+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão como add o 2º link adsl router?

    Pessoal, tenho duas velox aqui, uma tá no modem bridge e o MK autenticando com IP 192.168.100.1 funcionando blz, coloquei outro link agora no modem router e em IP ADDRESS LIST coloquei o IP 192.168.200.1 q é o IP fixo do modem routeado, qual o passo seguinte q tomo para fazer esse link funcionar junto com o outro? Pois ñ tenho ideia do q fazer agora.

    Lembrando q quero só fazer redirecionamento de portas, tipo porta 80 e 443 link 1 e o resto link 2.... valeu

  2. #2

  3. #3

  4. #4

    Padrão

    Pelo que entendi é que vc quer somar a velocidade dos 2 link... se for isso vc quer fazer load balance ... procure por isso no forum

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por doidopombal Ver Post
    Pelo que entendi é que vc quer somar a velocidade dos 2 link... se for isso vc quer fazer load balance ... procure por isso no forum
    Olá amigo, na verdade quero fazer redirecionamento de portas e ñ balanceamento, quero tipo porta 80 por um linke todo oresto por outro e aqui no forum ñ encontrei nada a respeito, e sobre adicionar o segundo link, o pessoal fala como se fosse para expert, queria algo mais passo a passo para q possa entender, vaeu...

  6. #6

    Padrão

    Olá faça o seguinte

    vc vai precisar de 3 placas de rede

    placa1 = x.x.x.x redes dos seus clientes
    placa2 = modem 1 bridge 192.168.100.1
    placa3 = modem 2 router 192.168.200.1

    vou passar passo a passo baseando que suas interfaces de rede esteja com os ip corretamente dentro faixa de ip dos modems

    como vc disse que ja tinha uma adsl em bridge funcionando entao seu ppoe client deve estar ok

    vc devera criar uma novo mascaramento para a nova placa de rede

    ip firewall --> nat --> add chain=srcnat out-interface=placa de rede nova action=masquerade

    Apos isso vamos fazer a separação dos links isso é em mangle são 2 regas uma para a porta 80 navegação e uma para porta 443 https

    ip firewall --> mangle --> add chain=prerouting protocol=tcp src-port=80 action=mark-routing new-routing-mark=adsl2
    ip firewall --> mangle --> add chain=prerouting protocol=tcp src-port=443 action=mark-routing new-routing-mark=adsl2

    agora vc devera criar no ip route uma nova rota para esses pacotes marcados usnado sua nova adsl

    ip route --> add gateway=192.168.200.1 routing-mark=adsl2

    verifique se essa nova rota ficou para a interface de rede nova q vc colocou

    O processo é esse ai caso vc nao entenda ou nao der certo envie a faixa de ip e os nomes das placas de rede q vc usa

    Tudo q for navegação vai para o adsl novo o resto fica no antigo

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por valdeirgoncalves Ver Post
    Olá faça o seguinte

    vc vai precisar de 3 placas de rede

    placa1 = x.x.x.x redes dos seus clientes
    placa2 = modem 1 bridge 192.168.100.1
    placa3 = modem 2 router 192.168.200.1

    vou passar passo a passo baseando que suas interfaces de rede esteja com os ip corretamente dentro faixa de ip dos modems

    como vc disse que ja tinha uma adsl em bridge funcionando entao seu ppoe client deve estar ok

    vc devera criar uma novo mascaramento para a nova placa de rede

    ip firewall --> nat --> add chain=srcnat out-interface=placa de rede nova action=masquerade

    Apos isso vamos fazer a separação dos links isso é em mangle são 2 regas uma para a porta 80 navegação e uma para porta 443 https

    ip firewall --> mangle --> add chain=prerouting protocol=tcp src-port=80 action=mark-routing new-routing-mark=adsl2
    ip firewall --> mangle --> add chain=prerouting protocol=tcp src-port=443 action=mark-routing new-routing-mark=adsl2

    agora vc devera criar no ip route uma nova rota para esses pacotes marcados usnado sua nova adsl

    ip route --> add gateway=192.168.200.1 routing-mark=adsl2

    verifique se essa nova rota ficou para a interface de rede nova q vc colocou

    O processo é esse ai caso vc nao entenda ou nao der certo envie a faixa de ip e os nomes das placas de rede q vc usa

    Tudo q for navegação vai para o adsl novo o resto fica no antigo
    Olá amigo, é o seguinte, coloquei as regras citadas, realmente está direcionando a porta 80 pra o outro link, mas a luz do modem chega a piscar e depois dá erro de páginas e o resto continua funcionando pelo outro link, ñ entendo o q está acontecendo, voltei para a estaca zero, limpei o MK e configurei assim:

    etehr 1 = local
    ether 2 = adsl router
    ether 3 = adsl bridge

    então fiz o pppoe no mk para a ether 3 e tá navegando aqui normal, segue a imagem das configurações


    dêem uma conferida aí mano, pois como citei, queria adicionar o 2° link adsl q tá na ether 2 e o IP no mk como pode ver é o 192.168.200.20 e fazer o q citei anteriormente, porta 80 e 443 por um link e o resto pelo outro, valeuuuu!
    Última edição por faieppi; 02-08-2007 às 20:40.

