+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Aprender a conf servidor de email

    Galera estou querendo aprender a montar 1 servidor de email...estava pensando em comesar com o postifix depois passar para qmail ow sendmail que são mais complexos...
    agora minha dúvida é a seguinte:
    aqui na minha casa fica 1 pc como sevidor proxy, firewall e aquivos...
    queria saber se da para eu montar 1 servidor de email tipo para rede local já que não possuo dominio so para eu aprender ja dei 1 olhada por cima que eu preciso na configuração especificar o dominio nesse campo eu colocaria o que o ip do servidor e na hora de testar ficaria assim [email protected] ?

    eu possuo ip fixo so que meu provedor bloqueia a porta 25 o servidor funciona em outra porta sem problemas?

  2. #2

    Padrão

    Olha eu não sei se entendi bema sua pergunta, mas se o servidor será usado apenas para testes na rede local tu podes denomina-lo como quiser no servidor de nomes local. Assim dentro da sua rede o domínio fulano.com será gerenciado pelo servidor xyz.xyz.xyz.xyz. Quanto a porta 25 os provedores a bloqueaim o acesso externo a ela dentro da sua rede deve funcionar sem problemas.
    Espero ter ajudado

  3. #3

    Padrão

    Caro amigo,

    eu instalo meus servidores de e-mail para testes em maquinas virtuais, não tenho dominio e nem ip fixo, faço testes de dentro para fora sem problemas, acredito que para aprender isso é mais que suficiente.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gimenes Ver Post
    Caro amigo,

    eu instalo meus servidores de e-mail para testes em maquinas virtuais, não tenho dominio e nem ip fixo, faço testes de dentro para fora sem problemas, acredito que para aprender isso é mais que suficiente.
    você poderia me passar os artigos e tutoriais que você usa

  5. #5

    Padrão

    Caro cerebro, segue abaixo os tutorias que costumo utilizar.

    Tutoriais do qmail:
    A qmail installation guide so advanced it takes 2 years to update - It's gotta be Qmailrocks.org
    LinuxTI

    Tutoriais do Postfix:
    Linux: Solução completa de serviço de correio baseado em software livre (Debian GNU/Linux) [Artigo] (este ainda não consegui fazer funcionar 100 %, depois de 3 semana de briga).
    Postfix | HowtoForge - Linux Howtos and Tutorials (tem vários, mas não testei nenhum).

    Projetos que vale a pena conferir:
    JeguePanel - Início
    http://www.expressolivre.org/
    vPostMaster Email Server
    Última edição por gimenes; 23-08-2007 às 08:53.

  6. #6

    Padrão

    instalei o postfix+squirrel+courier..
    funciono certinho agora 1 dúvida só
    eu não tenho dominio...
    eu consigo envia email para mim mesmo exemplo: cerebro@localhost recebo o email certinho e também consigo enviar email para o gmail so que cai na caixa de spam pois não configurei o dnd e nem o reverso.....so que quando eu tento manda 1 email do gmail para mim dessa maneira [email protected] (x é o meu ip) ele não recebe...
    isso é o fato do meu provedor bloquear a porta 25?

    e gostaria de saber se é muito complicado instala o postfix com o mysql?

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cerebro Ver Post
    isso é o fato do meu provedor bloquear a porta 25?
    Sim o mta do Gmail não consegue se conectar ao seu para entregar a mesagen.

    Citação Postado originalmente por cerebro Ver Post
    e gostaria de saber se é muito complicado instala o postfix com o mysql?
    Estou indo para 4 semana de briga e ainda não consegui fazer funcionar de forma correta.

  8. #8

    Padrão

    vo começa a bria hj postfix mysql tava pensando em instala o postfixadmin mais ja vi que ele não suporta mysql 5 e estou usando mysql 5

    1 duvida....meu provedor bloquei a porta 25 21 80 essas ae que eu sei
    se eu registras 1 dominio tem como eu redirecionar de que porma por exemplo para outra porta...
    no caso 1 exemplo colocando o apache na 8080 sem o visitante fica digitando no final :8080
    e o smtp funciona sem problemas e outra porta que não seja a 25?

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cerebro Ver Post
    se eu registras 1 dominio tem como eu redirecionar de que porma por exemplo para outra porta...
    no caso 1 exemplo colocando o apache na 8080 sem o visitante fica digitando no final :8080
    Que eu saiba isso não é possivel, se estiver errado peço que me corrijam.
    Unica forma que acho que deve funcionar é se junto com seu registro de dominio você contratar um plano de hospedagem e no site fizer um redericonamento para seu server interno, vide exemplo abaixo:

    <html>
    <head>
    <title>Webmail</title>
    </head>
    <body>
    <meta http-equiv="refresh" content="0;URL=http://seuip:8080">
    </body>
    </html>

    Citação Postado originalmente por cerebro Ver Post
    e o smtp funciona sem problemas e outra porta que não seja a 25?
    Alterar a porta até é posssivel, porem os demais mta´s vão continuar sem te encontrar.