Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão whatdog do mikrotik quem usa? e como?

    amigos, meu mk devez em quando trava. dai fiz um sisteminha pra ele reiniciar por celular, eu ligo pro celular e pronto. sabe, mas andei pensando se as vezes um whatdog nao resolveria em alguns casos.

    o que voces fazem. usam o whatdog? como usam.

    tipo como configurar legalzinho ele.

  2. #2

    Padrão

    Não tem muito mistério, é só informar o ip que vc quer que ele fique comunicando em watch address
    em ping start after reboot, informe quanto tempo vc quer que recomece a pingar depois de reiniciar

  3. #3

  4. #4

    Padrão

    amigo, uma discadora gsm com reles, e um celular ligado nela, só isso.

    nao sei o nome nem modelo, dela pois é uma caichina sem marca sem nada. mas funciona bem. mas é isso, tem coisas prontas tbem tem os links aqui no forum inclusive.

    mas eu montei a minha mais simples mesmo, porem funcional

  5. #5

    Padrão

    amigos, de que vale o watchdog se o mk travar???

  6. #6

    Padrão

    pois amigo speed falou pouco mais falou bonito, mas na verdade ele serve mais pra vc ser informado de um repeditora q esta off , pois vc coloca ele pra pingar no ip de uma repetidora e ele te manda um email quando ela cai

  7. #7

    Padrão

    tbem isso, mas tbem assim, vamos supor que nao seja diretamente o mk principal que travou mas sim a placa wireless, dai ele nao ira mais conseguir pingar e reiniciará.

    nao é o jeito mais garantido, mas quero testar pode aliviar um pouco.

    afinal, atualmente ja tenho uma soluçãozinha boa, que é essa do celular, mas se der alguma coisa e eu nao estiver por aqui. dai complica.

    vamos ver se vai ajudar em algo. vou tentar agora cadastrar, qualquer coisa peçoajuda.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por speed_hunter Ver Post
    amigos, de que vale o watchdog se o mk travar???
    se parar de pingar, o watchdog reinicia o mk.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    se parar de pingar, o watchdog reinicia o mk.
    não entendo amigo... quer dizer então que se o mk travar somente seu watchdog continua funcionando, ou ao perceber q o mk vai travar antes o watchdog reinicia o mk evitando assim o travamento???

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    tbem isso, mas tbem assim, vamos supor que nao seja diretamente o mk principal que travou mas sim a placa wireless, dai ele nao ira mais conseguir pingar e reiniciará.

    nao é o jeito mais garantido, mas quero testar pode aliviar um pouco.

    afinal, atualmente ja tenho uma soluçãozinha boa, que é essa do celular, mas se der alguma coisa e eu nao estiver por aqui. dai complica.

    vamos ver se vai ajudar em algo. vou tentar agora cadastrar, qualquer coisa peçoajuda.

    amigo dessa forma vc pode criar outro problema, imagine q o equipamento q esteja na outra ponta dessa placa wireless desse mk, equipamento este para o qual o watchdog está pingando, trave então o mk que está funcionando normalmente vai passar a reiniciar direto só pq aquele equipamento q estava linkado no mk e q o watchdog estava pingando pra ele travou, e pior, se neste mk estiverem mais placas wireless como AP ou ptp o q é muito comum, por causa de uma rede q parou todas as outras derivadas daquele mk iram parar...

    enfim amigos, desculpem pela minha ignorancia mas ainda não encontrei uma função para o watchdog, se alguém souber de alguma q poste aí...

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por speed_hunter Ver Post
    não entendo amigo... quer dizer então que se o mk travar somente seu watchdog continua funcionando, ou ao perceber q o mk vai travar antes o watchdog reinicia o mk evitando assim o travamento???
    Ele não percebe o travamento. Funciona no caso de dar pau em alguma ether ou coisa assim. Eu particularmente não uso no mikrotik uso watchdog apenas em bridge na casa de clientes.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por speed_hunter Ver Post
    amigo dessa forma vc pode criar outro problema, imagine q o equipamento q esteja na outra ponta dessa placa wireless desse mk, equipamento este para o qual o watchdog está pingando, trave então o mk que está funcionando normalmente vai passar a reiniciar direto só pq aquele equipamento q estava linkado no mk e q o watchdog estava pingando pra ele travou, e pior, se neste mk estiverem mais placas wireless como AP ou ptp o q é muito comum, por causa de uma rede q parou todas as outras derivadas daquele mk iram parar...