  8. #8

    Padrão

    sua faixa de ip entre a interface local e a adsl router estão na mesma faixa e nao pode

    o ideal era vc mudar o ip do modem para nao ter q mexer nos clientes
    muda o ip do modem e da interface adsl router para 192.168.1.x

    Depois de mudar segue os passos do meu post anterior

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por valdeirgoncalves Ver Post
    sua faixa de ip entre a interface local e a adsl router estão na mesma faixa e nao pode

    o ideal era vc mudar o ip do modem para nao ter q mexer nos clientes
    muda o ip do modem e da interface adsl router para 192.168.1.x

    Depois de mudar segue os passos do meu post anterior
    Olá amigo, pronto, fiz o q mandaste, mudei o IP dos clientes q era mais fácil para 192.168.10.2, repare na imagem abaixo

    http://img123.imageshack.us/img123/3...tik3hb3.th.jpg

    caso a imagem fique distorcida, dê um clic em cima dela q aumenta e fica nitida....

    ...mais ainda continua o mesmo problema, qdo adiciono as regras fica tudo no link do modem bridge menos a porta 80 q é redirecionada para o link do modem router, a luz do modem até pisca e tal, mostrando q está sendo solicitado dados mas ñ navega, ñ responde...

    Esse caso abaixo na imagem agora é ao contrario, a rede tá funcionando no modem roteado e adicionei o modem bridge com o mk autenticando, adiciono as regras, só mudando os IPs da regra para o modem bridge e acontece o mesmo, qdo abro uma página a luz do modem bridge pisca e depois ñ abre a página

    http://img384.imageshack.us/img384/6...tik4pc1.th.jpg

    Será q estou errando algo, faltando alguma coisa? KKK, já tô careca...
    Última edição por faieppi; 02-08-2007 às 22:57.

  10. #10

    Padrão

    Olha só não trabalho com hotspot então nao sei quais são os mascaramento q ele necessita, mas analisando sua imagem esta faltando um mascaramento.

    Tem q ter um mascaramento para a interface ppoe-out01 ( em out-interface) e um para a interface ether2 router

    seu roteamente tmb esta errado "ip route"

    o certo seria estar

    0.0.0.0 Gateway= 200.x.x.x interface=ppoe-out1
    0.0.0.0 Gateway=192.168.200.254 interface=ether 2 router Routing-Mark=link2

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por valdeirgoncalves Ver Post
    Olha só não trabalho com hotspot então nao sei quais são os mascaramento q ele necessita, mas analisando sua imagem esta faltando um mascaramento.

    Tem q ter um mascaramento para a interface ppoe-out01 ( em out-interface) e um para a interface ether2 router

    seu roteamente tmb esta errado "ip route"

    o certo seria estar

    0.0.0.0 Gateway= 200.x.x.x interface=ppoe-out1
    0.0.0.0 Gateway=192.168.200.254 interface=ether 2 router Routing-Mark=link2
    Eaí mano, hehe, me adaptei ao seu estilo, tirei o hotspot e coloquei pppoe para os clientes, veja na imagem abaixo:

    http://img265.imageshack.us/img265/4...tik6ch3.th.jpg

    Ainda continua o mesmo problema, neste caso estou usando todo o tráfego como defaut no modem bridge com o mk autenticando e direcionei a porta 80 para o modem router e qdo tento abrir a página a luz do modem pisca e tal e ñ abre a página, hehehe, tô tomando coice com as patas dianteira, veja as regras aí e me diz se vê algo, valeu mano!

  12. #12

    Padrão

    aparentimente esta tudo ok

    verifique se no ip firewall -> mangle action=mark-routing new-routing-mark=????? vc colocou "link"
    pq na sua regra de ip route esta "link" entao no mangle tem q estar tambem

  13. #13

    Padrão

    hj fui fazer esse balancemento de novo e tive o mesmo problema que vc começava a abrir a pagina e nada.

    Analisando vi q a regra do mangle esta errada coloquei em src-port e e´ em dst-port

    errado:
    ip firewall --> mangle --> add chain=prerouting protocol=tcp src-port=80 action=mark-routing new-routing-mark=adsl2
    ip firewall --> mangle --> add chain=prerouting protocol=tcp src-port=443 action=mark-routing new-routing-mark=adsl2

    certo:
    ip firewall --> mangle --> add chain=prerouting protocol=tcp dst-port=80 action=mark-routing new-routing-mark=adsl2
    ip firewall --> mangle --> add chain=prerouting protocol=tcp dst-port=443 action=mark-routing new-routing-mark=adsl2

    Desculpa ai pelo erro.