoal do forum, estou deparado com o seguinte problema, preciso controlar banda dos clientes conectados no mkt, mais quando eles forem acessar um servidor de dados ligado em outra plc de rede no mkt não podem sofrer controle de banda, pois se não o banco de dados fica muito lento.
    exemplo



    cliente ==> mkt ==> internet
    ..............................==> servidor de dados


    ou seja quando for sair para a internet sofrem controle, quando for acessar o servidor de dados não.
    alguém já passou por esse problema.

    obrigado por qq ajuda.

    Wagner Nascimento.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wagnernascimento Ver Post
    olá pessoal do forum, estou deparado com o seguinte problema, preciso controlar banda dos clientes conectados no mkt, mais quando eles forem acessar um servidor de dados ligado em outra plc de rede no mkt não podem sofrer controle de banda, pois se não o banco de dados fica muito lento.
    exemplo



    cliente ==> mkt ==> internet
    ..............................==> servidor de dados


    ou seja quando for sair para a internet sofrem controle, quando for acessar o servidor de dados não.
    alguém já passou por esse problema.

    obrigado por qq ajuda.

    Wagner Nascimento.
    Eu tenho aki
    Controle de banda
    para acesso a internet com 256k
    e para acesso direto ao servidor 512k mas da pra libera qto kiser
    fassa uma queues normal com o controle de banda
    e fassa mais uma com a banda q vc kiser, vah em advanced e coloke em dst-adress o ip de destino q vc keira q ele acesse com essa banda.

    =]
    axo q vai resolver

    name="nome do controle" target-addresses="ip do controle de banda"
    dst-address="ip que vc keira q acesse sem controle de banda" interface=all parent=none direction=both
    priority=8 queue=default-small/default-small limit-at=0/0
    max-limit="banda que vc ker liberara para o ip" total-queue=default-small

    Se nao me entendeu posta um topico e me avisa

    =]

  3. #3

    Padrão Olha minha configuração

    bom dia, vc respondeu minha pergunta referente ao controle de banda para determinado ip, minhas regras estão da seguinte maneira.

    add name="PSF - Programa Saude Familiar" target-addresses=192.254.161.10/32 \
    dst-address=0.0.0.0/0 interface=all parent=none direction=both priority=8 \
    queue=default-small/default-small limit-at=0/0 max-limit=128000/128000 \
    total-queue=default-small disabled=no
    add name="PSF - Controle/Servidor" target-addresses=192.254.161.10/32 \
    dst-address=192.168.98.2/32 interface=all parent=none direction=both priority=8 \
    queue=default-small/default-small limit-at=0/0 max-limit=1000000/1000000 \
    total-queue=default-small disabled=no

    criei uma regra de 128k primeiro, e em baixo criei outra com 1M direcionada para determinado ip, mais não resolveu, pois ele sempre lê a primeira regra.
    tem como vc dar um export e colar o jeito q vc fez.

    Obrigado

  4. #4

    Padrão

    Olá

    Se entendi direito o servidor da rede é local e não remoto, então:

    Faça diferente, deixe o MTK em bridge (se já não estiver) e não conecte ele ao HUB/switch e sim antes do roteador que sai para internet, a exemplo:

    PC's da Rede >> HUB/switch >> MTK >> Internet

    Desta forma ele só vai controlar os pacotes que estiverem saindo para Internet, sem ter que criar regra alguma. Já instalei uma estrutura assim e funciona perfeitamente.

    Att.

  5. #5

    Padrão

    gente referente a minha duvida eu não posso mexer na estrutura, ou seja ligar as maquinas antes, preciso ser feito isso dentro do mkt, pois o mesmo está servindo de roteador ( pois até chegar nessa maquina existe roteamento) e firewall.

    estrutura:

    cliente ===> ethx <==mkt==>eth0-internet
    .............................................==>eth1-Rede servidor de dados 192.168.0.1

    preciso descobrir alguma coisa dentro do mkt q quando for sair para a internet o mesmo sofre o controle e quando for para o ip 192.168.0.1 não sofrer esse controle.

    obrigado

    wagner nascimento.

  6. #6

    Padrão

    Teste ai (nunca utilizei), mas acho que vai dar certo. No Queue, vai na aba Advanced e selecione na opção Interface, o eth0 (que pelo seu esquema acima é a saída da Internet). Com está opção ele vai bloquear apenas pacotes para esta interface. Tenta aí e posta o resultado....

    t+

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wagnernascimento Ver Post
    bom dia, vc respondeu minha pergunta referente ao controle de banda para determinado ip, minhas regras estão da seguinte maneira.

    add name="PSF - Programa Saude Familiar" target-addresses=192.254.161.10/32 \
    dst-address=0.0.0.0/0 interface=all parent=none direction=both priority=8 \
    queue=default-small/default-small limit-at=0/0 max-limit=128000/128000 \
    total-queue=default-small disabled=no
    add name="PSF - Controle/Servidor" target-addresses=192.254.161.10/32 \
    dst-address=192.168.98.2/32 interface=all parent=none direction=both priority=8 \
    queue=default-small/default-small limit-at=0/0 max-limit=1000000/1000000 \
    total-queue=default-small disabled=no

    criei uma regra de 128k primeiro, e em baixo criei outra com 1M direcionada para determinado ip, mais não resolveu, pois ele sempre lê a primeira regra.
    tem como vc dar um export e colar o jeito q vc fez.

    Obrigado
    Crie uma queue antes de todas as outras com sua faixa de ip local em target (ex.: 192.168.1.0./24) e advanced em dst-address coloca ip do seu servidor.

    Uso aqui desta forma para ter velocidade diferenciada para meu servidor FTP local .

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kryseck Ver Post
    Crie uma queue antes de todas as outras com sua faixa de ip local em target (ex.: 192.168.1.0./24) e advanced em dst-address coloca ip do seu servidor.

    Uso aqui desta forma para ter velocidade diferenciada para meu servidor FTP local .
    Galera tava pensando aqui sobre a dica do amigo, qual a chace de fazer isso, colocar o ip do proxy no MK, e ter o cache passando direto?
    Vou testar aqui e ver se funciona!

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mtmassa Ver Post
    Galera tava pensando aqui sobre a dica do amigo, qual a chace de fazer isso, colocar o ip do proxy no MK, e ter o cache passando direto?
    Vou testar aqui e ver se funciona!


    hehehe nem precisa tentar, se fizer isso o controle de banda para de funcionar.