    enfim amigos, desculpem pela minha ignorancia mas ainda não encontrei uma função para o watchdog, se alguém souber de alguma q poste aí...
    A função do watchdog é justamente testar se o ptp está ativo. Se você usa mais de um ptp no mesmo mikrotik, o watchdog perde a função.
    Ele é muito útil se vc recebe o link num ptp e distribui como AP para os clientes. Assim, se o ptp cai o mk reinicia automaticamente.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    A função do watchdog é justamente testar se o ptp está ativo. Se você usa mais de um ptp no mesmo mikrotik, o watchdog perde a função.
    Ele é muito útil se vc recebe o link num ptp e distribui como AP para os clientes. Assim, se o ptp cai o mk reinicia automaticamente.
    amigo pense bem, se vc tem o link saindo do ponto X e chegando num ponto Y, do Y o watchdog pinga pro X, se o X parar o Y vai reiniciar, mas não vai resolver seu problema pelo contrário só vai piorar, se por azar o Y ao reiniciar e travar
    enquanto o X q travou primeiro vai continuar travado entendeu...

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por speed_hunter Ver Post
    amigo pense bem, se vc tem o link saindo do ponto X e chegando num ponto Y, do Y o watchdog pinga pro X, se o X parar o Y vai reiniciar, mas não vai resolver seu problema pelo contrário só vai piorar, se por azar o Y ao reiniciar e travar
    enquanto o X q travou primeiro vai continuar travado entendeu...
    É lógico que vc não pode colocar o watchdog do ponto A p/ B e do ponto B p/ A. Se vc fizer isso, se qualquer um dos dois travar. os dois vão entrar em loop, reiniciando indefinidamente, pois quando um está reiniciando, ou outro não pinga e reinicia também e assim ficam indefinidamente. Para usar o watchdog, vc tem que colocar o ping p/ pontos diferentes da rede e acertar o tempo para reiniciar após a queda do link. Ou usar o watchdog apenas para ser informado pelo mk em caso de falha no link ou no ptp.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    É lógico que vc não pode colocar o watchdog do ponto A p/ B e do ponto B p/ A. Se vc fizer isso, se qualquer um dos dois travar. os dois vão entrar em loop, reiniciando indefinidamente, pois quando um está reiniciando, ou outro não pinga e reinicia também e assim ficam indefinidamente. Para usar o watchdog, vc tem que colocar o ping p/ pontos diferentes da rede e acertar o tempo para reiniciar após a queda do link. Ou usar o watchdog apenas para ser informado pelo mk em caso de falha no link ou no ptp.
    mas amigo eu não disse q colocaria o watchdog nas 2 pontas. só tó dizendo q eu acho q ele não vale nada. vamos aos exemplos novamente (e é a última vez que eu posto nesse tópico!!!):

    1 - no ponto A sai o link e tem watchdog.

    2 - no ponto B recebe o link do ponto A e não tem watchdog.

    Situação 1:

    O ponto A trava. O watchdog presente no ponto A não vai funcionar pq o sistema parou. O link não vai funcionar, enfim o watchdog não resolveu nada.

    situação 2:

    O ponto B trava. Não há watchdog no ponto B, pois como nosso amigo já disse e eu concordo, não é inteligente se ter watchdog nas duas pontas de um link.Consequentemente o ponto A vai começar a resetar, devido ao watchdog q tá configurado pra pingar pro ponto B, até q o ponto B retorne. Não é raro um mk travar quando efetua um reset, então com o watchdog ativo no ponto A pode levá-lo à travar e quando ele estava funcionando normalmente. E mesmo q não trave de nada vai adinatar ele ficar resetando pois o problema está no ponto B. Novamente o link não vai funcionar.

    Obs 1:
    A lógica é a mesma se o watchdog estiver no ponto B e não no A.

    Obs 2: Pelo tanto de experiencia q tenho, 95% dos travamentos de mk e outros equipamentos acontecem travando o sistema operacional todo e não uma LAN ou uma WLAN.

    Obs 3: o DUDE é muito mais eficaz e rápido pra sinalizar quando algum ponto para de funcionar.

    Enfim eu ainda não encontrei função pra este tal de watchdog, se alguém souber de alguma q poste aí pra gente...

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por speed_hunter Ver Post
    mas amigo eu não disse q colocaria o watchdog nas 2 pontas. só tó dizendo q eu acho q ele não vale nada. vamos aos exemplos novamente (e é a última vez que eu posto nesse tópico!!!):

    1 - no ponto A sai o link e tem watchdog.

