+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Arrow 4 antenas de 4kg cada em torre de 30x30x30

    Pessoal, estou pensando em montar um torre de 30cmx30cmx30mts com lances de 2 em 2 metros, e com 5 lances de tirantes (1 lance a cada 6 metros).... ou seja: no total seriam 20 cabos de aço.... será q a torre aguenta o peso das antenas ?... acho q o peso de cada uma é de aprox. uns 3kg (no total de uns 12 kg).... tentei outras antenas, comprei uma OMINI de 15 db Aquarios, mas ela nao ultrapassava + q uns 100 metros com o notebook, ja essa que eu montei (mesmo no notebook foi + de 2000 mts (acho que vai + pois nao testei ainda no alto) e minha visada do chão é de apenas 2000 mts. O link do projeto é esse aqui TREVOR MARSHALL - Slotted Waveguide 802.11b WLAN antennase eu preferi monta-las com slots apenas de um dos lados ( pois assim fica sendo setorial). Nao tirei fotos da minha ainda, mas tenho algumas fotos de outras ja montadas.... a minha ficou identica.... e gostei muito do desempenho.... vejam as fotos...... e me respondam...A TORRE AGUENTA OU NAO ?.... conto com os senhores... Grato. http://jefflaplante.com/waveguide/Matt_waveguide.jpg http://jefflaplante.com/waveguide/waveguide_01.jpg
    Última edição por h3lyo; 10-10-2007 às 18:14. Razão: Fotos

  2. #2

    Padrão

    Você mesmo montou essa antena? Ela tem quantos db de ganho para vc conseguir 2km com o notebook? Você usou amplificador?

  3. #3

    Padrão

    aguenta sim... so fixas os tirantes bem...

    eu tenho uma antena de 90kg pendurada .. minha torre eh triangular.. e mede 30 ou 40 de largura... cada modulo tem 3 metros..

  4. #4

    Padrão

    quem realmente saberá se a torre aguenta ou não é um engenheiro...

    fazem poucos dias, morreram dois que estavam em cima de uma torre... ela torceu e já era...

  5. #5

    Padrão Eu mesmo ....

    Citação Postado originalmente por Portela Ver Post
    Você mesmo montou essa antena? Ela tem quantos db de ganho para vc conseguir 2km com o notebook? Você usou amplificador?
    Eu mesmo montei, pelo projeto indica algo em torno de 18 ou 20 db, mas uma Omini da Aquarios de 15db nao chega nem perto. Nao usei amplificador nao..... Acho q o segredo dela é a polarização (horizontal) que lhe garante tal desempenho.

  6. #6

    Padrão

    Essa antena lembra muito a setorial e omini da Pluton. Agora soh tem um grande problema chamado ANATEL hehehe em relação a estas antenas que vc fez.

    falow

  7. #7
    Mikrotiando..
    Ingresso
    Sep 2007
    Localização
    São Paulo
    Posts
    326
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por h3lyo Ver Post
    Eu mesmo montei, pelo projeto indica algo em torno de 18 ou 20 db, mas uma Omini da Aquarios de 15db nao chega nem perto. Nao usei amplificador nao..... Acho q o segredo dela é a polarização (horizontal) que lhe garante tal desempenho.
    Olá amigo desculpe minha ignorancia!! Mas pelo que entendi seria uma antena omni dentro desta "caixa", e pelo fato de ter aberturas em uma unica direçao ela emite toda radiação por ali, o q faz aumentar seu ganho. Seria isso?

  8. #8

    Padrão Isso mesmo

    Citação Postado originalmente por ddllss Ver Post
    Olá amigo desculpe minha ignorancia!! Mas pelo que entendi seria uma antena omni dentro desta "caixa", e pelo fato de ter aberturas em uma unica direçao ela emite toda radiação por ali, o q faz aumentar seu ganho. Seria isso?
    Isso mesmo amigo.....

  9. #9

    Padrão dúvida...

    ola caro amigo, quanto vc cobraria pra fazer uma desta pra mim? abraços.

  10. #10

    Padrão

    sobre os caras que morreram.. voces viram a estrutura da torre ? parece torre de antena de tv caseira... ainda sobem 2 pessoas..... ai é desafiar a lei da gravidade mesmo...

  11. #11

    Padrão Posso fazer sim

    Citação Postado originalmente por meganeti Ver Post
    ola caro amigo, quanto vc cobraria pra fazer uma desta pra mim? abraços.
    Posso fazer pra vc sim, o problema é q ela tem q ser de aluminio. e só e vendido em barra de 6 mts (cada uma tem 1,485cm) e a barra custa R$ 200.00, mas tambem tem q ter muita paciencia pra fazer, pois os cortes teem q ser milimetricamente certinhos.... gastei 15 dias na minha...resumindo..... uns R$ 1.000 por 4 antenas (pode escolher, setorial ou Omini, só muda os furos ).

  12. #12

    Padrão

    o mais importante para colocar uma parabola na torre e a sua area, e nao o peso, esa antena comunmente chamada de trevor marshall (nao e invecao dele, e sim quem escreveu artigos e fez de maneira artezanal, inclusive simulacoes em computador para determinar o melhor rendimento), e uma antena guia de ondas, uma das principais caracteristicas e que ela nao irradia na vertical, como a maioria das antenas, Com relacao a da Pluton, nao e mera semelanhca, e a mesma. Para o amigo ddllss nao e uma omni dentro da caixa, e uma linha de transmicao sintonizada, as ranuras sao feitas de acordo a frequencia usada e tem que ser feitas milimetricamente e todas exatamente iguais, Parabens a paciencia do amigo h3lyo, ja que funcionou muito bem.

  13. #13
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Thumbs up

    Caro colega, para ser usado em torres extruturada deve ver o material usado na mesma como cantoneiras espessuras travas para não torcer com uma rajada de ventos, o bom mesmo é pedir para um engenheiro fazer os estudos para não dar errado.

    O seu projeto é muito bom, se vc esta pegando o sinal a 2km meus parabens, gostaria de fazer uns testes com um projeto deste tamanho, caso queira vender uma antena desta já montada manda, o quanto vc quer por uma, para mim fazer um estudo em minha cidade.

    Gênis [email protected]

  14. #14

    Padrão

    Se essa torre não aguentar 4 antenas de 4 Kgs como vc vai subir nela pra instalar os APs e as antenas e dar manutenção ? Não entendi !

  15. #15

    Arrow

    Citação Postado originalmente por AriDiretoTelecom Ver Post
    Se essa torre não aguentar 4 antenas de 4 Kgs como vc vai subir nela pra instalar os APs e as antenas e dar manutenção ? Não entendi !
    A questao é o vento.... eu sei que ela aguenta eu subir nela.... mas nao sei se com ventos ( a 80kmh por exemplo) ela aguenta.

  16. #16

    Padrão

    O problemas com os ventos está relacionado com a área de superficie da antena. As antenas omni tem pouca área de superficie e portanto não sofrem com ventos fortes mas as antenas direcionais sim ( principalmente as parabolicas sólidas ). A equação para calculo da força do vento sobre uma superficie não é linear e sim um logaritimo, ou seja, quando vc dobra a área de superficie a força do vento sobre essa mesma superficie é multiplicado por 4. Portanto o cuidado com ventos deve ser preocupante quanto se usa antenas direcionais.