Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    simonecs
    Visitante

    Padrão Alinhar duas antenas zirok de disco de 90cm a 35 km - URGENTE

    Galera,

    Tô precisando de uma ajuda.
    Não estou conseguindo alinhar duas antenas zirok de disco de 90cm que estão a 35 km de distância. Alguma sugestão de como consigo isso com a maior precisão possível?

    Valeu!!!

  2. #2
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por simonecs Ver Post
    Galera,

    Tô precisando de uma ajuda.
    Não estou conseguindo alinhar duas antenas zirok de disco de 90cm que estão a 35 km de distância. Alguma sugestão de como consigo isso com a maior precisão possível?

    Valeu!!!
    Primeiramente gostaria de salientar de que as ZIROK são Off-Set e não disco!
    VC deve ter em vista que a direção das Off-Set é dada pelo braço que assegura o Iluminador central !

    Se vc tiver GPS fica muito mais fácil! caso contrário sugiro uma bússola!
    Depois disto vc pode usr o software NetStrumbler para um alinhamento mais preciso ! com o auxílio de um Note + Placa PCMCIA ligada a um Pig-tail e direto na antena !

    Particularmente como vc pode ver na Galeira de fotos eu siu fã das HyperLink ! mas posso te assegurar que desta forma vai ficar show !
    Grande Abraço!
    Qualquer coisa pode me encontar no MSN !

  3. #3

    Padrão

    Simonecs

    Se voce nao tiver GPS, localize as imagens dos 2 pontos no google e me passe as coordenadas que eu calculo para voce a direção e te retorno imagens (screeshots) com pontos de referencia para alinhamento.
    Depois faça um refinamento medindo a recepcao e ajustando as antenas.

    []s
    juliomenezes

  4. #4

    Padrão

    Amigo, não sei que rádios vc vai usar para ligar nessas antenas, mas já tive muito problema para alinhar antenas Zirok 5.8 usando um da Ovslink.... tive de atualizar a firmware dele para que aparecesse a opção de ACK. Sem setar o ACK não conseguia comunicação nenhuma.

  5. #5

    Padrão

    Vc precisa de passar mais detalhes!
    Vc tem certeza e o radio q vc vai usar fecha com essa distancia?
    Vc esta com dificuldade apenas no alinhamento fino, ou seja vc ja sabe a direção exata do outro ponto?
    Se vc estiver usando a zirok modelo 905, aponte o braço onde fica o iluminador para o outro ponto, deixando o braço de 2 a 8 graus abaixo do outro ponto.

  6. #6

    Padrão

    Só uma sugestão, aponte para o chão o dipolo das duas antenas e de pouco a pouco vc vai levantando, lembrando que com gps, vc verificará a direção correta, a sim as zirok, elas ficam meio inclinada para mesmo.

  7. #7

    Padrão

    Sabe calcular azimute?
    acho que vai ser a melhor forma de conseguir alinhamento perfeito a essa distância..

    Entao vamos lá:

    primeiramente vc vai terque ter as coordenasdas exatas dos dois pontos

    va em um dos pontos e de um "GO TO" no seu GPS até o próximo ponto.
    ele vai te dizer que o ponto esta a XXXº N. dai vc pega uma bússola e direciona ela para XXXº N isso exatamente embaixa da antena no ponto em que vc esta.
    eu sempre faço assim (meio escoteiro mas funciona) para ter um angulo mais preciso eu pego uma corda de 2 metros e coloco no pé da torrre, apontada para a direção do azimute que a bússola me indicou.. dai subo e alinho as antena de acordo com a corda... cada 10 vezes 9 fica perfeito espero ter ajudado.. qquer coisa me manda as coordenadas que teu GPS pegou dos pontos que eu calculo aqui pra vc...


    Obs.. qdo vai tirar uma coordenada de um ponto deixe no minimo 15 minutos o GPS parado para tirar com precisao.

    Abraços

  8. #8

    Padrão

    Amigo eu sofri duas semanas pra fazer um link de 22km, mas depois era burrada minha, era só ler o manual neh, aheueahuaehuaeh

    Essas antenas funcionam o seguinte, no braço dela tem uma indicação de graus, no manual falava pra deixar em 70°, ai as duas eu deixei em 70° e batata, nem deu mto trabalho, eh mto fácil de trabalhar com elas, só tem essa moral aí dos 70°, no mais vc olha a direção no GPS e boa.

    Eu estou usando 2 rádios ovislink wla-5000 em 5,8ghz, no começo dava sinal mas não trafegava nada, aí eh soh vc ajustar o ACK Time Out dele q funciona blz, no proprio radio tem um eskeminha q calcula pra vc.

    Ah outro detalhe, depois sofri um dia tb quanto ao funcionamento, esses rádio vc tem q deixar os 2 em WDS, senão não repassa mac, e fica caindo a conexão toda hora, qdo não cai fica perdendo ping, qualquer coisa se vc kizer eu posto aki as configurações q fiz no meu.