    2 - no ponto B recebe o link do ponto A e não tem watchdog.

    Situação 1:

    O ponto A trava. O watchdog presente no ponto A não vai funcionar pq o sistema parou. O link não vai funcionar, enfim o watchdog não resolveu nada.

    situação 2:

    O ponto B trava. Não há watchdog no ponto B, pois como nosso amigo já disse e eu concordo, não é inteligente se ter watchdog nas duas pontas de um link.Consequentemente o ponto A vai começar a resetar, devido ao watchdog q tá configurado pra pingar pro ponto B, até q o ponto B retorne. Não é raro um mk travar quando efetua um reset, então com o watchdog ativo no ponto A pode levá-lo à travar e quando ele estava funcionando normalmente. E mesmo q não trave de nada vai adinatar ele ficar resetando pois o problema está no ponto B. Novamente o link não vai funcionar.

    Obs 1:
    A lógica é a mesma se o watchdog estiver no ponto B e não no A.

    Obs 2: Pelo tanto de experiencia q tenho, 95% dos travamentos de mk e outros equipamentos acontecem travando o sistema operacional todo e não uma LAN ou uma WLAN.

    Obs 3: o DUDE é muito mais eficaz e rápido pra sinalizar quando algum ponto para de funcionar.

    Enfim eu ainda não encontrei função pra este tal de watchdog, se alguém souber de alguma q poste aí pra gente...
    Cada um com suas preferências, mas o watchdog pode ser usado apenas para enviar um e-mail para você, sem reiniciar o mikrotik. O dude é muito prático, realmente, mas nem sempre é possível acessar a rede para verificar.

    Agora, com relação a travamento, uso meus mk apenas em bridge com apenas alguns controles básicos, pois controlo tudo num servidor linux. Costumo usar máquinas tipo pentium ou K6 e 32 mb de ram. A maior que tenho é um k6 233 c/ 128mb de ram, usando quatro g510 p/ AP e uma ether recebendo o link via cabo e não tenho problemas de travamento.
    O problema do travamento, não é relacionado ao mikrotik, mas ao hardware que você usa. Antes de montar um mikrotik, recomendo instalar windows na máquina e usar ela durante algum tempo que você percebe rapidamente algo de anormal. Usando bons equipamentos (não precisa ser novo para ser bom), você elimina problemas de travamento de hard.
    Se analisar uma routerboard nova, verão que geralmente é um processador 200mhz e 32 ou 64mb de ram.

  17. #17

    Padrão

    bom pessoal, achei este topico bem util, varias pessoas comentaram seus pontos de vista.

    bom, eu ativei ele aqui pois meu mk é um servidor e manda link pra torre, e na maioria das vezes quando minha internet para, é por que o mk travou, dai é so reiniciar e pronto.

    bom, vamos ver. vou trocar este servidor, vamos ver o que vai dar.

    até mais pessoal.

  18. #18

    Smile

    ha um aparelho chamado exatamente WatchDog da Cianet muito bom! ele tem exatamente essa função de reiniciar, vc programa nele para ficar pingando no MK ou qualquer equipamento de rede q tenha ip! intão vc liga a força desse equipamento na tomada dele! se esse equipamento parar de reponder por um determinado tempo q vc programar ele automaticamente o reseta! sem necessidade de discagens para qualquer numero! comprei um para testar e achei uma mão na roda!

    qualquer coisa quem interessar da uma olhada no site da CIANET>CIANET networking

    vlws

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jaos_caxias Ver Post
    ha um aparelho chamado exatamente WatchDog da Cianet muito bom! ele tem exatamente essa função de reiniciar, vc programa nele para ficar pingando no MK ou qualquer equipamento de rede q tenha ip! intão vc liga a força desse equipamento na tomada dele! se esse equipamento parar de reponder por um determinado tempo q vc programar ele automaticamente o reseta! sem necessidade de discagens para qualquer numero! comprei um para testar e achei uma mão na roda!

    qualquer coisa quem interessar da uma olhada no site da CIANET>CIANET networking

    vlws
    bom dia amigão, diz aí quanto vc pagou neste equipamento???

  20. #20
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    amigo, uma discadora gsm com reles, e um celular ligado nela, só isso.

    nao sei o nome nem modelo, dela pois é uma caichina sem marca sem nada. mas funciona bem. mas é isso, tem coisas prontas tbem tem os links aqui no forum inclusive.

    mas eu montei a minha mais simples mesmo, porem funcional
    Tem esse aqui:

    Hamtronix - Controle Remoto DTMF - CRD300