Postado originalmente por
flaviomreis
Bom dia pessoal!
Sou novato aqui no fórum. Atualmente tenho um provedor de internet wireless com 120 clientes, onde, normalmente, no máximo 70 ficam on-line ao mesmo tempo. Tenho um computador Athlon 1800+, com 512MB de Ram e Mikrotik funcionando meramente como AP, fazendo bridge entre 3 redes, ffnetwork (canal 3), ffnetwork0( canal 1) e ffnetwork2 (canal 11). Tive que escolher estes canais porque o canal 6 já estava ocupado por uma rede ponto-a-ponto que cruza a cidade. A princípio, quando estávamos com uns 80 clientes (50 no máximo on-line), tudo parecia ir muito bem, os clientes não perdiam pacotes ao "pingar" a torre (coloquei um IP na torre pra fazer testes de comunicação básicos e administração) e consumiam, no máximo, 1,5Mbits/s. Agora, o tráfego já chega a 2,0MBits/s, ocorre algumas perdas de pacotes em simples "pings" dos clientes à torre, o que ocasiona uma demora inicial pra carregar páginas, fazendo até com que ocorra time-outs no carregamento de algumas. Nosso link é maior que 2,0Mbits/s, então ele não é o gargalo. Uso placas com chip atheros de 19dbi e paineis setoriais hyperlink de 14dbi e 120graus.
Sei que existem alguns clientes com sinal ruim, mas que permitem uma boa comunicação a 160kbits/s.
Qualquer ajuda fico muito grato, pois tenho a possibilidade de aceitar mais uns 30 clientes, mas estou receoso de piorar ainda mais.
Obrigado