    Um grande abraço e boa sorte...

  9. #9

    Padrão

    eu nunca fiz ptp com antenas 5.8 mais já percebi que tem muita gente tendo dor de cabeças, mais pelo que andei vendo por aqui quando for fazer um nunca irei colocar outra antena sem ser hyperlink... valeu galera

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por parreira13 Ver Post
    eu nunca fiz ptp com antenas 5.8 mais já percebi que tem muita gente tendo dor de cabeças, mais pelo que andei vendo por aqui quando for fazer um nunca irei colocar outra antena sem ser hyperlink... valeu galera
    Meu primeiro ptp foi usando zirok, nunca usei outra, e também até o momento não usaria, aí você me pergunta porque? Porque a Zirok está funcionando 1000%, apesar de ser barata em relação as demais. Pode até ser que no futuro possa vir a dar dor de cabeça mas até o momento eu estou satisfeito com ela

    O problema dela q a galera reclama é pra alinhar pelo que eu percebi, mas quanto a isso depois q vc pega o jeito, fica como as demais...

    Um grande abraço...

  11. #11

    Padrão

    o problema é alinhamento e eu particulamente gosto de antenas que trabalha em curto

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    o problema é alinhamento e eu particulamente gosto de antenas que trabalha em curto
    Desculpa a ignorância aí, mas como assim em curto? pq pelo q eu vi nessas antenas zirok 5,8 soh tem a ponta do cabo dentro mais nada...

  13. #13
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    o problema é alinhamento e eu particulamente gosto de antenas que trabalha em curto
    É isso ai carinha nota 10 antenas em circuito fechado são nota 11 ! extremamente estáveis ! Vamos formar um fã clube das antenas circuito fechado ! Grande Abraço !

  14. #14
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por islan Ver Post
    Desculpa a ignorância aí, mas como assim em curto? pq pelo q eu vi nessas antenas zirok 5,8 soh tem a ponta do cabo dentro mais nada...
    Desculpe me intrometer! Mas é isso mesmo as ZIROK são antenas de circuito aberto ! se vc colocar um multiteste para medida de resistencia entre o nucleo e a malha do conector vai ver que estão abertos ! e se vc fizer isto por exemplo em uma HyperLink Vai ver que fecha um curto ! Isto por que estas antenas em curto tem uma guia de onde interna que fecha um curto na impedância correta para o balaceamento da curva de onda ! e as outras não, tornando desta forma as antenas altamente instáveis !

    Grande Abraço!

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Desculpe me intrometer! Mas é isso mesmo as ZIROK são antenas de circuito aberto ! se vc colocar um multiteste para medida de resistencia entre o nucleo e a malha do conector vai ver que estão abertos ! e se vc fizer isto por exemplo em uma HyperLink Vai ver que fecha um curto ! Isto por que estas antenas em curto tem uma guia de onde interna que fecha um curto na impedância correta para o balaceamento da curva de onda ! e as outras não, tornando desta forma as antenas altamente instáveis !

    Grande Abraço!
    INStáveis ou EStáveis?

  16. #16
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    INStáveis ou EStáveis?
    Antenas circuito aberto = Instáveis

    Antenas Circuito fechado = Estáveis

  17. #17

    Padrão

    Na verdade não posso ficar discutindo qual é melhor porque até o momento só usei as Zirok, mas até o momento nunca me deu qualquer problema ou dor de cabeça, pra mim até agora estão totalmente estáveis, se tudo continuar assim não pretendo trocar pra outra não...
    Apesar de que a distância máxima que usei foi de 11,6km com 2 zirok 45cm.


    Um grande abraço...

  18. #18
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por islan Ver Post
    Na verdade não posso ficar discutindo qual é melhor porque até o momento só usei as Zirok, mas até o momento nunca me deu qualquer problema ou dor de cabeça, pra mim até agora estão totalmente estáveis, se tudo continuar assim não pretendo trocar pra outra não...
    Apesar de que a distância máxima que usei foi de 11,6km com 2 zirok 45cm.


    Um grande abraço...
    Bom Gosto é Gosto ! E como diz meu amigo TUX sempre trabalhar com antenas em curto ou balanceadas é bem melhor ! depois que se experimenta nao se larga mais ! OK ! Valeu pelos tópicos !

  19. #19

    Padrão

    e galera vivendo e aprendendo, essa de antenas em circuito fechada e aberto pra min e nova... mais foi bom saber disse... valeu galera..

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Antenas circuito aberto = Instáveis

    Antenas Circuito fechado = Estáveis
    Eu não tenho nenhuma queixa das zirok, que são circuito aberto. Todas as que instalei nunca deram problema.
    As zirok são mais difíceis de alinhar por serem off-set e não em função do circuito aberto ou fechado.